Programação

  • Tópico 1

    Conceituação e caracterização da aprendizagem 

    Aula realizada presencialmente em 10/03/2020.

    Referência para leitura: 

    Pozo, J. I. (2002). Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed; cap. 1 e 3.


  • Tópico 2 - 02/06

    Aprendizagem por associação

    Encontro pelo meet em:  02/06/2020, das 14:30-16hs.

    Leitura indicada: 

    Tourinho, E. Z. (2010). Notas sobre o Behaviorismo de Ontem e de Hoje. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(1), 186-194.

    Questão relativa ao texto:

     Considerando a meta behaviorista de produzir uma explicação científica da conduta, pela adoção da observação e  experimentação como método, aponte como a mesma se concretiza nas propostas de Watson e Skinner .




    Disponível se: Você faz parte de T-PSA1200-2020101
  • Tópico 3 - 09/06

    Aprendizagem por reestruturação

    Encontro pelo meet em 09/06/2020 das 14:30-16hs

    Texto para leitura: 

    Bzuneck, J. A. (2004). Aprendizagem por processamento da informação: uma visão construtivista. In: E. Boruchovitch; J. A. Bzuneck Aprendizagem processos psicológicos e o contexto social na escola. Rio de Janeiro: Vozes.




    Disponível se: Você faz parte de T-PSA1200-2020101
  • Tópico 4 - 16/06

    Tentativa de síntese: aprendizagem implícita e explícita

    Encontro pelo meet em: 16/06 das 14:30-16hs.

    Texto para leitura: 

    Pozo, J. I. (2004). Aquisição do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, cap. 1.

    Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/utk-pdzt-hsj




  • Tópico 5 - 30/06

    Orientações para a preparação e lista dos temas para a escolha e realização do trabalho em grupo


    Encontro pelo meet em: 30/06 das 14:30-16hs.



  • Tópico 6 - 07/07

    O papel da afetividade e da cognição na aprendizagem

    Encontro pelo meet em: 30/06 das 14:30-16hs.

    Texto para leitura: 

    Bechara, A. (2003). O papel positivo da emoção na cognição. Em: V. A. Arantes (org.) Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, cap. 10.


    Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/xfx-ipuj-wff





  • Tópico 7 - 14/07

    Aprendizagem: o papel da hereditariedade e ambiente

    Encontro pelo meet em: 07/07 das 14:30-16hs.

    Texto para leitura: 

    Leite, S (1999). Retomando uma velha questão: a relação herança e meio ambiente. Em: Alysson Massote Carvalho (org.) O mundo social da criança: natureza e cultura em ação. São Paulo: Casa do Psicólogo.


    Além da pasta de tarefa (questão referente ao texto), segue pasta com a organização dos grupos nas datas em que apresentarão seus trabalhos. Dêem uma conferida por favor para verificar se está tudo certinho. Obrigada!



  • Tópico 8 - 21/07

    A natureza do conhecimento cotidiano, escolar e científico

    Encontro pelo meet em: 14/07 das 14:30-16hs.

    Texto para leitura: 

    Garcia, E. (1999). A natureza do conhecimento escolar: transição do cotidiano para o científico ou do simples para o complexo. Em: Maria Jose Rodrigo e José Arnay (orgs.) Conhecimento cotidiano, escolar e científico: representação e mudança. São Paulo, Ática.

    Link para a aula: https://meet.google.com/tjo-isvb-krc

    Até daqui a pouco, às 14:30h!

  • Tópico 9 - 28/07

    Apresentação de trabalhos dos grupos  - 1ª parte

    Link: https://meet.google.com/kna-xqvb-xid

    Nos vemos às 14:30h.


    • Pasta ícone
      Apresentações - 28/07 Pasta
      Disponível se: Você faz parte de T-PSA1200-2020101
  • Tópico 10 - 04/08

    Apresentação de trabalhos dos grupos  - 2ª parte

    meet.google.com/wqk-xiqq-sor



  • Tópico 11 - 11/08

    Apresentação de trabalhos dos grupos  - 3ª parte

    Link para a aula de hoje: https://meet.google.com/nqu-cudz-mcv

    Começando excepcionalmente às 14hs.


    • Pasta ícone
      Material complementar Pasta
      Disponível se: Você faz parte de T-PSA1200-2020101
  • Tópico 12 - 18/08