Diagrama de temas
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EMENTA
Apesar das especificidades dos seus respectivos assuntos, os campos da paisagem e da
arte se interpenetram, redefinindo incessantemente as relações entre estes dois termos.
Se a noção moderna de paisagem, que já se insinuava na primeira metade do século XIV,
nasceu de uma operação estética do olhar informada pela arte da pintura, a influência
recíproca não tardou a se manifestar, seja nas materializações in situ, por exemplo no
ordenamento do micro cosmo dos jardins que passavam a incluir ou mesmo a criar
paisagens, seja na tela dos pintores que elegiam as paisagens, por vezes aquelas dos
jardins, como tema principal.
Daí em diante, as relações entre a produção paisagística e a produção artística jamais
deixaram de tensionar os dois campos, modificando seus limites, sem que se trate,
necessariamente, de uma correspondência automática.
Mesmo no período contemporâneo, tal permeabilidade se observa de modo cabal nas
manifestações da chamada landart e em todas as intervenções que fundem arte e
paisagem de modo inextricável.
Dadas as oscilações bruscas pelas quais ambas as noções vêm passando na
contemporaneidade, justifica-se a reconsideração permanente das suas acepções seja no
pensamento, seja na própria prática, em outros termos, no próprio fazer artístico-
paisagístico.
Atentar para o conteúdo artístico nas intervenções paisagísticas e para o conteúdo
paisagístico nas intervenções artísticas – tema muitas vezes preterido ou tratado de modo
marginal – parece então se colocar como condição indispensável para desenvolver a
crítica das intervenções nos campos da paisagem e da arte.
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26 de agosto (aula 1)
Apresentação da disciplina.
Leitura da carta de Francesco Petrarca sobre a subida ao Monte Ventoux.
Discussão do texto “Petrarca na montanha: os tormentos da alma
deslocada” (Jean-Marc Besse, Ver a Terra, 2006).
02 de setembro (aula 2)
Exercício em tempo real: desenho / pintura de paisagem - 1.
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09 de setembro (aula 3)
Seminário 1 sobre os textos: “Horizonte e estrutura de horizonte: entre o
oriente e o ocidente” (Michel Collot), “O nascimento da paisagem no
ocidente” (Alain Roger) e os capítulos “A Paisagem” / “Oceanos e Ondas” /
“As Quatro Estações” do livro As anotações sobre pintura do Monge
Abóbora Amarga (Shitao).
16 de setembro (aula 4)
Aula expositiva: “Jardins e pinturas medievais”. Textos de apoio: “A
paisagem de símbolos” (Paisagem na arte, Kenneth Clark); (Landscape of
man, Geoffrey & Susan Jelicoe).
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23 de setembro (aula 5)
Aula expositiva: “Paisagem e arte – Renascimento e Barroco”. Textos de
apoio: “A paisagem dos fatos” (Paisagem na arte, Kenneth Clark);
(Landscape of man, Geoffrey & Susan Jelicoe).
30 de setembro (aula 6)
Discussão do texto “A Terra como paisagem: Brueghel e a geografia” (Jean-
Marc Besse, Ver a Terra, 2006).
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07 de outubro (aula 7)
Aula expositiva: “Paisagem e arte – atmosferas”. Textos de apoio: “A
paisagem ideal” (Paisagem na arte, Kenneth Clark); (Landscape of man,
Geoffrey & Susan Jelicoe).
14 de outubro (aula 8)
Seminário 2 sobre os textos “Vapores no céu. A paisagem italiana na
viagem de Goethe" (Jean-Marc Besse, Ver a Terra, 2006) e Atmosferas
(Peter Zumthor).
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21 de outubro (aula 9)
Aula expositiva: “A paisagem na cidade: dos parques públicos oitocentistas
ao paisagismo modernista”.
28 de outubro (aula 10)
Seminário 3 sobre o texto “As cinco portas da paisagem” (Jean-Marc Besse,
O gosto do mundo).
04 de novembro (aula 11)
Aula expositiva: “Paisagem e arte na contemporaneidade”. Textos de apoio:
“Pode-se ainda pintar uma paisagem?” (Collette Garraud, L’idée de nature
dans l’art contemporain); Jeffrey Kastner & Brian Wallis, Land and
Environmental Art; Francesco Careri, Walkscapes.
11 de novembro (aula 12)
Exercício em tempo real: desenho / pintura de paisagem - 2
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18 de novembro (aula 13)
Alguns dias e todos os dias: panoramas (Feres Lourenço Khoury)
25 de novembro (aula 14)
Paisagens surgentes (Vladimir Bartalini).
02 de dezembro (aula 15)
Encerramento e avaliação da disciplina.
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AVALIAÇÃO
A avaliação será feita com base em:
preparação e apresentação de seminários.
trabalho final: monografia (em torno de 2.500 palavras) referente a
conteúdos tratados na disciplina.
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BIBLIOGRAFIA
ÁLVAREZ, Dario. El jardín en la arquitectura del siglo XX. Naturaleza
artificial en la cultura moderna. Barcelona: Editorial Reverté, 2007.
BARTALINI, Vladimir. Paisagens surgentes. Tese de livre docência. FAU-
USP, 2019. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/16/tde-05042019-
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BESSE, Jean-Marc. Ver a Terra – Seis Ensaios sobre a Paisagem e a
Geografia. Trad. Vladimir Bartalini. São Paulo: Perspectiva, 2006.
________. O gosto do mundo. Exercícios de paisagem. Trad. Annie Cambe. Rio
de Janeiro: Ed. UERJ, 2014.
CARERI, Francesco. Walkscapes. O caminhar como prática estética. São
Paulo: Editorial Gustavo Gili, 2013
CASEY, Edward. Earth-Mapping. Minneapolis: University of Minnesota
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CLARK, Kenneth. Paisagem na arte. Trad. Rijo de Almeida, Lisboa: Editora
Ulisseia, 1961.
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CLEMENT, Gilles. Le jardin en mouvement. Paris: Sens et Tonka, 2017 (16a
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COLLOT, Michel. “Horizonte e estrutura de horizonte: entre o oriente e o
ocidente”, in Geograficidade, volume 6, número 2, inverno de 2016.
GAROFALO, Luca. Artscapes. El Arte como Aproximación al Paisaje
Contemporáneo. Barcelona, Gustavo Gili, 2004.
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2003.
GARRAUD, Colette. L’idée de naturedansl’artcontemporain. Paris,
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KASTNER, Jeffrey. & WALLIS, Brian. Land and Environmental Art. N.
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KHOURY, Feres Lourenço. Alguns dias e todos os dias: panoramas. Tese
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MOSSER, Monique, TEYSSOT, Georges. The History of Garden Design.
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______________ Projetar a natureza. Arquitetura da paisagem e dos
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REED, Peter. Groundswell. Constructing the Contemporary Landscape. N.
York: The Museum of Modern Art, 2005.
ROGER, Alain. Court Traité du Paysage. Paris: Gallimard, 1997.
RYCKMANS, Pierre. As anotações sobre a pintura do Monge Abóbora
Amarga. Tradução e comentário da obra de Shitao. Trad. Carlos Matuck e Giliane
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SERRÃO, Adriana Verísimo (coord.) – Filosofia da paisagem. Uma
antologia. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011.
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WALKER, Peter & LEVY, Leah. Minimalist Gardens. Washington-DC:
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ZUMTHOR, Peter. Atmosferas. Entornos arquitetônicos. As coisas que me
rodeiam. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2009.
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