Programação

  • Daniel Stern e Donald Winnicott: análise crítico-histórica-comparativa das suas teorias do desenvolvimento socioemocional

     Nesse segundo de 2020, propõe-se analisar duas perspectivas da teoria do desenvolvimento socioemocional que dão ênfase na efetiva ação e sustentação ambiental como fundamento do desenvolvimento saudável: a perspectiva de Daniel Stern (com sua teoria do desenvolvimento do self) e a de Donald Winnicott (com sua teoria da continuidade de ser). Ambas teorias serão analisadas estruturalmente, colocando-se em evidência seus fundamentos e seus objetivos, além de serem inseridas num diálogo avaliando as continuidades e rupturas de suas obras em relação à perspectiva de Freud. 

    CALENDÁRIO

    * Datas em vermelho, não há aula

    Agosto :        5          12       19       26

    Setembro     2          9          16       23       30

    Outubro        7          14       21       28

    Novembro    4          11       18       25

    Dezembro    2          9          16


  • Aula de apresentação do curso

    Nesta primeira aula é apresentado o plano geral do curso, suas hipóteses de trabalho, a linha argumentativa que pretende-se desenvolver, onde pretende-se chegar, as referências bibliográficas principais e secundárias, bem como nosso cronograma.

    Apresentamos, neste momento, tanto a matriz analítico-histórico-crítica que usaremos para compreendermos a Teoria do Desenvolvimento dos Sensos do Self, tal como a propõe Daniel Stern, bem como retomamos os aspectos gerais desta mesma matriz preenchida com a Teoria do Desenvolvimento do SER, tal como a propõe Donald Winnicott.

  • Aula 02. Apresentação da Teoria do Desenvolvimento dos Sensos do Self (por L. Fulgencio)

    Nesta aula e nas seguintes (aulas de 2 a 7) nos dedicaremos a analisar a Teoria do Desenvolvimento do Sensos do Self, nos ocupando de mostrar nossa matriz histórico-crítica, na qual analisamos: 

    1. Qual é o problema, empírico, de partida de Daniel Stern

    2. Como, deste ponto de partida, ele é levado à proposta, universal, de uma Teoria do Desenvolvimento dos Sensos do Self

    3. No qual das suas variáveis operativas, destacaremos:

                a) o modelo ontológico de homem que lhe serve de referência

                b) o conjunto de conceitos, operadores teóricos, que constituem a sua semântica

    4. A descrição das fases do Desenvolvimento dos Sensos do Self

    5. O método que utilizou para construir esta teoria

    6. O valor heurístico de sua proposta


  • Aula 3. Cont. da Análise da Teoria do Desenvolvimento dos Sensos do Self. Parte 1

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Aula 8. Leitura de Daniel Stern (1985). O mundo Interpessoal do Bebê. Parte 01o

    Nestas aulas (de 8 a 10) nos dedicaremos à leitura do Texto de Daniel Stern (1985)

    Stern, D. (1985). O mundo interpessoal do bebê. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.



  • Tópico 9

  • Tópico 10

  • Tópico 11

  • Tópico 12