Programação
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I. OBJETIVOS DO CURSO
OBJETIVO GERAL
A base da formação do pesquisador é a obtenção de um domínio metodológico rigoroso. Assim sendo, este curso propõe-se a contribuir para esse objetivo básico através de três eixos de discussão:
· O primeiro eixo é o da Ciência como discurso, vinculado ao seu contexto histórico-social e institucional, ou seja, às condições de produção da ciência e às condições de recepção da ciência em determinado espaço e tempo.
· O segundo é o da Metodologia como teoria da pesquisa, que enfoca a estrutura interna do campo da pesquisa, feita de operações interativas entre níveis e fases metodológicas da pesquisa.
· E o terceiro é o da Metodologia como prática da pesquisa, que se dirige para o exame reflexivo e sistemático das diferentes operações metodológicas desenvolvidas e realizadas ao longo do projeto de pesquisa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS1. Traçar um quadro de análise das condições sociais (históricas e institucionais) e epistêmicas de produção da Ciência, visando entender a constituição do campo científico da Comunicação e desse campo no Brasil.
2. Propor e discutir um Modelo Metodológico para a pesquisa empírica em Comunicação, com base na crítica metodológica dos procedimentos usuais no campo.
3. Exercitar a aplicação desse Modelo Metodológico na desconstrução metodológica de pesquisas representativas no campo da Comunicação.
4. Orientar a aplicação desse Modelo Metodológico na construção metodológica de um novo projeto dos alunos do curso.
II. CONTEÚDO DO CURSO
1. Sociologia da Ciência: condições sociais de produção, circulação e uso da ciência
2. Sociedade contemporânea e Comunicação: Reflexões epistemológicas
Paradigma da globalização. Paradigma da complexidade. Paradigma da transdisciplinaridade. Paradigma da pandemia
3. Modelo Metodológico da pesquisa em Comunicação
Fundamentos Epistemológicos do Modelo Metodológico: Teoria e Prática. Decisões e Opções. Níveis e Fases
4. Modelo Metodológico da pesquisa em Comunicação: Níveis da pesquisa
1. Nível Epistemológico da pesquisa em Comunicação: 1)Ruptura epistemológica. 2)Construção do objeto científico
2. Nível Teórico da pesquisa em Comunicação: 1)Formulação teórica do objeto. 2)Explicitação conceitual
3. Nível Metódico da pesquisa em Comunicação: 1)Exposição. 2)Causação
4. Nível Técnico da pesquisa em Comunicação: 1)Técnicas de observação. 2)Técnicas de seleção. 3)Técnicas de operacionalização
5. Modelo Metodológico da pesquisa em Comunicação: Fases da pesquisa
1. Fase da Construção do Objeto: 1)Problema de pesquisa. 2)Quadro teórico de referência
2. Fase da Observação: 1)Amostragem. 2)Técnicas de coleta de dados
3. Fase da Descrição: Análise descritiva
4. Fase da Interpretação: Análise interpretativa
6. Contribuições do Modelo Metodológico para a pesquisa em Comunicação
III. PROGRAMA E CRONOGRAMA DO CURSO
MARÇO
25 - Apresentação do programa e das atividades do curso
ABRIL
01 - Epistemologia da Comunicação (1): Sociologia da Ciência, Campo Científico e Campo da Comunicação
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. II, p.35-70
2) Lopes e Romancini (2014, p. 127-137)
3) Bourdieu (1983, p. 122-155)
08 - Epistemologia da Comunicação (2): Condições histórico-sociais da produção científica. Globalização/Contemporaneidade/Comunicação
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. I, p.17- 32
2) Lopes (2018b, p. 33-47 )
3) Sodré (2014, p. 9-111)
15 - Fundamentos do Modelo Metodológico de Pesquisa: Teoria e Prática; Decisões e Opções; Níveis e Fases
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. IV, p. 89-111; cap.V, p.113-118
2) Lopes (2004, p.13-39)
22 – Nível Epistemológico da Pesquisa
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap.VI, p. 119-123
2) Morin (2006, p. 57-77)
29 - Nível Teórico e Nível Metódico da Pesquisa
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VI, p. 123-128
2) Martín-Barbero (2018, p.9-31)
3) Mattelart e Mattelart (1998)
MAIO
06 - Nível Técnico da Pesquisa
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VI, p. 128-133
2) Lopes (2010, p. 27-49)
3) Thiollent (1980, p. 31-77)
13 - Fases da Pesquisa: 1. Objeto de Pesquisa
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VII, p. 135-142
2) Martín-Barbero (2009, p. 143-162)
20 - Fases da Pesquisa: 2. Observação
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VII, p. 142-148
2) Lopes (2002, p. 39-82)
3) Bourdieu (1997, p.693-713)
27 - Fases da Pesquisa: 3. Descrição ; 4. Interpretação
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VII, p. 149-151
2) Poupart et al. (2008, p. 127-352)
JUNHO
03– NÃO HAVERÁ AULA
PREPARO DO SEMINÁRIO DE DESCONSTRUÇÃO DE UMA TESE/DISSERTAÇÃO (EM GRUPO):
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE: Semana de trabalho em grupo para preparo do Seminário
Passo 1: Pesquisa bibliográfica e seleção de teses de comunicação na Biblioteca Digital da ECA para o seminário de desconstrução metodológica de uma pesquisa
Passo 2: Redação de um Relatório Metodológico sobre a escolha de 5 teses selecionadas para o seminário de desconstrução metodológica de uma pesquisa. Depósito do relatório até o dia 07/06 no Arquivo de Atividades do MOODLE
Passo 3: Escolha de UMA TESE/DISSERTAÇÃO entre as selecionadas pelo grupo para o seminário de Desconstrução Metodológica
10 - Teoria Barberiana da Comunicação
1) Lopes: 2018a, p.39-63
17 - SEMINÁRIO (1) EXPOSIÇÃO
Desconstrução Metodológica de uma Pesquisa de Comunicação
24 - SEMINÁRIO (2) EXPOSIÇÃO
Desconstrução Metodológica de uma pesquisa de Comunicação
JULHO
01 - SEMINÁRIO (3) EXPOSIÇÃO
Desconstrução Metodológica de uma pesquisa de Comunicação
FINAL DO CURSO
IV. METODOLOGIA DO CURSO, ATIVIDADES E AVALIAÇÃO
1. Aulas expositivas
2. Leitura obrigatória dos textos programados, sempre antecipada à respectiva aula. Cada aluno deve ler os textos programados para a aula e fazer suas resenhas. A cada aula, o aluno deve entregar UMA RESENHA articulando os textos e autores que serão trabalhados na data. As resenhas serão base para discussões em aula e serão entregues a cada aula para avaliação. (trabalho individual)
3. Seminário (trabalho em grupo):
3.1. Elaboração em grupo de relatório escrito sobre o processo de seleção das teses/dissertações.
3.2. Exposição: A desconstrução metodológica de uma pesquisa de Comunicação.
4. Trabalho final (individual):
Desconstrução do projeto de pesquisa de ingresso do aluno e construção de um novo projeto, em que deve ser obrigatoriamente aplicado o Modelo Metodológico estudado no curso.
V. SEMINÁRIOS: EM GRUPO
1. Grupo de seminário: formado por até 5 ALUNOS
2. Levantamento de teses na biblioteca digital e seleção de 5 teses/dissertações
3. Relatório escrito sobre o processo de seleção de teses e justificativa de sua classificação
4. Preparo do seminário: desconstrução da tese escolhida através da aplicação do Modelo Metodológico estudado no curso
5. Seminário: exposição em grupo da tese desconstruída
VI. TRABALHO FINAL (individual)
DESCONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DO PROJETO DE INGRESSO DO ALUNO E
CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DE UM NOVO PROJETO DE PESQUISA
Roteiro do trabalho final:
1. Fazer uma nova versão do projeto de ingresso do aluno:
O aluno deve fazer A DESCONSTRUÇÃO E A CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA de seu projeto, de ingresso ou atual, de acordo com os componentes do Modelo Metodológico estudado no curso. Para isso, deve:
a) Incorporar obrigatoriamente as leituras e os subsídios teóricos e metodológicos desse Modelo, discutidos no curso
b) O novo projeto deve ser um TEXTO METODOLÓGICO, isto é, sua forma e seu conteúdo devem ter caráter metodológico
c) nesse projeto deve ser OBRIGATORIAMENTE usada a bibliografia obrigatória usada no curso (em sua maior parte)
d) Formatação do projeto: o texto deve ter, no máximo, 40 mil caracteres, com espaços, (equivale aproximadamente a 20 páginas) incluindo Resumo, Sumário e Referências. Deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, em espaço 1,5.
e) Ao entregar o novo projeto, o aluno deve entregar também o projeto antigo (em sua última versão). Portanto, os dois projetos devem ser entregues como dois arquivos separados
2. Data de entrega do NOVO PROJETODE PESQUISA DO ALUNO: _________
VII. BIBLIOGRAFIA DO CURSO
A) LEITURAS OBRIGATÓRIAS
BOURDIEU, Pierre (coord.) (1997). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes. Cap. Compreender: p.693-713.
BOURDIEU, Pierre (1983). O Campo científico. In: ORTIZ, R. (org.).Pierre Bourdieu. SãoPaulo: Ática, p. 122-155.
LOPES, Maria Immacolata V. (2018a). A teoria barberiana da Comunicação. MATRIZes. Vol. 12 (1), p. 39-63. www.revistas.usp.br/matrizes/
LOPES, Maria Immacolata V. (2018b). Esboço para uma história dos estudos em Comunicação no Brasil e na América Latina: processos de institucionalização do campo. In: CROVI DRUETTA, Delia e CIMADEVILLA, Gustavo (orgs.). Del mimeógrafo a las redes digitales. ALAIC, 2018, p. 33-47.
LOPES, Maria Immacolata V. (2014). Pesquisa em comunicação. 12 ed. São Paulo: Loyola. TEXTO BASE.
LOPES, Maria Immacolata V., ROMANCINI, Richard (2014). Epistemologia. In: CITELLI, Adilson; BERGER Christa; BACCEGA, Maria Aparecida; LOPES, Maria Immacolata V.; FRANÇA, Vera (orgs.). Dicionário de comunicação. Escolas, teorias, autores. São Paulo: Ed. Contexto, p. 127-137.
LOPES, Maria Immacolata V. (2010). Reflexividade e relacionismo como questões epistemológicas na pesquisa empírica em Comunicação. In: BRAGA, J.L.; LOPES, M.I.V.; MARTINO, L.C. (orgs.).Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, p. 27-49.
LOPES, Maria Immacolata V. (2004). Pesquisa de Comunicação: Questões epistemológicas, teóricas e metodológicas. Revista brasileira de Ciências da Comunicação, vol. XXVII, nº 1, jan/jun, p. 13-39.
LOPES, Maria Immacolata V. (2002). Uma metodologia das mediações. In: Lopes, M. I.V. et al. Vivendo com a telenovela. Mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus, p. 39-82.
MARTÍN-BARBERO, Jesús (2018). Dos meios às mediações: 3 introduções. MATRIZes, vol.12 (1), p.9-31. www.revistas.usp.br/matrizes/
MARTÍN-BARBERO, Jesús (2009). Uma aventura epistemológica. MATRIZes, vol.2 (2), p.143- 162. www.revistas.usp.br/matrizes/
MATTELART, Armand e MATTELART, Michèle (1998). História das teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola.
MORIN, Edgar (2006). O paradigma complexo. In: Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, p. 57-77.
POUPART, Jean et al. (2008). A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, Partes II e III, p. 127-352.
SODRÉ, Muniz (2014) A ciência do comum. Petrópolis: Vozes, p. 9-111.
THIOLLENT, Michel (1980). Critica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, caps. I e II, p.31-77.
B) LEITURAS COMPLEMENTARES
APPADURAI, Arjum (1994). Disjunção e diferença na economia cultural global. In: FEATHERSTONE, Mike (org.). Cultura Global. Petrópolis: Vozes. p. 311-327.
BAUER, Martin W. e GAKELL, George (eds.). (2002). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes.
BAUMAN, Zygmunt (1994). Modernidade e ambivalência. In: FEATHERSTONE,Mike (org.). Cultura Global. Petrópolis: Vozes. p. 155-182.
BOSI, Ecléa. (2004). O tempo vivo da memória. São Paulo: Ateliê Editorial, p. 13-20 e 49- 67
BOURDIEU, Pierre (2007). A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp/Zouk. Anexo 1. Algumas reflexões sobre o método: p. 461-502.
BOURDIEU, Pierre et al.(1999) Ofício de sociólogo. Petrópolis: Vozes, p. 9-22 e 87- 97.
BOURDIEU, Pierre (1989). Introdução a uma sociologia reflexiva. In: O poder simbólico. Lisboa: Difel, p. 17-58.
CASTELLS, Manuel (2003). Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação. Rio: Record, p. 255-287.
CITELLI, Adilson; BERGER Christa; BACCEGA, Maria Aparecida; LOPES, Maria Immacolata V.; FRANÇA, Vera (orgs.). (2014). Dicionário de comunicação. Escolas, teorias, autores. São Paulo: Ed. Contexto.
ECO, Umberto (1976). James Bond. Uma combinatória narrativa. In: BARTHES, Roland. et al. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes.
FERIN CUNHA, Isabel. A globalização da investigação em ciências sociais: o caso dos estudos de comunicação no espaço ibero-americano e lusófono. MATRIZes 7(1), p.149-165. www.revistas.usp.br/matrizes/
HALL, Stuart (1999) . A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.
HARVEY, David (1993). Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, parte IV.
IANNI, Octavio (1994). Globalização: novo paradigma das Ciências Sociais. Revista Estudos Avançados, São Paulo: USP/IEA, Vol. 8, 21.
JENSEN, Klaus B. e JANKOWSKI (eds.) (1993). Metodologías cualitativas de investigación en comunicación de masas. Barcelona: Bosch, cap. 2 e Segunda Parte, p.57-232.
LOPES, Maria Immacolata V. (2014a). Mediação e recepção. Algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. MATRIZes, Vol. 8 (1), p. 65-80. www.revistas.usp.br/matrizes/
LOPES, Maria Immacolata V. (2003). Sobre o estatuto disciplinar do campo da Comunicação. In: LOPES, Maria Immacolata V. (org.). Epistemologia da comunicação. São Paulo: Loyola, p. 277-293.
MARTÍN-BARBERO, Jesús (2001). Pistas para entre-ver meios e mediações. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. (Prefácio à 5ª edição castelhana), p.11-21.
SANTOS, Boaventura Souza e MENESES, Maria Paula (orgs.) (2009). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, Cap. 1: p. 23-71.
SANTOS, Boaventura de Sousa (1989). Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, p. 121-161.
SCOLARI, Carlos (2008). Hipermediaciones. Elementos para uma teoría de la comunicación digital interactiva. Barcelona: Gedisa, p.29-118.
VATTIMO, Gianni (1992). A sociedade transparente. p. 7 a 33. Lisboa: Relógio d’Água, p.7- 33.
WALLERSTEIN, Immanuel et al (1996). Para abrir as Ciências Sociais. Lisboa: Europa-América.
WIMMER, Roger e DOMINICK, Joseph (1996). La investigación científica de los medios de comunicación. Barcelona: Bosch. Apéndice 3: Regras sencillas para la realización de grupos de discusión: p. 467 a 475. -
AULA 2 (01/04) - Epistemologia da Comunicação: Sociologia da Ciência, Campo Científico e Campo da Comunicação
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. II, p.35 a 70
2) Lopes e Romancini (2014, p. 127-137)
3) Bourdieu (1983, p. 122 a 155)
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Fazer um envio
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AULA 3 (08/04) - Epistemologia da Comunicação: As condições histórico-sociais da produção científica. Globalização/Pós-modernidade e Ciências Sociais/Comunicação
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. I, p.17 a 32)
2) Lopes (2018b, p. 33 a 47 )
3) Sodré (2014, p. 9 a 111) - Introdução e Capítulo 1
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AULA 4 (15/04) - Fundamentos do Modelo Metodológico de Pesquisa: Teoria e Prática; Decisões e Opções; Níveis e Fases
1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. IV, p. 89 a 111 e cap.V, p.113 a 118
2) Lopes (2004, p.13 a 39)
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1) Lopes, TEXTO-BASE: cap.VI, p. 119 a 123
2) Morin (2006, p. 57 a 77)
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1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VI, p. 123 a 128
2) Martín-Barbero (2018, p.9 a 31)
3) Mattelart e Mattelart (1998)
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1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VI, p. 128 a 133
2) Lopes (2010, p. 27 a 49)
3) Thiollent (1980, p. 31 a 77)
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1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VII, p. 135 a 142
2) Martín-Barbero (2009, p. 143 a 162)
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1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VII, p. 142 a 148
2) Lopes (2002, p. 39 a 82)
3) Bourdieu (1997, p.693 a 713)
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1) Lopes, TEXTO-BASE: cap. VII, p. 149 a 151
2) Poupart et al. (2008, p. 127 a 352)
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1) Lopes (2018a, p.39 a 63)
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Apresentações da semana:
Grupo 1 - Jorge Antônio Abrão, Clara Cavalcanti Rellstab, José Ilton Lima Porto, Fábio Pacheco e Andrei Maurey
Dissertação- Signo da Diversidade: narrativa e compreensão jornalística com pessoas LGBT (Autor: Gean Oliveira Gonçalves)
Grupo 2 - Claudinei Lopes Junior, Mario Filipe Cavalcanti de Souza Santos, Analú Bernasconi Arab, Yonara Aparecida Santana, Jacqueline Ausier e Frederico Pecorelli
Dissertação: Conversas de Mães em Rede: um percurso netnográfico, dos blogs maternos até a Bancada de Mães Ativistas nas eleições de 2018 no
Facebook (Autora: Renata Garcia Senlle)
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Apresentações da semana:
Grupo 3 - Tatiana Luz de Carvalho, Andressa Caprecci, Carla Tozo, Karen Goulart, Janaina Gallo e Renata M. Rocha da Nóbrega
Dissertação - Memes na internet: Entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais (Autor: Douglas Calixto)
Grupo 4 - Eliana Sanches de Frias, José Saad Neto, Leonardo de Sá Fernandes, Luara Calvi e Alvaro Leme
Tese- De Blogueira a Influenciadora: Motivações, Ethos e Etapas Profissionais na Blogosfera de Moda Brasileira (Autora: Issaaf Santos Karhawi)
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Apresentações da semana:
Grupo 5 - Aianne Amado, Juliana Pinho, Kecia Ferreira, Thais Carrapatoso, Lucas Pires de Oliveira e Lillian da Silva Cardoso
Tese- Temática, tema e merchandising social em telenovela: memória, recepção, percepção (Autor: Marcílio Soares de Souza)
Grupo 6 - Emily Hozokawa, Ana Júlia Gennari, Carolina Pedrosa, Jéssica Ribeiro e Viviane Barbosa Marques
Dissertação- Jornalismo em retração, poder em expansão: como o encolhimento das redações e o uso crescente de redes sociais por governantes
podem degradar o ambiente informativo e prejudicar a democracia (Autor: Ricardo Gandour)