Programação
-
-
Contém o cronograma e as formas de avaliação.
-
ATENÇÃO:
- Alunos que não alcançaram a nota mínima para serem aprovados receberam um e-mail para poder refazer o Relatório Final.
- Alunos que julgarem que tiveram nota baixa no Relatório Final, poderão refazê-lo, de acordo com as considerações indicadas, e entregar nova versão até 31/07/2021. Favor me avisar por e-mail que deseja refazer o Relatório Final antes dessa data de entrega para que eu não lance a nota final no sistema Júpiter.
- As notas e a frequência serão lançadas no Júpiter até dia 04/08/2021.
Qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo direct ou e-mail (bruna.giusti@usp.br).
-
Olá estudantes!
Sejam bem-vindos(as) às aulas de EDM0427 - Metodologia do Ensino de Matemática I - manhã.
As aulas da turma (síncronas) acontecerão às 4ª feiras pela manhã, das 8h30min às 10h30min.
Abraços,
Professora Bruna GiustiSEGUE O LINK PARA AS NOSSAS AULAS SÍNCRONAS:
-
-
Leitura complementar
Referência: SILVA, Benedito Antonio da. Contrato Didático. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Educação matemática: uma introdução. São Paulo: Educ, 1999. p. 43-64.
-
-
Dinâmica da aula:- Apresentação da disciplina- Combinados para as aulas- Conversa sobre estágio- Discussão do texto 1 (SANTOS, 2014)
-
Leitura prévia obrigatória: SANTOS, V. M. Ensinar e aprender Matemática no Ensino Fundamental. In: SANTOS, V. M. Ensino de Matemática na escola de nove anos: dúvidas, dívidas e desafios. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
-
Nesses slides têm a apresentação da disciplina, estágio, a forma e os itens de avaliação, as questões referentes ao texto lido/discutido e algumas questões para reflexão.
-
-
Questões que serão discutidas na aula a partir dos textos:
- Sobre o texto "Cenários para investigação":
Qual ambiente de aprendizagem está mais relacionado a sua trajetória escolar? Você acredita que as atividades propostas por esse ambiente contribuem/contribuíram para o desenvolvimento do pensamento crítico?
Quais são os possíveis cenários para investigação?
- Sobre o texto "O lugar das matemáticas":
Você acredita que há somente uma matemática ou que há outras "matemáticas"?
Que matemática que o professor precisa saber para poder ensiná-la?
Após ler o(s) texto(s), traga suas anotações/contribuições para discutir em aula.-
Leitura prévia obrigatória: SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
-
Leitura complementar: FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas?. Bolema [online]. 2013, vol.27, n. 47, pp.917-938.
-
-
Reflexão: Experiências e/ou expectativas da docência (3,0 pontos)
Tarefa 1: Escrever uma reflexão ou relato a partir de suas experiências como docente, ou caso isso ainda não tenha ocorrido, suas expectativas como futuro docente, utilizando os textos (obrigatórios e/ou complementares) da disciplina como embasamento teórico.
✔️ O texto poderá ser escrito em primeira pessoa do singular. Também deverá ser um texto corrido e não em tópicos. O uso de outros textos é optativo. O texto deverá ter entre 2 e 5 páginas.
✔️ Esse texto deverá ser enviado até às 23h59min, do dia 12/05/2021. O envio contabilizará a presença na Aula 4.
Questões norteadoras (não obrigatórias):
- Quais experiências (positivas ou negativas) como professor você já teve? (contexto, conteúdo, público-alvo, tempo etc).
- Você acredita que teve aprendizagens a partir dessa(s) experiência(s)? Se sim, quais?
- Como você se sente sendo professor de uma turma ou o que imagina que sentirá?
- O que você acha que falta para sua formação para poder ser um bom professor?
- O que você ainda gostaria de aprender sobre educação matemática?
-
Conhecendo as leis e os documentos oficiais
Após ler os documentos, pense qual é o papel do professor/educador de matemática e traga suas contribuições para discutir em aula.Leituras prévias:
BNCC. Ler (versão em pdf): Introdução (páginas 7 a 21), Estrutura (páginas 23 e 24), 4. A Etapa do ensino fundamental (páginas 57 a 62) e 4.2 A área da Matemática (páginas 265 a 267). Acesso: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Currículo Paulista. Ler páginas 303 a 318 do Currículo Paulista ensino fundamental. Acesso: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/
Discussão do texto: OLIVEIRA, R. P. O direito à educação. In: OLIVEIRA, R. P., ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, financiamento e direito à Educação: análise da Constituição Federal e LDB. 3ed. São Paulo: Xamã, 2007. 143p.
-
Discussão dos textos:
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1996, p. 86-101.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. et al. A aula como espaço-tempo coletivo de construção de saberes. In: FARIAS, I. M. S. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009, p. 153-161 -
Perguntas da entrevista a ser feita com um professor (2,0 pontos)
Tarefa 2: Elaborar algumas perguntas a serem feitas a um professor de matemática. Ele poderá estar ou não atuando em sala de aula, de preferência que trabalhe com fundamental 2 ou ensino médio. A tarefa poderá ser feita de forma individual, em duplas ou em trios (avisar a professora quais estudantes participaram).
Observações:✔️ Sugestão: mínimo 5 e máximo 10 perguntas (pois quando vocês forem fazer a entrevista com o professor ela não poderá ser muito longa. Lembrem-se que vocês irão transcrevê-la para o Relatório Final)✔️ A elaboração das perguntas e/ou a entrevista com um professor poderá ser feita individualmente ou em conjunto (duplas ou trios). Porém a reflexão/escrita do diário de bordo/Relatório de Estágio deverá ser feita de forma individual.✔️ As perguntas poderão estar em tópicos ou enumeradas.✔️ A tarefa deverá ser enviada até às 23h59min, do dia 02/06/2021. O envio contabilizará a presença na Aula 7.✔️ APÓS A DEVOLUTIVA desta tarefa: Fazer entrevista com professor de matemática (de preferência da rede pública, do ensino básico e que esteja atuando em sala de aula). Pode ser gravada (áudio) se autorizada por esse professor. Pergunte sempre se poderá gravar a entrevista ao professor. No Relatório final do estágio deve conter a entrevista realizada de forma escrita (transcrita) e com as impressões/reflexões de cada estudante sobre tal entrevista de forma individual.
Qualquer dúvida, estou a disposição.
Professora Bruna -
-
Referência: NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, n. 9-10, p. 1-6, 2005.
-
Referência: NUNES, T. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. P. (Org.). Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 119-136.
-
-
Aprender Sempre, 2021, volume 1 (versão aluno), disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/
Frações ao longo dos anos:
6º ano: Aulas 1 a 4 (páginas 58 a 62)
7º ano: Aulas 1 a 4 (p. 73 a 82)
8º ano: Aulas 1 a 4 (p. 56 a 62)
9º ano: Aulas 1 a 4 (p. 62 a 69)
Obs: Esse material possui a versão do professor no mesmo link, com algumas dicas de como aplicar a aula. -
Tarefa 3: Elaboração de um plano de aula de matemática para o ensino fundamental 2.✔️ Escolha um tema/conteúdo de matemática a ser abordado.✔️ Com ajuda da BNCC, ou Currículo Paulista, defina a série (6º ao 9º do EF II ou 1ª a 3ª série do EM) que irá aplicar a aula.✔️ Defina a quantidade de aulas e duração de cada.✔️ Se possível, utilize materiais didáticos da rede pública (disponíveis na internet)✔️ A tarefa deverá ser enviada até às 23h59min, do dia 23/06/2021. O envio contabilizará a presença na Aula 10.✔️ APÓS A DEVOLUTIVA desta tarefa: o plano de aula deverá estar incluído, após os ajustes necessários feitos pela professora, no Relatório Final/Diário de Bordo.
Qualquer dúvida, estou a disposição.
Professora Bruna -
Leitura prévia para aula:
TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O Estágio Supervisionado como oportunidade de desenvolvimento profissional para futuros professores de matemática. In: LOPES, C.E; TRALDI, A.; FERREIRA, A.C.(org.) O Estágio na Formação Inicial do professor que Ensina Matemática. Campinas: Mercado das Letras. 2015, p. 81-108.
Durante a aula a professora fará menção a três Casos de Ensino que serão lidos e discutidos em aula.
-
Relatos de Estágio
Nesta aula os alunos deverão, de forma espontânea, fazer um breve relato sobre sua experiência no estágio ao longo deste semestre. O objetivo é compartilhar experiências (em escolas, de forma remota, pelo Centro de Mídias etc) com todos os alunos do curso, a fim de elencar e discutir novos casos de ensino.
O aluno poderá trazer seu relato de forma escrita e ler para a turma ou apenas relatar em formato mais informal.
Ao final da aula, os alunos serão convidados a responder a questão: "Que contribuições a disciplina Metodologia do Ensino trouxe para a sua formação em licenciatura em matemática?"
-
-
Entrega da Ficha de estágio (obrigatório entregar no Sistema, na próxima semana, após avaliação da professora)
Finalização da escrita do Relatório de Estágio
-
-
👉 Aula dedicada para autoavaliação da disciplina (professora e alunos) - das 9h00 às 10h30
📢 Nova data final para o envio do Relatório Final/Diário de Bordo: 24/07/2021, que deverá conter:
- Relato sobre a ida ou procura por escolas, ou outro lugar em que realizou o estágio;
- Contato/conversas em escola (caso tenha feito o estágio em instituição de ensino);
- Observação em ATPCs ou reuniões (caso tenha sido possível);
- Observações/suas impressões sobre as aulas no CMSP ou das aulas que acompanhou;
- Se já for professor/responsável por turma(s): pode falar um pouco da sua experiência como docente, ou sobre o que observa nas aulas, dificuldades, anseios, expectativas etc.
- Se não for professor: poderá falar das suas expectativas como futuro professor, ampliando a própria reflexão sobre a docência (tarefa 1);
- Além de conter as atividades: Reflexão sobre docência, Plano de aula, Transcrição da entrevista com professor (todos reelaborados a partir das correções/indicações da professora);
- Poderá conter reflexões sobre os textos lidos e discutidos na aula, bem como outras indicações de referências.
-
NOVA DATA FINAL: 24/07/2021
-
👉 Aula dedicada para encerramento da disciplina - das 9h00 às 10h30
- Retorno sobre os trabalhos e demais instrumentos avaliativos.
- Divulgação das notas finais.
- Encerramento da disciplina.
Orientações finais:
- A FICHA DE ESTÁGIO deve ser enviada pelo site: http://www4.fe.usp.br/estagios/registro-da-ficha-de-estagio (de preferência, após a divulgação das notas no sistema júpiter)
- Alunos que não alcançaram a nota mínima para serem aprovados receberão um e-mail (assim que o Relatório Final for corrigido) para poder refazer o trabalho.
- Alunos que julgarem que tiveram nota baixa no Relatório Final, poderão refazê-lo, de acordo com as considerações indicadas, e entregar nova versão até 31/07/2021. Favor me avisar por e-mail que deseja refazer o Relatório Final antes dessa data de entrega para que eu não lance a nota final no sistema Júpiter.