Programação

  • AULA 1 (25/03) - APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA E DAS ATIVIDADES DO CURSO

    I. OBJETIVOS DO CURSO

     OBJETIVO GERAL

    A base da formação do pesquisador é a obtenção de um domínio metodológico rigoroso. Assim sendo, este curso propõe-se a contribuir para esse objetivo básico através de três eixos de discussão:

    · O primeiro eixo é o da Ciência como discurso, vinculado ao seu contexto histórico-social e institucional, ou seja, às condições de produção da ciência e às condições de recepção da ciência em determinado espaço e tempo.

    · O segundo é o da Metodologia como teoria da pesquisa, que enfoca a estrutura interna do campo da pesquisa, feita de operações interativas entre níveis e fases  metodológicas da pesquisa.

    · E o terceiro é o da Metodologia como prática da pesquisa, que se dirige para o exame reflexivo e sistemático das diferentes operações metodológicas desenvolvidas e realizadas ao longo do projeto de pesquisa.


    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    1. Traçar um quadro de análise das condições sociais (históricas e institucionais) e epistêmicas de produção da Ciência, visando entender a constituição do campo científico da Comunicação e desse campo no Brasil.

    2. Propor e discutir um Modelo Metodológico para a pesquisa empírica em Comunicação, com base na crítica metodológica dos procedimentos usuais no campo. 

    3. Exercitar a aplicação desse Modelo Metodológico na desconstrução metodológica de pesquisas representativas no campo da Comunicação.

    4. Orientar a aplicação desse Modelo Metodológico na construção metodológica de um novo projeto dos alunos do curso.


    II. CONTEÚDO  DO CURSO

    1. Sociologia da Ciência: condições sociais de produção, circulação e uso da ciência

    2. Sociedade contemporânea e Comunicação: Reflexões epistemológicas

        Paradigma da globalização. Paradigma da complexidade. Paradigma da transdisciplinaridade. Paradigma da pandemia

    3. Modelo Metodológico da pesquisa em Comunicação

        Fundamentos Epistemológicos do Modelo Metodológico: Teoria e Prática. Decisões e Opções. Níveis e Fases 

    4.  Modelo Metodológico da pesquisa em Comunicação: Níveis da pesquisa

         1. Nível Epistemológico da pesquisa em Comunicação: 1)Ruptura epistemológica. 2)Construção do objeto científico

         2. Nível Teórico da pesquisa em Comunicação: 1)Formulação teórica do objeto. 2)Explicitação conceitual

         3. Nível Metódico da pesquisa em Comunicação: 1)Exposição. 2)Causação

         4. Nível Técnico da pesquisa em Comunicação: 1)Técnicas de observação. 2)Técnicas de seleção. 3)Técnicas de operacionalização

    5. Modelo Metodológico da pesquisa em Comunicação: Fases da pesquisa

        1. Fase da Construção do Objeto: 1)Problema de pesquisa. 2)Quadro teórico de referência

        2. Fase da Observação: 1)Amostragem. 2)Técnicas de coleta de dados

        3. Fase da Descrição: Análise descritiva

        4. Fase da Interpretação: Análise interpretativa

    6. Contribuições do Modelo Metodológico para a pesquisa em Comunicação

      

    III. PROGRAMA E CRONOGRAMA DO CURSO

    MARÇO

    25 - Apresentação do programa e das atividades do curso

    ABRIL

    01 - Epistemologia da Comunicação (1): Sociologia da Ciência, Campo Científico e Campo da Comunicação

              1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. II, p.35-70

              2) Lopes e Romancini (2014, p. 127-137)     

              3) Bourdieu (1983, p. 122-155)


    08 - Epistemologia da Comunicação (2): Condições histórico-sociais da produção científica. Globalização/Contemporaneidade/Comunicação

              1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. I, p.17- 32  

              2) Lopes (2018b, p. 33-47 )

              3) Sodré (2014, p. 9-111)


    15 - Fundamentos do Modelo Metodológico de Pesquisa: Teoria e Prática; Decisões e Opções; Níveis e Fases

            1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. IV, p. 89-111; cap.V, p.113-118 

            2) Lopes (2004, p.13-39)

     

    22 – Nível Epistemológico da Pesquisa

             1) Lopes, TEXTO-BASE: cap.VI, p. 119-123

             2) Morin (2006, p. 57-77)     


    29 - Nível Teórico e Nível Metódico da Pesquisa

              1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VI, p. 123-128

              2) Martín-Barbero (2018, p.9-31)

              3)  Mattelart e Mattelart (1998)

    MAIO

    06 - Nível Técnico da Pesquisa

              1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VI, p. 128-133

              2) Lopes (2010, p. 27-49)

              3)  Thiollent (1980, p. 31-77)


    13 - Fases da Pesquisa: 1. Objeto de Pesquisa      

              1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VII, p. 135-142

              2) Martín-Barbero (2009, p. 143-162)


    20 - Fases da Pesquisa: 2.  Observação

             1)  Lopes, TEXTO-BASE: cap. VII, p. 142-148

             2)  Lopes (2002, p. 39-82)

             3)  Bourdieu (1997, p.693-713)



    27 - Fases da Pesquisa: 3. Descrição ;  4. Interpretação

             1) Lopes, TEXTO-BASE:  cap. VII, p. 149-151

             2) Poupart et al. (2008, p. 127-352)


    JUNHO


    03– NÃO HAVERÁ AULA

    PREPARO DO SEMINÁRIO DE DESCONSTRUÇÃO DE UMA TESE/DISSERTAÇÃO (EM GRUPO):

    ATIVIDADE EXTRA-CLASSE: Semana de trabalho em grupo para preparo do Seminário

    Passo 1: Pesquisa bibliográfica e seleção de teses de comunicação na Biblioteca Digital da ECA para o seminário de desconstrução metodológica de uma pesquisa 

        

    Passo 2: Redação de um Relatório Metodológico sobre a escolha de 5 teses selecionadas  para o seminário de desconstrução metodológica de uma pesquisa. Depósito  do relatório até o dia 07/06  no Arquivo de Atividades do MOODLE

     

    Passo 3: Escolha de UMA TESE/DISSERTAÇÃO entre as selecionadas pelo grupo para o seminário de Desconstrução Metodológica

     

    10 - Teoria Barberiana da Comunicação

    1) Lopes: 2018a, p.39-63

     

    17 - SEMINÁRIO (1) EXPOSIÇÃO

    Desconstrução Metodológica de uma Pesquisa de Comunicação

     

    24 - SEMINÁRIO (2) EXPOSIÇÃO

    Desconstrução Metodológica de uma pesquisa de Comunicação

     

    JULHO


    01 - SEMINÁRIO (3) EXPOSIÇÃO

    Desconstrução Metodológica de uma pesquisa de Comunicação

    FINAL DO CURSO


    IV. METODOLOGIA DO CURSO, ATIVIDADES E AVALIAÇÃO

     

    1.      Aulas expositivas

     

    2.      Leitura obrigatória dos textos programados, sempre antecipada à respectiva aula. Cada aluno deve ler os textos programados para a aula e fazer suas resenhas. A cada aula, o aluno deve entregar UMA RESENHA articulando os textos e autores que serão trabalhados na data. As resenhas serão base para discussões em aula e serão entregues a cada aula para avaliação. (trabalho individual)

     

    3.      Seminário (trabalho em grupo):

    3.1. Elaboração em grupo de relatório escrito sobre o processo de seleção das teses/dissertações.

    3.2. Exposição: A desconstrução metodológica de uma pesquisa de Comunicação.

     

    4.      Trabalho final (individual):

    Desconstrução do projeto de pesquisa de ingresso do aluno e construção de um novo projeto, em que deve ser obrigatoriamente aplicado o Modelo Metodológico estudado no curso.

     

    V. SEMINÁRIOS: EM GRUPO

     

    1.      Grupo de seminário: formado por até 5 ALUNOS

    2.      Levantamento de teses na biblioteca digital  e seleção de 5 teses/dissertações

    3.      Relatório escrito sobre o processo de seleção de teses e justificativa de sua classificação

    4.      Preparo do seminário: desconstrução da tese escolhida através da aplicação do Modelo Metodológico estudado no curso

    5.      Seminário: exposição em grupo da tese desconstruída

     

    VI. TRABALHO FINAL (individual)

          DESCONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DO PROJETO DE INGRESSO DO ALUNO E

          CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DE UM NOVO PROJETO DE PESQUISA

    Roteiro do trabalho final:

    1.      Fazer uma nova versão do projeto de ingresso do aluno:

    O aluno deve fazer A DESCONSTRUÇÃO E A CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA de seu projeto, de ingresso ou atual, de acordo com os componentes do Modelo Metodológico estudado no curso. Para isso, deve:

    a)      Incorporar obrigatoriamente as leituras e os subsídios teóricos e metodológicos desse Modelo, discutidos no curso

    b)      O novo projeto deve ser um TEXTO METODOLÓGICO, isto é, sua forma e seu conteúdo devem ter caráter metodológico

    c)      nesse projeto deve ser OBRIGATORIAMENTE usada  a bibliografia obrigatória usada no curso (em sua maior parte)

    d)      Formatação do projeto: o texto deve ter, no máximo, 40 mil caracteres, com espaços, (equivale aproximadamente a 20 páginas) incluindo Resumo, Sumário e Referências. Deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, em espaço 1,5.

    e)     Ao entregar o novo projeto, o aluno deve entregar também o projeto antigo (em sua última versão). Portanto, os dois projetos devem ser entregues como dois arquivos separados

    2.      Data de entrega do NOVO PROJETODE PESQUISA DO ALUNO: _________  

     

    VII. BIBLIOGRAFIA DO CURSO 

    A) LEITURAS OBRIGATÓRIAS

    BOURDIEU, Pierre (coord.) (1997). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes. Cap. Compreender: p.693-713.

    BOURDIEU, Pierre (1983). O Campo científico. In: ORTIZ, R. (org.).Pierre Bourdieu. SãoPaulo: Ática, p. 122-155.

    LOPES, Maria Immacolata V. (2018a). A teoria barberiana da Comunicação. MATRIZes. Vol. 12 (1), p. 39-63. www.revistas.usp.br/matrizes/

    LOPES, Maria Immacolata V. (2018b). Esboço para uma história dos estudos em Comunicação no Brasil e na América Latina: processos de institucionalização do campo. In: CROVI DRUETTA, Delia e CIMADEVILLA, Gustavo (orgs.). Del mimeógrafo a las redes digitales. ALAIC, 2018, p. 33-47.

    LOPES, Maria Immacolata  V. (2014). Pesquisa em comunicação. 12 ed. São Paulo: Loyola. TEXTO BASE.

    LOPES, Maria Immacolata V., ROMANCINI, Richard (2014). Epistemologia. In: CITELLI, Adilson; BERGER Christa; BACCEGA, Maria Aparecida; LOPES, Maria Immacolata V.; FRANÇA, Vera (orgs.).  Dicionário de comunicação. Escolas, teorias, autores. São Paulo: Ed. Contexto, p. 127-137.

    LOPES, Maria Immacolata V. (2010). Reflexividade e relacionismo como questões epistemológicas na pesquisa empírica em Comunicação. In: BRAGA, J.L.; LOPES, M.I.V.; MARTINO, L.C. (orgs.).Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, p. 27-49.

    LOPES, Maria Immacolata V. (2004). Pesquisa de Comunicação: Questões epistemológicas, teóricas e metodológicas. Revista brasileira de Ciências da Comunicação, vol. XXVII, nº 1, jan/jun, p. 13-39.

    LOPES, Maria Immacolata V. (2002). Uma metodologia das mediações. In: Lopes, M. I.V.  et al. Vivendo com a telenovela. Mediações, recepção, teleficcionalidade.  São Paulo: Summus, p. 39-82.

    MARTÍN-BARBERO, Jesús (2018). Dos meios às mediações: 3 introduções. MATRIZes, vol.12 (1), p.9-31. www.revistas.usp.br/matrizes/

    MARTÍN-BARBERO, Jesús (2009). Uma aventura epistemológica. MATRIZes, vol.2 (2), p.143- 162. www.revistas.usp.br/matrizes/

    MATTELART, Armand e MATTELART, Michèle (1998). História das teorias da Comunicação. o Paulo: Loyola. 

    MORIN, Edgar (2006). O paradigma complexo. In: Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, p. 57-77.  

    POUPART,  Jean et al. (2008). A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e  metodológicos. Petrópolis: Vozes, Partes II e III, p. 127-352.

    SODRÉ, Muniz (2014) A ciência do comum. Petrópolis: Vozes, p. 9-111.

    THIOLLENT, Michel (1980). Critica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, caps. I e II, p.31-77.


    B) LEITURAS COMPLEMENTARES 

    APPADURAI, Arjum (1994). Disjunção e diferença na economia cultural global. In: FEATHERSTONE, Mike (org.). Cultura Global. Petrópolis: Vozes. p. 311-327.

    BAUER, Martin W. e GAKELL, George (eds.). (2002). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes.

    BAUMAN, Zygmunt (1994). Modernidade e ambivalência. In: FEATHERSTONE,Mike (org.). Cultura Global. Petrópolis: Vozes. p. 155-182.

    BOSI, Ecléa. (2004). O tempo vivo da memória. São Paulo: Ateliê Editorial, p. 13-20 e 49- 67

    BOURDIEU, Pierre (2007). A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp/Zouk. Anexo 1. Algumas reflexões sobre o método: p. 461-502.

    BOURDIEU, Pierre et al.(1999) Ofício de sociólogo. Petrópolis: Vozes, p. 9-22 e 87- 97.

    BOURDIEU, Pierre (1989). Introdução a uma sociologia reflexiva. In: O poder simbólico. Lisboa: Difel, p. 17-58.

    CASTELLS, Manuel (2003). Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação. Rio: Record, p. 255-287.

    CITELLI, Adilson; BERGER Christa; BACCEGA, Maria Aparecida; LOPES, Maria Immacolata V.; FRANÇA, Vera (orgs.). (2014). Dicionário de comunicação. Escolas, teorias, autores. São Paulo: Ed. Contexto.

    ECO, Umberto (1976). James Bond. Uma combinatória narrativa. In: BARTHES, Roland. et al. Análise estrutural da narrativa.  Petrópolis: Vozes.

    FERIN CUNHA, Isabel. A globalização da investigação em ciências sociais: o caso dos estudos de comunicação no espaço ibero-americano e lusófono. MATRIZes 7(1), p.149-165. www.revistas.usp.br/matrizes/

    HALL, Stuart (1999) . A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

    HARVEY, David (1993). Condição pós-moderna. o Paulo: Loyola, parte IV.

    IANNI, Octavio (1994). Globalização: novo paradigma das Ciências Sociais. Revista Estudos Avançados, São Paulo: USP/IEA, Vol. 8, 21.

    JENSEN, Klaus B. e JANKOWSKI (eds.) (1993). Metodologías cualitativas de investigación en comunicación de masas. Barcelona: Bosch, cap. 2 e Segunda Parte, p.57-232.

    LOPES, Maria Immacolata V. (2014a). Mediação e recepção. Algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. MATRIZes, Vol. 8 (1), p. 65-80. www.revistas.usp.br/matrizes/

    LOPES, Maria Immacolata V. (2003). Sobre o estatuto disciplinar do campo da Comunicação. In: LOPES, Maria Immacolata V. (org.). Epistemologia da comunicação. São Paulo: Loyola, p. 277-293.

    MARTÍN-BARBERO, Jesús (2001). Pistas para entre-ver meios e mediações. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. (Prefácio à 5ª edição castelhana), p.11-21.

    SANTOS, Boaventura Souza e MENESES, Maria Paula (orgs.) (2009). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, Cap. 1: p. 23-71.

    SANTOS, Boaventura de Sousa (1989). Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, p. 121-161.

    SCOLARI, Carlos (2008). Hipermediaciones. Elementos para uma teoría de la comunicación digital interactiva. Barcelona: Gedisa, p.29-118.

    VATTIMO, Gianni (1992). A sociedade transparente. p. 7 a 33. Lisboa: Relógio d’Água, p.7- 33.

    WALLERSTEIN, Immanuel et al (1996). Para abrir as Ciências Sociais. Lisboa: Europa-América.

    WIMMER, Roger e DOMINICK, Joseph (1996). La investigación científica de los medios de comunicación. Barcelona: Bosch. Apéndice 3: Regras sencillas para la realización de grupos de discusión: p. 467 a 475.  

     


  • AULA 2 (01/04) - Epistemologia da Comunicação: Sociologia da Ciência, Campo Científico e Campo da Comunicação

    1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. II, p.35 a 70

    2) Lopes e Romancini (2014, p. 127-137)  

    3) Bourdieu (1983, p. 122 a 155)                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      



  • AULA 3 (08/04) - Epistemologia da Comunicação: As condições histórico-sociais da produção científica. Globalização/Pós-modernidade e Ciências Sociais/Comunicação

    1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. I, p.17 a 32)  

    2) Lopes (2018b, p. 33 a  47 )

    3) Sodré (2014, p. 9 a 111) - Introdução e Capítulo 1


  • AULA 4 (15/04) - Fundamentos do Modelo Metodológico de Pesquisa: Teoria e Prática; Decisões e Opções; Níveis e Fases

    1)  Lopes, TEXTO-BASE: cap. IV, p. 89 a 111 e cap.V, p.113 a 118 

     2)  Lopes (2004, p.13 a 39)


  • AULA 5 (22/04) - Nível Epistemológico da Pesquisa

  • AULAS 6 e 7 (29/04 e 06/05) - Nível Teórico e Nível Metódico da Pesquisa

  • AULA 8 (13/05) - Nível Técnico da Pesquisa

  • AULA 20/05 - Fases da Pesquisa: 1. Objeto de Pesquisa

  • AULA 27/05 - Fases da Pesquisa: 2. Observação

    1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VII, p. 142 a 148

    2) Lopes (2002, p. 39 a 82)

    3) Bourdieu (1997, p.693 a 713)


  • AULA 10/06 - Fases da Pesquisa: 3. Descrição ; 4. Interpretação

    1) Lopes, TEXTO-BASE:  cap. VII, p. 149 a 151

    2) Poupart et al. (2008, p. 127 a 352)


  • AULA 17/06 - Teoria Barberiana da Comunicação

  • Entrega Relatório Metodológico - Seminário

  • Aula 24/06 - Apresentação Seminários: Grupos 1 e 2

    Apresentações da semana:

    Grupo 1 - Jorge Antônio Abrão, Clara Cavalcanti Rellstab, José Ilton Lima Porto, Fábio Pacheco e Andrei Maurey 

    Dissertação-  Signo da Diversidade: narrativa e compreensão jornalística com pessoas LGBT (Autor: Gean Oliveira Gonçalves)


    Grupo 2 - Claudinei Lopes Junior, Mario Filipe Cavalcanti de Souza Santos, Analú Bernasconi Arab, Yonara Aparecida Santana, Jacqueline Ausier e Frederico Pecorelli

    Dissertação: Conversas de Mães em Rede: um percurso netnográfico, dos blogs maternos até a Bancada de Mães Ativistas nas eleições de 2018 no
    Facebook (Autora:  Renata Garcia Senlle)



  • Aula 01/07 - Apresentação Seminários: Grupos 3 e 4

    Apresentações da semana:

    Grupo 3 - Tatiana Luz de Carvalho, Andressa Caprecci, Carla Tozo, Karen Goulart, Janaina Gallo e Renata M. Rocha da Nóbrega

    Dissertação - Memes na internet: Entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais (Autor: Douglas Calixto)


    Grupo 4 - Eliana Sanches de Frias, José Saad Neto, Leonardo de Sá Fernandes, Luara Calvi e Alvaro Leme

    Tese-  De Blogueira a Influenciadora: Motivações, Ethos e Etapas Profissionais na Blogosfera de Moda Brasileira (Autora: Issaaf Santos Karhawi)


  • Aula 08/07 - Apresentação Seminários: Grupos 5 e 6

    Apresentações da semana:

    Grupo 5 - Aianne Amado, Juliana Pinho, Kecia Ferreira, Thais Carrapatoso, Lucas Pires de Oliveira e Lillian da Silva Cardoso

    Tese- Temática, tema e merchandising social em telenovela: memória, recepção, percepção (Autor: Marcílio Soares de Souza)


    Grupo 6 - Emily Hozokawa, Ana Júlia Gennari, Carolina Pedrosa, Jéssica Ribeiro e Viviane Barbosa Marques

    Dissertação- Jornalismo em retração, poder em expansão: como o encolhimento das redações e o uso crescente de redes sociais por governantes
    podem degradar o ambiente informativo e prejudicar a democracia (Autor: Ricardo Gandour)


  • TRABALHO FINAL- Entrega até 16 de agosto

  • Textos Pandêmicos

  • Leitura complementar