Programação
-
-
Turma, durante o semestre teremos um sala permanente no Google Meet para os encontros às terças, 14h30: meet.google.com/vxa-gmai-sqy
-
Sempre um "work in progress". Atualizado em 31/3.
-
Compilado das tendências do tradicional evento de inovação e tecnologia.
-
Prazo: 15-31 de agosto. Por favor, subir o artigo final aqui no Moodle!
-
-
DAVIDE CASTELVECCHI - Revista Nature, sobre a possível internet quântica.
-
Livro de Peter Lamborn Wilson (pseudônimo Hakim Bey).
-
Lev Manovich (livro, 2002).
-
Não é TAZ, pois é uma gravação, e por isso "permanente", mas é uma proposta de criação de um espaço outro.
-
-
Capítulo 11: O perfil da multidão.
-
Cap.1 do livro "Em busca do infinito", Ian Stewart. Divulgação cientifica da matemática.
-
Friedrich Kittler
-
Juri Lotman (livro inédito no Brasil). Capítulo "People: the Crowd and the Folk".
-
uma mão de um milhão de dedos
cerrada
em um único
punho em movimento
-
-
-
GILLESPIE, T.
-
Autores: Efraín García-Sánchez, Pedro Rolo Benetti, Gustavo Lucas Higa, Marcos César Alvarez (University of São Paulo, Brazil). Erick Gomez-Nieto (Universidad Católica San Pablo, Peru; University of São Paulo, Brazil).
-
-
KAZANSKY, Becky; MILAN, Stefania.
-
LOMBORG, Stine; KAPSCH, Patrick.
-
VENTURINI, MUNKII & JACOMY.
-
Doc recomendado: Love, power, money, ghosts of empire, conspiracies, artificial intelligence – and You. An emotional history of the modern world by Adam Curtis.
-
Sugestão do Eduardo: artigo sobre porquê usuários pulam ou não anúncios no You Tube. Resumo:
Advertisements using video content (video ads) are currently one of the leading forms of revenue on today’s Internet. Within this setting, we present the first study that sheds some light on understanding why individual users view or decide to skip video ads. Unlike previous related efforts, which looked into aggregated sets of data and did not address the users’ actions and experiences when exposed to video ads, we here perform a user experience focused investigation employing surveys and diaries with a set of real YouTube viewers. Our study is driven by the following research question: How does the user experience, when exposed to video ads, affect the user actions (decision to skip or watch an ad)?
-
-
GUTSCHE, Robert E.; HESS, Kristy.
-
KITCHIN, Rob; DODGE, Martin.
-
Jonathan Crary
-
Org. de Richard Grusin - Aqui o artigo "Crisis, crisis, crisis; or, The temporality of Networks", de Wendy Hui Kyong Chun, citado em aula pelo Eduardo Cardoso.
-
Irene Machado. Aqui mais sobre "transdução" e aspectos da ressonância dos meios de comunicação (espaço acústico ressonante) que já comentamos em aula.
Resumo: Problematizando a noção de meios quentes e frios como classificação, propõe-se discutir os processos de envolvimento e participação “com os e nos” meios como exercício de percepção e cognição. Para isso, segue-se na continuidade das explorações de M. McLuhan sobre o caminho explicativo do pensamento icônico. Da análise dos padrões de codificação em telas de luz, observam-se os processos de transdução da informação e a constituição dos espaços de simultaneidade temporal. Esses são os espaços de resistência e de revisão conceitual discutidos no ensaio.
-
Anthony Giddens
-
-
Mario Arruda, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.
-
Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação. Alexandre Rocha da Silva.
-
-
-
POELL, T. NIEBORG, D. VAN DIJCK, J.
-
YANG; QUAN-HAASE & RANNENBERG.
-
Aula inaugural do PPGCOS/PUC-SP : Redes Sociais Digitais e a Pesquisa Científica: métodos qualitativos e quantitativos / Palestrante: Raquel Recuero.
-
Evgeny Morozov - The Guardian
-
Geane Carvalho Alzamora, Tiago Barcelos Pereira Salgado e Emmanuelle C. Dias Miranda
-
Caio Vieira Machado
-
-
ASSANGE, Julian
-
BOETTCHER, Sara Watcher (formato e-pub).
-
SILVA, Tarcízio.
-
-
-
WAHLSTRÖM, Mattias; TÖRNBERG, Anton; EKBRAND, Hans
-
GALTUNG.
-
WIEVIORKA
-
-
Livro - Byung-Chul Han
-
Yuk Hui
-
Revista IHU, Unisinos.
-
-
Richard Rogers
-
Catherine Dawson
-
Lewis Levenberg, Tai Neilson, David Rheams
-
EDITADO POR JANNA JOCELI OMENA
-