Indice degli argomenti
-
Oi Pessoal,Logo mais acontecerão as apresentações dos protótipos, síncronas, um grupo por vez. Exatamente como nas outras vezes que vocês apresentaram.Os protótipos devem estar prontos e funcionais (devem ser capazes de lançar o dardo, independente da distância do lançamento).O Prof. Gilberto havia enviado o seguinte texto para vocês:
1. A construção dos protótipos é uma atividade didática fundamental para o desenvolvimento intelectual do corpo discente;
2. Em função da indisponibilidade do Laboratório de Protótipos do PMR e considerando a necessidade de construção dos dispositivos para finalizar a avaliação da disciplina são feitas as seguintes concessões:
2.1. Os protótipos deverão ser construídos conforme o projeto já entregue porém os componentes a serem fabricados com MDF poderão ser fabricados em papelão e/ou isopor;
2.2. O calendário de apresentação dos protótipos fica inalterado;
2.3. Os protótipos deverão lançar o dardo durante a apresentação, mostrando sua funcionalidade. Fica suspenso o requisito de avaliação associado com a distância atingida pelo dardo após o lançamento.
Espero que estejam todos saudáveis.Até dia 07/01/2021 às 13h10. -
O Memorial deve ser entregue até dia 14 de Dezembro, às 23h59, no formato de apenas UM pdf, contendo:
- Identificação;
- Introdução ao Problema;
- Definição dos parâmetros;
- Soluções encontradas na forma de esboços (isométricas com explicações);
- Matriz de decisão;
- Desenho de conjunto;
- Desenhos de fabricação;
- Planejamento da fabricação;
- Discussão;
- Conclusões.
-
Esta aula será uma revisão de desenho técnico. Vocês farão atividades de desenho durante a aula, então por favor deixem régua e compasso separados.
Além disso, antes da aula, imprimam os dois pdfs :
- Folha com grade isométrica;
- Folha com exercícios de aula.
-
-
Nesta aula, vocês irão desenvolver um pouco mais a visão espacial, enquanto entendem o projeto de um dispositivo de furação. Também poderemos ver detalhes importantes que devem ser levados em conta ao projetarem.
Todos vocês devem entrar no Google Meets determinado Sala Principal. Depois de uma rápida discussão, sem sair da Sala Principal, cada um de vocês irá entrar no Google Meets do seu Grupo e irão discutir com sua dupla as perguntas e respostas do módulo de auto-instrução.
Após algum tempo de aula, será liberado um questionário. Este deverá ser respondido de maneira manuscrita e entregue na tarefa do e-disciplinas até a nossa próxima aula.
-
Atenção, há um pequeno erro na numeração. O encosto é a peça 9 e a arruela de látex é a peça 8. As numerações estão trocadas neste desenho.
-
Deve ser entregue um pdf contendo as respostas manuscritas do questionário, feitas em dupla.
Apenas um aluno por dupla deve entregar. Por favor, atente-se para colocar ambos os nomes no manuscrito.
-
Sala Principal https://meet.google.com/jze-vxrv-yeu
Grupo 1 https://meet.google.com/zsj-ijkp-czy
Grupo 2 https://meet.google.com/evn-tiyz-dsm
Grupo 3 https://meet.google.com/rzm-upnf-erm
Grupo 4 https://meet.google.com/vfz-pnoq-hod
Grupo 5 https://meet.google.com/fkk-hkuq-qvk
-
-
Para até o dia 8 de Outubro de 2020, entregar objetivos, parâmetros e requisitos, descrição de como é calculada a nota para cada parâmetro (discreto em 0 ou 10, discreto em faixas, uma função, etc), 3 esboços de solução por grupo, a atribuição de notas para cada solução e a matriz de decisão.
SOMENTE É NECESSÁRIA A SUBMISSÃO DE 1 ALUNO POR GRUPO!!!
-
Todos vocês devem entrar no Google Meets determinado Sala Principal, pois eu farei uma rápida revisão de tolerâncias. Depois, sem sair da Sala Principal, cada um de vocês irá entrar no Google Meets do seu Grupo e irão discutir com sua dupla as perguntas e respostas do módulo de auto-instrução.
-
Sala Principal https://meet.google.com/jze-vxrv-yeu
Grupo 1 https://meet.google.com/zsj-ijkp-czy
Grupo 2 https://meet.google.com/evn-tiyz-dsm
Grupo 3 https://meet.google.com/rzm-upnf-erm
Grupo 4 https://meet.google.com/vfz-pnoq-hod
Grupo 5 https://meet.google.com/fkk-hkuq-qvk
Grupo 6 https://meet.google.com/hxg-zooq-xho
Grupo 7 https://meet.google.com/xmt-mwmy-wcz
-
Correções do questionário dirigido:
ex. 17 - trocar posição 3 por posição 10ex. 33 - trocar pos. 20 por pos. 26 -
-
-
Cada dupla deve fazer um desenho de fabricação do eixo do compressor (posição 11). A representação gráfica do eixo deve seguir rigorosamente as normas de desenho técnico da ABNT. O desenho deve ser feito em escala conveniente e em uma folha com margens e legenda corretas. Como em todo desenho de fabricação, deve indicar as tolerâncias dimensionais e geométricas, bem como a rugosidade.
-
-
O objetivo desta aula é a apresentação pelo grupos, no google Meets durante a quinta aula, dos seguintes itens:
1) Desenho de conjunto;
2) Desenhos de fabricação;
3) PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO.
Para tal, os grupos devem consultar quais as máquinas disponíveis no laboratório de protótipos (além da guilhotina).
Desta forma, todos os desenhos de fabricação e o desenho de conjunto devem ser entregues até o dia 5 de Novembro, antes da aula. Estes podem ser feitos a mão ou em qualquer CAD, sem que esta escolha interfira na avaliação (sem valer nota) do docente. Somente um componente por grupo deve fazer a entrega.