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EMENTA
A disciplina analisa os principais elementos de crítica que, emersos no âmbito da fundamentação teórica da arquitetura empreendida pela tratadística clássica, dão abertura à reflexão sobre visualidade e imagem. Duas questões são analisadas mais aprofundadamente:
- A reação do IIuminismo ao princípio de Autorité das ordens arquitetônicas defendido por Claude Perrault – vale dizer, o enfrentamento da questão do gosto e dos “fundamentos positivo e arbitrário” das artes e arquitetura;
- A distinção entre gosto e juízos do belo e do sublime, – vale dizer, a consolidação das “poéticas da imaginação” e a emergência do chamado problema da forma (Kant e escola da Pura-Visualidade) –, a esquadrinhar leituras distintas sobre visão pura, imagem e memória.
O curso almeja, com o cumprimento destes conteúdos, capacitar o aluno para uma reflexão sobre questões que se apresentam à modernidade e pautam revisões movidas por algumas das principais vertentes estéticas contemporâneas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de um ensaio apresentado ao final do semestre no qual se desenvolvam questões pertinentes às exposições e discussões havidas no curso. Caso o aluno não entregue a monografia, deverá fazer uma Prova Semestral sobre os conteúdos tratados no curso.
PROGRAMA
Aula 1 ( 01/9 ): Apresentação do Programa. Olhar e imagem: das doutrinas arquitetônicas à Estética
Aula 2 ( 08/09 ): Palestra do prof. Dr. Jaa Torrano (USP): “As imagens de justiça na Teogonia de Hesíodo e na tragédia Os Persas de Ésquilo”
Aula 3 (15/09 ): As Poéticas da Imaginação e a “crise do Clássico” (Claude Perrault e Boullée)
RYKWERT, Joseph. “O positivo e o arbitrário”, in A casa de Adão no Paraíso. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003
ARGAN, G.C. “La Pittura dell”Illuminismo in Inghilterra”, in Da Hogarth a Picasso, Milão: Feltrinelli Ed., 1983
BAUMGARTEN. Estética, trad. de Mirian Sutter Medeiros. Petrópolis, R.J.: Vozes, 1993
BOULÉE, E.L. Arquitectura. Ensayo sobre el arte, trad de Carlos Manuel Fuentes, Colección Punto y Línea. Barcelona: Gustavo Gili Ed., 1985
CASSIRER, Ernest. “Problemas fundamentales de la estética”, in La Filosofia de la Ilustración, trad. de Eúgenio Imaz. México: Fondo de Cultura Econômica,1984
KAUFMANN, E. De Ledoux a Le Corbusier, Barcelona: Gustavo Gili Ed., 1985
Aula 4 ( 22/09 ): Immanuel Kant: Estética Transcendental e Analítica do Belo
KANT, Immanuel. “Analítica do Belo”, in Crítica da Faculdade do Juízo, trad. de Valério Rohden e António Marques, Ed. Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1993
BERLANGA, José J. V. “Naturaleza y razón: Kant filósofo del clasicismo”, in AA.VV. Estudios sobre la ‘Crítica del Juicio’, Madrid, Visor, 1990
Aula 5 ( 29/09 ): Fiedler e as origens da Pura Visualidade
FIEDLER, Konrad. “Sobre el origen de la actividad artística”, in Escritos sobre arte, trad. de Francisca Péres Carreño, col. La Balsa de la Medusa, Visor, Madrid, 1991
HILDEBRAND, A. von. El problema de la forma en la obra de arte, trad. de María I. P. Aguado, col. La Balsa de la Medusa, Visor, Madrid, 1989
WÖLFFLIN, E. A Arte Clássica. São Paulo: Livraria Martins Fontes Ed.
Aula 6 ( 06/10 ): Pura Visualidade e teoria dos estilos
RIEGL, Alois. Problemas de estilo, trad. de Federico Miguel Saller, Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 1980
RIEGL, Alois. “Introduzione” e “L’Architettura”, in Arte tardoromana, trad. di L.C. Raggianti, Giulio Einaudi Editore, Roma, 1959
SEMPER, Gottfried. Lo Stile, trad. di A.R.Burelli, C. Cresti, B Gravagnuolo, F. Tentori, Ed. LaterzaRoma-Bari, 1992
BETTINI, Sergio. “Critica semantica; e continuità storica dell’architettura europea”, in Tempo e forma. Scritti 1935-1977. Quodlibet, 1996
BETTINI, Sergio. “Introduzione”, in RIEGL, A. Industria artistica tardoromana, 1953
------------------------------------------------- (13/10) Semana de Recesso: Dia da Padroeira
Aula 7 ( 20/10 ): Renascimento e Visualidade: Perspectiva versus Visão Pura
DAMISCH, Hubert. L’Origine della Prospettiva. Trad. di Alessandra Ferraro, Napoli: Guida Ed., 1992
BAXANDALL, Michael. O olhar renascente. Trad. de Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1991. Cap. II: O olhar da época. 1. A relatividade da percepção, 2. Os pressupostos da percepção artística, pp.37-44.
PANOFSKY, E. La perspectiva como “forma simbolica”. Trad. de Virgínia Careaga, Barcelona: Tusquets Ed., 1985
FIEDLER, Konrad. Escritos sobre arte, trad. de Francisca Péres Carreño, col. La Balsa de la Medusa, Visor, Madrid, 1989
WOLFFLIN, E. Conceitos fundamentais da história da arte. Livraria Martins Fontes Ed., São Paulo.
Aula 8 ( 27/10 ): Palestra da Prof.a Dra. Olgária Matos (USP): “Walter Benjamin e a memória: uma poética do Nome
------------------------------------------------------------(03/11) Semana de Recesso: Finados
Aula 9 (10/11 ): Palestra de Sophia Telles (crítica e ensaísta ): Não “forçar o sensível a reproduzir o inteligível”. A experiência na superfície.
Aula 10 (17/11 ): Palestra do prof. Dr. Gustavo Rocha Peixoto (UFRJ): “A imagem renascente”
Aula 11 (24/11 ): Palestra do prof. Dr. Rafael Urano (Unicamp): O átimo no rio da arquitetura: temporalidades e visualidade em Manfredo Tafuri”
Aula 12 (01/12): Considerações finais.
A orientação das monografias será realizada após o recesso de dezembro.
- Docente: Mario Henrique Simao D´Agostino