Programação

  • 1a Aula [12/4/2021]: Apresentação inicial do curso (programa, métodos, cronograma e formas de avaliação)

  • 2a Aula [19/4/2021]: O advento do cinema e as reações que ele suscitou nos intelectuais e estetas do início do século XX

  • 3a Aula [26/4/2021]: As teorias do Cinema na URSS dos anos 20: Sergei Eisenstein e Dziga Vertov

  • 4a Aula [03/5/2021]: As teorias do Cinema na vanguarda francesa dos anos 20: Jean Epstein, Robert Desnos, Antonin Artaud

  • 5a Aula [10/5/2021]: O aporte de Bertolt Brecht na Alemanha (anos 20 e 30) e no exílio americano (anos 40)

  • 6a Aula (17/5/2021): Posteridade de Brecht no cinema moderno: exibição e discussão de trechos de filmes de J.-L. Godard, A. Kluge, Glauber Rocha, R.W. Fassbinder, J.-M. Straub & D. Huillet

  • 7a Aula (24/5/2021): Walter Benjamin e sua discussão, nos anos 30, do cinema como arte da reprodutibilidade técnica

  • 8a Aula (31/5/2021): Theodor Adorno e suas abordagens da Indústria Cultural (Cinema e Televisão)

  • 9a Aula (7/6/2021): Posteridade do debate Benjamin/Adorno na tradição do filme-ensaio (anos 1950 a 2000): Exibição, análise e discussão de trechos de filmes de Resnais, Marker, Varda, Godard, Kluge e Farocki

  • 10a Aula (14/6/2021): As teorias realistas de André Bazin e Sigfried Kracauer

  • 11a Aula (21/6/2021): Teorias da opacidade (Ismail Xavier) e da reflexividade (Robert Stam) no debate brasileiro

  • Tópico 12

  • Tópico 13

  • Tópico 14

  • Tópico 15