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    13/10- Wallon. Profa. Luciana. Tema: Afetividade.  Cap. 9 do Livro: Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes.

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    AFETIVIDADE

    Alguns conceitos importantes para entender o capítulo:

    • A emoção é simultaneamente social e biológica em sua natureza;

    • É ponto de partida do psiquismo  e reduz-se inicialmente às manifestações fisiológicas da emoção;

    • É instrumento de sobrevivência típico da espécie humana;

    • É altamente contagiosa e tem poder epidêmico;

    “Pelo vínculo imediato que instaura com o ambiente social, ela garante o acesso ao universo simbólico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo da sua história. Dessa forma é ela que permitirá a tomada de posse dos instrumentos com os quais trabalha a atividade cognitiva. Nesse sentido, ela lhe dá origem”. (Dantas, 1992, p. 86)

    • “A toda alteração emocional corresponde uma flutuação tônica; modulação afetiva e modulação muscular acompanham-se estreitamente” (Dantas, 1992, p. 86) 

    • 3 entradas para a emoção: uma de natureza química, outra de tipo mecânico-muscular e outra de natureza abstrata: representacional. 

    • Identifica as emoções hipotônicas: redutoras do tônus como susto e depressão  e 

    Emoções hipertônicas: geradoras de tônus como a cólera e a ansiedade

    Espasmos: contração involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão

    Choro: espasmo da glote que acompanha os primeiros reflexos respiratórios

    “Ao espasmo está ligado o choro, mas também um conjunto de condições e de impressões simultâneas que se exprimem no espasmo bem como no choro. Nesse estágio tão elementar, não se pode distinguir o sinal da causa”

    “O prazer ou o alívio parecem acompanhar os espasmos em que é liberada uma tensão que se tornou excessiva”

    O riso e o soluço são espasmos organizados. 

    “Em vez de serem elementares e esporádicos, eles se encadeiam, são regulados e  até reguladores das energias que neles se liberam. A sensibilidade ligada a cada um deles é transferiada ao todo e, de puramente orgânica no começo, pode gradativamente tornar-se mais moral”. (p.119) 

    A base do espasmo é a atividade tônica dos músculos que precede os movimentos propriamente ditos.

    Medo: inicialmente está ligado à uma estimulação labiríntica brutal, a uma impressão de queda

    “As emoções consistem essencialmente em sistemas de atitudes que, para cada uma, correspondem a certo tipo de situação. É a emoção que dá o tom ao real” (p. 121)

    “O ambiente humano infiltra o meio físico e o substitui em grande medida, sobretudo para a criança” (p.122)

    “É assim que se instaura um primeiro modo concreto e pragmático de compreensão, ou melhor de particionismo mútuo. O contágio das emoções é um fato já muitas vezes assinalado”. 

    Exemplo do sorriso (ver página 124)

    “Esse espalhamento que é também alienação de si no outro”. 

    “A razão nasce da emoção e vive da sua morte”(Dantas)

    A emoção como exteriorização da afetividade ainda não é sentimento nem paixão. Sentimento ou paixão: capacidade de silenciar a emoção que pressupõe o controle pessoal e a oposição eu - outro. P.124

    Entre a emoção e a atividade intelectual, mesma evolução, mesmo antagonismo. (Wallon, p.125)

    Resumo;

    ü  Tem caráter contagioso (função basicamente social);

    ü  Nutre-se com a presença do outro;

    ü  Reduz a eficácia do funcionamento cognitivo;

    ü  É visível: abre-se para o exterior através das modificações na mímica e na expressão facial. As manifestações mais ruidosas da infância atenuam-se, mas a atividade tônica persite. “A emoção esculpe o corpo”.

    ü  Garante à espécie uma forma de solidariedade afetiva

    ü  Ela é também uma fase de desenvolvimento. No início da vida a afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com o predomínio da primeira.

    ü  A afetividade para evoluir depende das conquistas realizadas no plano da inteligência e vice-versa.