Kursthemen

  • 1-Apresentação

  • 08/09 - O surgimento histórico da modernidade e a constituição dos fundamentos do conhecimento científico. A emergência das Ciências Humanas

    *CARVALHO, A. M. et al. Aprendendo metodologia científica: uma orientação para os alunos de graduação. São Paulo: O Nome da Rosa, 2000, p.1-16 Internet  Maria Elisa

    KNELLER, G.F. A ciência como atividade humana. RJ/SP, Zahar/EDUSP:1980, cap.1 .

     


  • 16/09 - Empirismo lógico, Racionalismo Crítico de Popper, Kuhn e a estrutura das revoluções científicas


    *KNELLER, G.F. A ciência como atividade humana. RJ/SP, Zahar/EDUSP:1980, cap.3.

    CARVALHO, M.C.M. A construção do saber científico: algumas posições. In: CARVALHO, M.C.M. org. Construindo o saber. Metodologia científica, fundamentos e técnicas. Campinas, SP: Papirus, 1989, p.63-86.

    CARVALHO, A. M. et al. Aprendendo metodologia científica: uma orientação para os alunos de graduação. São Paulo: O Nome da Rosa, 2000, p.23-33. Internet

    KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. SP: Perspectiva, 1968.


  • 23/09 A reforma do pensamento. Complexidade, inter e transdisciplinaridade.

    *MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002, p.105-115.

    **MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002, p. 13-20; 24-33

    LEYS, H. Especificidades e desafios da interdisciplinaridade nas ciências humanas, cap.3 In:  PHILIPPI JR., A. , SILVA NETO, A .Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Informação. Barueri, MANOLE, 2011


  • 30/09 A transição paradigmática. Bifurcação e a flecha do tempo.

    *SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências, p. 46-59.

    **PRIGOGYNE, I. Ciência, razão e paixão. Natal: Livraria da Física, 2003, p.11-23; 51-66

    Filme: O ponto de mutação.



  • 06/10- O pensamento abissal e a ecologia de saberes. Epistemologias do Sul

    *GOMES, F. M. As epistemologias do sul de Boaventura de Sousa Santos: por um resgate do sul global. Revista Páginas de Filosofia, São Paulo , v. 4, p. 39-54, Julho/Dezembro 2012.

    SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes, mimeo, p.1-10, 23-30. Maria Elisa

    SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências, p.59-71


  • 13/10 Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. Saberes globais, saberes locais. Transdisciplinaridade e tradução

    13/10 Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. Saberes globais, saberes locais. Transdisciplinaridade e tradução

    *ALMEIDA, M.C.X. A dupla face de um mesmo intelectual. In ALMEIDA, M. C. X. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. SP: Editora Livraria da Física, 2010, p.43-67. Maria Augusta

    ** DA SILVA, A.T. A conservação da biodiversidade entre os saberes da tradição e a ciência. REVISTA IEA/USP. https://www.scielo.br/pdf/ea/v29n83/0103-4014-ea-29-83-00233.pdf - Thaís Diniz

    CHAUI, M. O senso comum. In Convite à filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000. p. 314-319.


  • 20/10 Cultura. O sistema ciência e tecnologia na cultura ocidental.

    STORT, E. V. R. Cultura, imaginação e tradição: a educação e formalização da experiência. Campinas: Editora da Unicamp, 1993, p. 61-83. Maria Elisa

    STORT, E. V. R. Cultura, imaginação e tradição: a educação e formalização da experiência. Campinas: Editora da Unicamp, 1993, p. 19-23;

    DURHAM, E. R. A dinâmica da cultura. Ensaios de antropologia. THOMAS, O. org.São Paulo. Cosac Naify, 2004, p. 229-235

    DA MATTA, R. Você tem cultura?

    **HARARI, Y.N. Uma breve história da humanidade. Sapiens. Porto Alegre, RS: L&PM, 2020, cap.6, p.107-126. (a ordem imaginada)


  • 27/10 Cultura hoje: Crise de valores e consumo.

    * HARARI, Y.N. Cap. 17 - Engrenagens da indústria. In  Uma breve história da humanidade. Sapiens. Porto Alegre, RS: L&PM, 2020, p.344-360. Mayara

      **HARARI, Y.N. Cap. 18 - Uma revolução permanente. In  Uma breve história da humanidade. Sapiens. Porto Alegre, RS: L&PM, 2020, p.361-377.Valquiria

    BAUMAN, Z. Entrevista Estratégias para a vida ou https://www.youtube.com/watch?v=7BbMKM1bcSw





  • 03/11 Pós-modernidade e a Ética contemporânea

    * VÁZQUEZ, A.S. Ética contemporânea. In  Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p. 284-297 - Laura

    **HARARI, Y.N. O fim do Homo sapiens. In Uma breve história da humanidade. Sapiens. Porto Alegre, RS: L&PM, 2020, p.408-428  Maria Augusta

    **SANTOS, Jair Ferreira. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1988. 5a. Edição (1ª. Edição 1986), Cap. Adeus às Ilusões p. 71-81




  • 10/11 Ética e Meio Ambiente/Ciência/Tecnologia

    * LIPOVETSKY, G. A renovação ética.. In A sociedade pós-moralista: o crepúsculo do dever e a ética indolor dos novos tempos democráticos. Barueri: Manole, 2005, p.185-198.  Bianca

    ** LIPOVETSKY, G. Bioética. In A sociedade pós-moralista: o crepúsculo do dever e a ética indolor dos novos tempos democráticos. Barueri: Manole, 2005, p.198-206.  

    **HARARI, Y.N. Cap.19 e 20 - E eles viveram felizes para sempre.. In :Uma breve história da humanidade. Sapiens. Porto Alegre, RS: L&PM, 2020, p.386-407.  Maria Augusta

  • 17/11 Desafios e perspectivas para o Homo sapiens

    *Yuval Harari no Programa Roda Viva

    HARARI, Y.N. O estranho casal. In: HOMO DEUS, p.186-205. Uma breve história do amanhã. SP: Cia das Letras, 2016  Matheus



  • 24/11 A busca por uma sociedade justa; novas perspectivas; o reencantamento do mundo

    *WALLERSTEIN, I. O fim do mundo como o concebemos. Ciência social para o século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002, p.33-36; 193-203; 223-229; 241-258. 

    **URANA, H. Cognição, Ciência e vida cotidiana BH. Ed UFMG, 2001 

    A sabedoria Tibetana - A caverna de Platão



  • 09/12 - Apresentação dos trabalhos finais