Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDM0345 - Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de História (2021)
Início
Ambientes
2021
FE
EDM
EDM0345-102-2021
Programação
Geral
Contrair tudo
Expandir tudo
Avisos
Fórum
Aula 1 (08/06): Apresentações gerais – Introdução ao semestre letivo
Aula 2 (15/06): Trajetória do ensino de História e reflexões sobre o currículo.
Comentários - aula 2
Fórum
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. In: Estudos Avançados, 32(93), 2018.
Arquivo
Aula 3 (22/06): Relações de ensino e aprendizagem e a construção da consciência histórica.
Comentários - aula 3
Fórum
RÜSEN, Jörn. Aprendizado histórico. In: Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010
Arquivo
Aula 4 (29/06): Conceitos fundamentais e a dimensão da evidência histórica.
Comentários - aula 4
Fórum
ASHBY, Rosalyn. Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as ideias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares. Educar em Revista. Curitiba (PR): Ed. UFPR, Número Especial, p. 151-170, 2006.
Arquivo
Aula 5 (06/07): “Eu”, a História e o perigo de uma história única
Comentários - aula 5
Fórum
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Arquivo
Aula 6 (13/07): As histórias, o “conhecimento poderoso”: questões de gênero e questões étnico-raciais
Comentários - aula 6
Fórum
Michael Young e o campo do currículo no “conhecimento dos poderosos” à defesa do “conhecimento poderoso”. Educação e Pesquisa. São Paulo: FEUSP, v. 40, n. 04, Out/Dez. 2014.
Arquivo
Aula 7 (20/07): História na sala de aula: da teoria à prática
Comentários - aula 7
Fórum
BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação: In. Para uma educação de qualidade. Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004.
Arquivo
Aula 8 (27/07): Reflexões finais
Comentários - aula 8
Fórum
SEVCENKO, Nicolau. Introdução. In: A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Arquivo