Cinema, Rádio e Televisão
O curso é centrado em torno do processo de desenvolvimento de idéias. Quais estratégias podem ser usadas para começar um projeto audiovisual? Quais as características de uma idéia capaz de justificar o investimento de tempo e recursos necessários para a sua produção? Na primeira parte da aula discutiremos ideias dos alunos e sua formalização em defesas orais. Na segunda parte, ex-alunos do Curso Superior do Audiovisual vão abordar diferentes aspectos da atividade profissional ligada à dramaturgia do audiovisual. A programação de palestras segue abaixo.

1. 19/08 Pedro Aguilera: o show runner

2. 28/08 Andrea Simão: o chefe da sala de roteiro

3. 19/08 Andrea Yagui: o assistente da sala

5. 09/09 JH Crema: formatação de projetos, bíblias e pitchings

6. 16/09 Carol Rodrigues: a dramaturgia do streaming

7. 19/08 Beatriz Celani: as notas do estúdio

7. 30/09 Renato Candido: dramaturgia popular, negra e periferica

8. 07/10 Carol Alckmin: a melodramédia

9. 14/10 Ludmila Naves: os gêneros e formatos do seriado

10. 21/10 Mariana Klinke: o reality

11. 04/11 Denis Nielsen: o longa metragem

12. 11/11 Mariana Brecht: a ficção imersiva e interativa

13. 18/11 Victor Brandt: a comédia

14. 25/11 Natália Maeda: o infantil

15. 02/12 Ricardo Santanna: o roteirista iniciante


O Curso apresenta uma síntese teórica sobre a importância e os modelos de produção de games na contemporaneidade, promovendo a discussão e dando ênfase à experiência em laboratório de produção de jogos e interfaces lúdicas para meios e processos audiovisuais por meio de uma “game jam” ao final do curso, propiciando aos alunos a experiência prática com a formação de equipes de roteiro, programação, design transmídia e gestão de projetos de “gamificação”, com experiência prática no uso de ferramentas autorais.
Sem nenhuma pretensão de exaustividade e nos limites de uma abordagem introdutória, o curso pretende familiarizar o aluno com alguns autores e momentos marcantes do debate teórico que o audiovisual tem suscitado no mundo, dos inícios do cinema até os nossos dias. Pretende também apontar conexões entre, de um lado, certas posições teóricas examinadas com a turma e, de outro, certas práticas audiovisuais que as inspiraram ou que nelas se inspiraram; pretende ainda articular esta familiarização teórica (e o exame destas conexões) com alguns exercícios de análise de imagens e sons, a partir de alguns objetos cinematográficos e televisuais particulares exibidos em aula.
Estudar a história, a estética e os diferentes estilos do audiovisual mundial, tal como se desenvolveram a partir do advento do neo-realismo, da nouvelle vague e de outros cinemas novos, em suas relações com o advento da televisão e o rádio de vanguarda, do final dos anos 1940 até meados dos anos 1970.
O curso apresenta a dramaturgia clássica introduzindo conceitos fundamentais como os de motivação; progressão dramática; ação, reação, climax e resolução; personagem ativo e passivo; verossimilhança; enredo e história.
Aprofundar os conceitos teóricos de dramaturgia audiovisual e aplicá-los na criação e desenvolvimento de formatos e programas televisivos.