Opções de inscrição
Cares Alunes,
Nesta disciplina conduziremos uma investigação teórico-prático sobre a arte da performance, abordada e encorajada a partir de três perspectivas: da performance enquanto cena, enquanto ação e enquanto escrita. Essa multiplicidade busca a diversificação das formas de concepção e criação em performance que atentem-se à heterogeneidade das práticas performativas contemporâneas.
Trabalharemos com atividades síncronas e assíncronas, pelas plataformas do Zoom e do Moodle, que incluem: a leitura de textos preparatórios para as aulas; o estudo da obra de artistas relevantes para o campo; experimentação de estratégias performativas para a criação artística; o debate como estratégia e método de construção das reflexões sobre o campo estudado; o desenvolvimento de um projeto artístico pessoal, no qual cada alune articule seus interesses a partir dos estudos conduzidos na disciplina, trabalhando com a ideia de performar-se.
O programa estudado abarcará estudos transdisciplinares sobre noções de performance, performatividade, liminaridade, O Arquivo e o Repertório (Diana Taylor), práticas performativas decoloniais, teatro performativo (Josette Ferál), o programa performativo (Eleonora Fabião), escritas automática e performativa, práticas de si (Cassiano Quilici), a prática da espectação (Alessandra Montagner), e encontros com artistas convidades.
Por sua vez, a avaliação será composta por três pilares: (i) participação des alunes em sala de aula; (ii) o projeto artístico pessoal; e (iii) a articulação de um documento de processo que entrelace criação artística e teoria.
Os encontros acontecerão às terças-feira das 9h30 às 12h, pelo Zoom.
- Docente: Alessandra Fernandes Montagner