Programação
-
Conceituação e caracterização da aprendizagem
Aula realizada presencialmente em 10/03/2020.
Referência para leitura:
Pozo, J. I. (2002). Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed; cap. 1 e 3.
-
Aprendizagem por associação
Encontro pelo meet em: 02/06/2020, das 14:30-16hs.
Leitura indicada:
Tourinho, E. Z. (2010). Notas sobre o Behaviorismo de Ontem e de Hoje. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(1), 186-194.
Questão relativa ao texto:
Considerando a meta behaviorista de produzir uma explicação científica da conduta, pela adoção da observação e experimentação como método, aponte como a mesma se concretiza nas propostas de Watson e Skinner .
-
Aprendizagem por reestruturação
Encontro pelo meet em 09/06/2020 das 14:30-16hs
Texto para leitura:
Bzuneck, J. A. (2004). Aprendizagem por processamento da informação: uma visão construtivista. In: E. Boruchovitch; J. A. Bzuneck Aprendizagem processos psicológicos e o contexto social na escola. Rio de Janeiro: Vozes.
-
Tentativa de síntese: aprendizagem implícita e explícita
Encontro pelo meet em: 16/06 das 14:30-16hs.
Texto para leitura:
Pozo, J. I. (2004). Aquisição do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, cap. 1.
Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/utk-pdzt-hsj
-
Material Complementar - 16/06/20 Pasta
-
Orientações para a preparação e lista dos temas para a escolha e realização do trabalho em grupo
Encontro pelo meet em: 30/06 das 14:30-16hs.
-
O papel da afetividade e da cognição na aprendizagem
Encontro pelo meet em: 30/06 das 14:30-16hs.
Texto para leitura:
Bechara, A. (2003). O papel positivo da emoção na cognição. Em: V. A. Arantes (org.) Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, cap. 10.
Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/xfx-ipuj-wff
-
Material complementar Pasta
-
Aprendizagem: o papel da hereditariedade e ambiente
Encontro pelo meet em: 07/07 das 14:30-16hs.
Texto para leitura:
Leite, S (1999). Retomando uma velha questão: a relação herança e meio ambiente. Em: Alysson Massote Carvalho (org.) O mundo social da criança: natureza e cultura em ação. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Além da pasta de tarefa (questão referente ao texto), segue pasta com a organização dos grupos nas datas em que apresentarão seus trabalhos. Dêem uma conferida por favor para verificar se está tudo certinho. Obrigada!
-
Material complementar Pasta
-
A natureza do conhecimento cotidiano, escolar e científico
Encontro pelo meet em: 14/07 das 14:30-16hs.
Texto para leitura:
Garcia, E. (1999). A natureza do conhecimento escolar: transição do cotidiano para o científico ou do simples para o complexo. Em: Maria Jose Rodrigo e José Arnay (orgs.) Conhecimento cotidiano, escolar e científico: representação e mudança. São Paulo, Ática.
Link para a aula: https://meet.google.com/tjo-isvb-krc
Até daqui a pouco, às 14:30h!
-
Material Complementar Pasta
-
Apresentação de trabalhos dos grupos - 1ª parte
Link: https://meet.google.com/kna-xqvb-xid
Nos vemos às 14:30h.
-
Apresentações - 28/07 Pasta
-
-
Apresentação de trabalhos dos grupos - 2ª parte
-
Apresentação de trabalhos dos grupos - 3ª parte
Link para a aula de hoje: https://meet.google.com/nqu-cudz-mcv
Começando excepcionalmente às 14hs.
-
Material complementar Pasta
-
-