Artes Plásticas
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos relativos a concepção, criação e finalização do produto gráfico para mídia impressa. A disciplina enfoca a produção de livros de artista, suas especificidades e o seu lugar no universo das artes visuais. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
• Introduzir o aluno no universo da produção audiovisual, fundamentá-lo teoricamente e prepará-lo para a produção propriamente dita de projetos audiovisuais. • Ampliar a discussão a respeito da realização audiovisual, sobre a ótica das diferentes técnicas e tecnologias empregadas no decorrer de sua história, dando acesso ao conhecimento das ferramentas básicas para a manipulação de conteúdos através das mídias digitais. • Analisar os componentes básicos da produção de um filme, ou seja, cenário, figurinos, maquiagem, direção de arte, efeitos especiais mecânicos, eletrônicos, e os processos de pós-produção de imagem nos seus aspectos práticos e criativos sobre o enfoque da composição da Imagem.
Disciplina de caráter teórico-prático que terá como preocupação a linguagem visual no espaço bi e tridimensional. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações visando uma sistematização na experiência visual. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva do processo de trabalho será atingida. Teremos como prioritário a passagem dos meios analógicos para os digitais e trataremos essencialmente de imagens fixas, ou, aquelas que não nos causam o efeito de mudança espaço-temporal efetivamente. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
Introduzir o aluno nos fundamentos da linguagem da cerâmica por meio de técnicas e procedimentos de construção e modelagem próprias da cerâmica, de processos de coloração e de uso de queimas, visando um desenvolvimento poético singular integrando a livre experimentação à consciência no uso da matéria. A disciplina vista também a integração entre linguagens visuais bidimensionais, como a da gravura, fotografia, fotocópia e pintura e a linguagem da cerâmica, caracterizada pela produção de formas tridimensionais e pela ocupação no espaço, por meio de atividades experimentais e de reflexões advindas deste processo.
Disciplina de caráter teórico-prático tem como preocupação a linguagem visual sobre sequência de imagens e efeitos de variação temporal. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações, cuja proposição básica visa uma sistematização na experiência visual, notadamente no campo das mídias digitais.
Apresentar e analisar temas, obras e projetos relevantes e de interesse na produção cruzada nas áreas de Arte e Arquitetura. Procede assim não para dissolver as especificidades dessas áreas, mas, ao contrário, para usufruir de suas singulares distinções na medida em que permite criteriosamente enfrentá-las em aproximação. Estudar projetos nos quais artistas e arquitetos interagem, observando o caráter intersubjetivo da experiência com as obras - tanto de seus autores no processo de criação, quanto daqueles que as habitam ou frequentam. Dar acesso a dados articulados entre as duas áreas de conhecimento, em âmbito nacional e internacional, permitindo associação entre conceitos, processos e métodos. Compreender obra e projeto como indissociáveis da teoria e contextualizados na compreensão histórica em que foram engendrados, permitindo reconhecer a contribuição de cada autor para além das obras em colaboração Arte/Arquitetura.
Disciplina de caráter teórico-prático que tem como preocupação analisar, discutir e colocar em prática os diferentes conceitos envolvidos neste campo. O foco principal é criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. As aulas abrangerão alguns dos tópicos abaixo, que serão desdobrados em aulas teóricas e exercícios práticos: hipertexto - um histórico de seu desenvolvimento; multimídia e hipermídia a partir de diferentes autores; os conceitos de: interatividade, interface, imprevisibilidade, navegação, etc.; análise e discussão de diferentes programas multimídia e sites; panorama da arte e tecnologia; entre outros. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
O foco principal será criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva dos processos criativos envolvidos será atingida.
A disciplina tem como objetivo analisar o trânsito dos artistas visuais brasileiros durante as décadas de 1960 e 1970 para os Estados Unidos. Serão aqui avaliadas as “políticas de atração” promovidas pelo governo norte-americano que intensificaram esse deslocamento, principalmente com a concessão de bolsas e de viagens. Além disso, se verificará como o governo dos Estados Unidos se preocupou em construir uma imagem positiva em relação às artes e de país receptivo aos artistas internacionais, política que pode ser melhor compreendida a partir das participações na Bienal de São Paulo e nas exposições realizadas no meio artístico brasileiro. Esta discussão será feita a partir de um arcabouço mais geral da compreensão histórica do fenômeno do “deslocamento”, que envolve os casos de movimentações de artistas ao longo do século XX, motivadas por guerras, diásporas, ditaduras e perseguições políticas. Além disso, serão analisadas as produções artísticas realizadas durante o ‘exílio artístico’ vivido nos Estados Unidos.