Programação
-
Esta disciplina tem como objetivo principal fornecer ao graduando no curso de Terapia Ocupacional a compreensão do que são as teorias do desenvolvimento do ser humano, especialmente no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Depois de apresentar um quadro geral das diversas teorias do desenvolvimento (seja em termos dos seus campos seja em termos dos seus tipos), propõe-se analisar mais detalhadamente, duas perspectivas do desenvolvimento: uma cognitiva (Piaget e Wallon) e outra psicanalítica (Freud e Winnicott). Depois de mostrar, em complemento ao que os alunos tiveram em Psicologia do Desenvolvimento I, a proposta do desenvolvimento do ponto de vista de Wallon, nos dedicaremos ao esclarecimento do quadro geral das teorias psicanalíticas do desenvolvimento, analisando as propostas de Freud e de Winnicott. Com Freud daremos as características gerais desse tipo de teoria; com Winnicott, aprofundaremos a compreensão dessa perspectiva e esclareceremos a noção e a ação de Brincar, como modelo para a realização de atividades terapêuticas (nesse caso, em harmonia com a prática do terapeuta ocupacional).
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-