Psicologia Clínica
A inserção das tecnologias nas relações humanas é já dada, sendo imprescindível refletir como elas vêm influenciando e quais as possibilidades, desafios e consequências do uso das ferramentas digitais nas relações interpessoais, em especial, na psicoterapia. Em novembro de 2018 foram regulamentados os serviços psicológicos mediados pelas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no Brasil, entretanto são escassos os estudos e espaços de discussão acadêmica sobre a prática da psicoterapia online e da influência de tais tecnologias no cotidiano, numa perspectiva psicológica. Nesse sentido, esta disciplina pretende, além de oferecer subsídios introdutórios para uma prática psicológica online, visa também configurar um espaço de troca de experiencias e interesses entre os alunos e também promover um olhar crítico sobre o fenômeno online através de reflexões filosóficas/fenomenológicas. Em específico, os objetivos são:
- Oferecer ferramentas para a configuração de uma prática em psicologia online.
- Promover discussões e reflexões sobre os atendimentos online a partir de estudos recentes, bem como a troca de experiencias e de expectativas sobre esta modalidade de atuação.
- Contribuir para o desenvolvimento crítico sobre o atendimento psicológico online e as repercussões do virtual/online no cotidiano das pessoas.
- Incentivar a consolidação e estruturação de conhecimento científico e acadêmico sobre a temática.
- Docente: Andres Eduardo Aguirre Antunez
- Docente: Nara Helena Lopes Pereira da Silva
Nessa disciplina apresentaremos as bases conceituais e teóricas do pensamento de Frantz Fanon, apoiando-nos na explicitação e consideração do itinerário político e intelectual desse autor. Destacamos alguns aspectos-chave de sua produção com vistas à tematização da relação entre o desejo e a política nas relações raciais, na sociabilidade colonial e, sobretudo, nos diversos agenciamentos emancipatórios, onde se destacam os movimentos de lutas anticoloniais ao qual Fanon foi influenciador e influenciado. Visamos proporcionar um debate sobre a atualidade das reflexões do autor para a compreensão da subjetividade em face às desigualdades sociais contemporâneas e às modalidades psicanalíticas de operar sobre a realidade psíquica. Pretende-se refletir, a partir das contribuições oferecidas pelo autor, sobre a relevância do colonialismo, do racismo e da racialização para a sociedade capitalista e, sobretudo, sobre as implicações desses estranhamentos ao sofrimento psíquico e sociopolítico. Tal itinerário nos permitirá abordar alguns pontos problemáticos da ética da clínica e da pesquisa psicanalítica, notadamente aqueles que se configuram como limites epistemológicos da psicanálise, particularmente da psicanálise brasileira.
- Docente: Gabriel Inticher Binkowski
- Docente: Miriam Debieux Rosa
Dar uma compreensão geral do problema da excepcionalidade e uma visão dos recursos de nossa comunidade nesse campo, pondo em foco a relação terapeuta - paciente na área paramédica.
Realizar com os alunos uma reflexão crítica, uma análise de produção intelectual, sobre a construção do conhecimento em psicossomática.
- Docente: Avelino Luiz Rodrigues
Capacitar o aluno a:
- aplicar as técnicas e assimilar noções introdutórias relativas à interpretação dos resultados obtidos com as mesmas, considerando os objetivos, o contexto e as variáveis bio-psicossociais do indivíduo no processo de avaliação psicológica.
- conhecer e respeitar as implicações éticas decorrentes do uso destas técnicas.
- Docente: Andres Eduardo Aguirre Antunez
- Docente: Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo