Programação
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Daniel Stern e Donald Winnicott: análise crítico-histórica-comparativa das suas teorias do desenvolvimento socioemocional
Nesse segundo de 2020, propõe-se analisar duas perspectivas da teoria do desenvolvimento socioemocional que dão ênfase na efetiva ação e sustentação ambiental como fundamento do desenvolvimento saudável: a perspectiva de Daniel Stern (com sua teoria do desenvolvimento do self) e a de Donald Winnicott (com sua teoria da continuidade de ser). Ambas teorias serão analisadas estruturalmente, colocando-se em evidência seus fundamentos e seus objetivos, além de serem inseridas num diálogo avaliando as continuidades e rupturas de suas obras em relação à perspectiva de Freud.
CALENDÁRIO
* Datas em vermelho, não há aula
Agosto : 5 12 19 26
Setembro 2 9 16 23 30
Outubro 7 14 21 28
Novembro 4 11 18 25
Dezembro 2 9 16
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Nesta primeira aula é apresentado o plano geral do curso, suas hipóteses de trabalho, a linha argumentativa que pretende-se desenvolver, onde pretende-se chegar, as referências bibliográficas principais e secundárias, bem como nosso cronograma.
Apresentamos, neste momento, tanto a matriz analítico-histórico-crítica que usaremos para compreendermos a Teoria do Desenvolvimento dos Sensos do Self, tal como a propõe Daniel Stern, bem como retomamos os aspectos gerais desta mesma matriz preenchida com a Teoria do Desenvolvimento do SER, tal como a propõe Donald Winnicott.
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Nesta aula e nas seguintes (aulas de 2 a 7) nos dedicaremos a analisar a Teoria do Desenvolvimento do Sensos do Self, nos ocupando de mostrar nossa matriz histórico-crítica, na qual analisamos:
1. Qual é o problema, empírico, de partida de Daniel Stern
2. Como, deste ponto de partida, ele é levado à proposta, universal, de uma Teoria do Desenvolvimento dos Sensos do Self
3. No qual das suas variáveis operativas, destacaremos:
a) o modelo ontológico de homem que lhe serve de referência
b) o conjunto de conceitos, operadores teóricos, que constituem a sua semântica
4. A descrição das fases do Desenvolvimento dos Sensos do Self
5. O método que utilizou para construir esta teoria
6. O valor heurístico de sua proposta
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Nestas aulas (de 8 a 10) nos dedicaremos à leitura do Texto de Daniel Stern (1985)
Stern, D. (1985). O mundo interpessoal do bebê. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
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