Programação

  • Aula 1 - 19/08 - Apresentação

    Olá pessoal:

    Aqui está o Programa da Disciplina, já com alguns ajustes. Peço que leiam o programa com calma e atenção. O cronograma está em elaboração pois dependo de algumas confirmações de datas.

    Nesta primeira atividade de hoje, gostaria de convidar vocês a entrarem no "mundo da sociologia" por meio de duas "sugestões de atividades" e uma "tarefa". 

    Sugestões de atividades:

    1) Tente encontrar na internet o filme "Roger e Eu", do cineasta documentarista estadunidense Michael Moore. Assistam até a próxima semana. Comentaremos na aula síncrona. Leiam algo sobre o documentarista também, por favor.

    Documentário: Roger e eu (Michael Moore) – EUA, 1989 – 1h31min.

    Se encontrarem um bom "link", compartilhem aqui e em outras plataformas com os colegas. Temos vasto material de compartilhamento também no grupo do facebook e aqueles que quiserem podem acompanhar por lá também.

    2) Já ouviram falar de Asterix? Já leram alguma de suas histórias em quadrinhos? Pois bem, sugiro que leiam um número de Asterix chamada "Obelix e Cia" (Goscinny e Uderzo, 1984). Busquem informação também sobre os autores.

    Tarefa:

    Avaliação diagnóstica: entreguem neste plataforma, preferencialmente até a próxima semana

    a) Interesse na disciplina:

    b) Experiência como "estudante de sociologia" (ensino médio ou outras):

    c) Problemas ou questões sociais pessoalmente mobilizadoras: 

    d) Se fosse escrever ou fazer um documentário sobre alguma questão social, o que você pessoalmente produziria?

    e) De que forma você analisa o momento pelo qual o país está passando?


  • Aula 2 - 25/08 - Emergência da Sociologia como ciência.

    Olá pessoal:

    Entrarei on line com vocês as 16h e as 19h para conversar um pouco sobre o filme "Roger e eu" e sobre o quadrinho "Obelix e cia". 

    Além disso, durante a tarde e noite de hoje fiquem ligadxs que postarei outras atividades para semana que vem. 

    Os estudantes mais próximos me disseram que não havia espaço ainda aqui para postar o exercício na forma de pdf. Estou verificando aqui o que fiz de errado para não deixar esta possibilidade em aberto. De qualquer forma, peço que não se preocupem e nem precisa me mandar por email. Pretendo que fique tudo postado aqui. Parece que alguns conseguiram enviar escrevendo como "resposta" ao comunicado. Está valendo também.

    Nos vemos logo menos!

    Link para o encontro de hoje (16h e 19h): https://meet.google.com/qxa-hzqp-zhx


    Para a aula da semana que vem, vocês devem se organizar para também VER UM FILME e LER UM TEXTO.

    a) Filme: DAENS - Um grito de justiça (É um longa metragem baseado em história real). Vocês devem encontrar cópia legendada no youtube).

    b) Capítulo de livro: LEMOS FILHO, Arnaldo. "As ciências sociais e o processo histórico". In: MARCELLINO, N. Introdução às Ciências Sociais. Campinas: Papirus, 2000. 

    Abraços, 

    Reinaldo

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A atividade da semana, sobre "Roger e eu" e "Obelix e cia", pode ser feita por aqui, enviando um texto pessoal OU respondendo algumas questões no link do formulário

  • Aula 3 - 01/09 - Sociologia: origem

    Olá pessoal:

    Seguimos aprendendo com esta ferramenta. Obviamente, minha comunicação não foi clara na última aula o que gerou dúvidas em vários de vocês. Não se preocupem, não haverá "desperdício" de trabalho nem sua duplicação.

    Vou tentar esclarecer, pois temos até agora, depois da entrega da avaliação diagnóstica (quem não o fez, faça!!) tivemos duas "atividades" e duas "estratégias de registro":

    ATIVIDADES:

    a) Filme "Roger e Eu" e leitura de "Obelix e Companhia".

    b) Filme "DAENS" e leitura de "As ciências sociais e o processo histórico".

    Estratégias de registro:

    a) Texto à luz de suas leituras e experiências pessoais, máximo 4 parágrafos. Espaço para entregar aqui! 

    ou

    b) Responder ao "formulário" específico da atividade.

    Portanto, se você já fez, não precisa refazer! Obviamente serão consideradas todas as entregas. Se ainda não fez, pode fazer o registro de qualquer uma destas formas. Se restar dúvida, me chamem, sem nenhum problema.


    Não teremos aula na próxima semana (dia 8) mas NOTEM que temos mais uma atividade, para a próxima aula, que será somente em 15 de setembro

    Atividades para a próxima aula (dia 15), iremos falar um pouco da sociologia "clássica" e seus fundamentos, por meio de Marx, Weber e Durkheim. Portanto, sugiro a leitura:

    - Capítulo I do livro "Sociologia clássica" de Carlos Eduardo Sell (2002), editado pela Editora UNIVALI. Este capítulo tem 28 páginas e é bem didático! Caso tenham dificuldade em achar, me procurem.

    - Filme "O jovem Marx", de 2017. "Aos 26 anos, Karl Marx embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny. Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Dândi, Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles lideram o movimento operário em meio a era moderna".

    Considerando que gostaria de um "registro" desta atividade também, fica mais uma vez estipulada a mesma estratégia "dupla". Pode fazer um pequeno texto pessoal de 4 parágrafos ou responder ao formulário específico. Escolham.


    Entrarei  ao vivo com vocês as 16h e as 19h na seguinte sala: https://meet.google.com/rkz-oojp-dyc

    Abraços,

    Reinaldo

    ----------------------------------------------------------------------------------------------

    A atividade da semana, sobre "DAENS" e "as ciências sociais e o processo histórico", pode ser feita por aqui, enviando um texto pessoal OU respondendo algumas questões no link do formulário

  • Aula 4 - 15/09 - Sociologia clássica

    Olá pessoal:

    Como teremos a atividade da Jornada de Lazer e Turismo as 16h e as 19h, hoje não entrarei "on line" com vocês. 

    Lembro a vocês que as 16h a discussão será sobre "Lazer e Turismo de Aventura"e as 19h sobre "Impactos do Ecoturismo".

    Ambos os assuntos interessam bastante a esta disciplina. Portanto, participem, estarei lá e vou anotar os nomes dos presentes!! (Rs... )

    Para esta semana, vocês tem atividade já programada, aqui em aberto. Além disso, pode ser feita pelo formulário aqui:

    https://forms.gle/Jpwh3zHWq4XFuVg67

    Para a semana que vem, teremos o seguinte:

    a) Faremos uma discussão mais rápida do filme sugerido e do capítulo do livro.

    b) Entraremos, já na quinta aula, na discussão específica sobre "Sociologia do Lazer": para isso a LEITURA OBRIGATÓRIA será o ARTIGO do Prof. Luiz Octávio: "O LEGADO DE JOFFRE DUMAZEDIER: REFLEXÕES EM MEMÓRIA DO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO.

    https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/519/352

    Além disso, sugiro que assistam a documentário recém editado pelo SESC: "Ócio, lazer e tempo livre" (50min).

    https://sesctv.org.br/programas-e-series/documentarios/?mediaId=1dd88d71d70d907794b6d7e45cdae2b1

    Daí conversamos com calma na semana que vem, 16h e 19h. Ainda deixei em aberto os espaços para entregarem o que perderam. Façam isso!! Depois irei fechar! Abraços!!



  • Aula 5 - 22/09 - Sociologia do Lazer

    Olá pessoal:

    Conforme combinado, entro as 16h e as 19h para discutir com vocês duas coisas: o artigo do Prof. Luiz Octávio sobre "Legado do Dumazedier" e também o documentário "Ócio, Lazer e Tempo Livre".

    Além disso, retomaremos o que ficou da semana anterior, que foi a discussão sobre o filme "Jovem Marx" e o texto sobre "Sociologia Clássica.

    Um bom texto complementar para vocês entenderem como a "Sociologia" chega ao Brasil:  CANDIDO, A. A Sociologia no Brasil. In: Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 18, n. 1.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    PARA SEMANA QUE VEM (29/09):

    Leitura obrigatória: CARDOSO, Ana Claudia Moreira. Direito e dever à desconexão: disputas pelos tempos de trabalho e não trabalho. Rev. UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 1 e 2, p. 62-85, jan./dez. 2016.

    Sugestão de filme: Michael Moore - Capitalism: a love story 

    Lembro que ainda estou recebendo a atividade anterior no formulário:

    https://forms.gle/RoP1AUpZBDM8khdq5

    Se preferirem, na aula anterior há espaço para entrega de texto pessoal por aqui mesmo e sem o uso do formulário.

    Vocês podem me encontrar em https://meet.google.com/zna-mkjv-qqo

    Abraços!!

  • Aula 6 - 29/09 - Trabalho e Não Trabalho

    Olá pessoal:

    Olha, hoje faremos um balanço do que fizemos até aqui para que ninguém se perca no "caminho". Falarei sobre isso.

    Além disso, retomaremos a discussão sobre o documentário "Ócio, lazer e tempo livre" que foi pouco discutido na aula passada, já que ficamos com um conteúdo extenso e acabamos dando mais atenção ao filme "Jovem Marx" e ao livro de Sociologia Clássica. Esta semana pedi também que circulasse entre vocês um pdf sobre "Sociologia para não sociólogos" que achei bastante didático.

    Hoje faremos ainda, depois deste balanço, a discussão sobre o filme "Capitalism, a love history", do Michael Moore, bem como do artigo de minha colega Ana Claudia Cardoso, sobre o "direito e dever à desconexão". 

    Para finalizar esta atividade, deixo um formulário (que deixarei em aberto até a próxima semana, embora todos os formulários anteriores ainda estejam em aberto) ou a caixa aberta para enviar texto (de 4 até 5 parágrafos) portanto, se não fizeram a atividade, façam-na, não apenas como obrigação de entrega mas como oportunidade de aprendizado do que ficou para trás.

    Para a próxima semana: 

    Deixarei que escolham a leitura de UM dos seguintes capítulos do livro "teorias do lazer". 

    Cap 2: Teorias do lazer e positivismo

    Cap 3: Teorias do lazer: contribuições da fenomenologia

    Cap 4: Marxismo e os estudos do lazer no Brasil

    E para nossa atividade áudio visual da semana, indico que assistam duas pequenas obras de arte Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Mas podem se divertir à vontade neste canal, altíssimo nível de produções áudio visuais.
    Sugiro: a) Pipa, de Juliana Jesus; b) Preciso te dizer com os olhos, de Gabriela Sallum.

    Anotem suas impressões!! Tanto das leituras como dos vídeos.

    Logo menos nos vemos em:

    https://meet.google.com/qbq-nwcn-xrb (16h)

    https://meet.google.com/nxu-jqfb-syz (19h)

    Abraços e boa semana!!

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ENTREGA DA SEMANA

    Capitalismo: uma história de amor X Direito à desconexão

  • Aula 7 - 06/10 - Teorias do Lazer - abordagens funcionalistas

    Olá pessoal:

    Esta semana iremos discutir o capítulo DOIS do livro Teorias do Lazer: "Teorias do Lazer e Positivismo". Aqueles que escolheram este capítulo deverão contribuir nas discussões. Se houver tempo, discutiremos também o capítulo 3, "Contribuições da fenomenologia".

    Discutiremos ainda os vídeos indicados.

    Para a próxima semana:

    a) Pesquisar, em REVISTAS NACIONAIS, artigos sobre LAZER que sejam recentes e que problematizem "questões sociais" com especial interesse para questões de gênero, classes sociais, étnico-raciais ou que evolvam "barreiras" de acesso ao lazer e suas estratégias de superação.

    b) escolhido o artigo, leia e tome notas dos pontos importantes a destacar. Haverá um diálogo a partir disso com o grupo-classe.

    Em tempo, colocarei disponível um formulário onde deverão colocar suas impressões.

    Nos vemos hoje em:
    https://meet.google.com/yos-pcwr-rfj 
    (link das 19h)

    Vídeos para a semana:
    Acessem http://etudoverdade.com.br/br/home/
    E divirtam-se! Depois comentaremos!!

    Boa semana!! Abraços!!

  • Aula 8 - 13/10 - Teorias de lazer e a perspectiva fenomenológica e crítica.

    Olá pessoal:

    Neste encontro de hoje iremos discutir o Cap. 3 e Cap. 4 do livro "teorias do lazer". Espero que tenham lido.

    Além disso, espero que tenham iniciado a busca de artigos NACIONAIS que abordem o LAZER a partir da problematização das questões sociais que atravessam o fenômeno: classe social, raça/etnia, gênero, espaço/território, políticas públicas, etc.

    Hoje não haverá tempo para falarem sobre os artigos , mas faremos isso no próximo encontro. Portanto, programem-se.

    Nesta semana então prossigam nesta "tarefa". Deixarei disponíveis DOIS formulários diferentes para preencherem sobre estas duas atividades que ainda não registraram: a leitura do Teorias do Lazer e a pesquisa de artigos. Fiquem ATENTXS. Desta vez estará disponível apenas o formulário e será a única forma de registro da atividade realizada.

    Formulário para registrar a LEITURA:

    https://forms.gle/JaWprSNZNNB32pBw6

    Formulário para registrar a PESQUISA DE ARTIGO:

    https://forms.gle/QwVCz1CRDxzePgMQ9

    Com relação a programação de vídeos, sugiro que acessem o canal http://portacurtas.org.br/

    Escolham algum bom CURTA de sua preferência, as temáticas são variadas. Curta, assista, anote suas impressões. Perguntarei sobre isso nos próximos encontros.

    Nos vemos logo menos em:

    https://meet.google.com/smo-hoip-erh

  • Aula 9 - 20/10 - Sociologia do Lazer: compreensão e intervenção

    Olá pessoal:

    No nosso encontro de hoje caminhamos para o encerramento do módulo de Sociologia do Lazer que faremos no próximo encontro com a atividade relativa aos artigos pesquisados por vocês.

    Hoje teremos visita em nossos encontros das 16h e das 19h.

    As 16h, vocês terão a oportunidade de conhecer o Projeto Navegando nas Artes. Este projeto foi visitado pelos estudantes da disciplina de "sociologia do lazer" no ano passado, presencialmente. Esta participação será de Franz Thomas, fundador e coordenador pedagógico do projeto e de Laís Guimarães, que nos recebeu muito generosamente lá o ano passado e que atua nesta Organização Social como Educadora e Navegadora. Foi uma experiência única no ano passado e espero que vocês tenham a oportunidade e visitar depois no local e contribuir com este trabalho belíssimo.

    Para saber mais: https://www.navegandonasartes.com.br/

    Além disso, teremos uma visita rápida da Bacharela em Lazer e Turismo, Paula Caroline Souza que atuou em diversos projetos de lazer com o terceiro setor e hoje é candidata a vice-prefeita na cidade dela, Rio Grande da Serra, no ABC Paulista.

    As 19h, teremos a ilustre presença do Prof. Luiz Octávio de Camargo que nos falará sobre o LAZER na perspectiva das políticas municipais. O Prof. Luiz Octávio é nosso professor emérito neste campo e uma das referências.

    Teremos também a participação da Bacharela em Lazer e Turismo Laura Juliana que nos contará um pouco de sua larga experiência com o Lazer e Pessoas com deficiência, atuando como coordenadora de uma instituição de âmbito nacional nesse campo.

    Espero vocês em:

    https://meet.google.com/nkh-bsgm-hma  -  LINK das 19h.

    Abraços!


  • Aula 10 - 27/10 - Sociologia do lazer: fechamento

    Olá pessoal:

    Fechando o módulo de LAZER, teremos finalmente a apresentação de ARTIGOS selecionados por vocês. Por favor, concentrem-se em preparar uma apresentação APENAS verbal e que não ultrapasse cinco minutos. Portanto, você deve se ater a aos pontos fundamentais de cada artigo, especialmente no tocante ao referencial teórico utilizado e aos aspectos metodológicos. Não esqueçam que você deve registrar esta tarefa em formulário próprio já indicado em aulas anteriores e espero, obviamente, que não esqueçam de colocar a referência completa.

    Falaremos também sobre as ideias de vocês para trabalhos finais.

    Para a próxima semana, ao iniciar o módulo de TURISMO, teremos um breve discussão sobre a "sociologia do turismo" proposta por Krippendorf. Gostaria que lessem o seguinte: "Impressões de Jost Krippendorf sobre Balneário Camboriú", um artigo publicado na Revista Visão e Ação em 1999/2000. Não será difícil de encontrar. É um artigo muito simples e de leitura rápida. Sugiro que leiam ainda a seguinte resenha sobre o livro escrita por Henrique Catai para a Revista Turismo em Análise em 2001. Este link talvez ajude:

    file:///Users/administrador/Downloads/63534-Texto%20do%20artigo-83255-1-10-20131016.pdf

    E do próprio AUTOR lessem:

    KRIPPENDORF, J. A Maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição (capítulo 2). Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2000, p.35-103.

    Depois discutirei com vocês sobre o livro. 

    FILMOGRAFIA:

    Continuem a acessar os documentários. Olhe o site do SESC e do Festival Tudo é verdade: deixo aqui indicados os documentários "Cidade Fantasma", "Dois tempos" e "Futebol".

    Vale a pena assistir, em espanhol, um pouco do autor:

    https://www.youtube.com/watch?v=7N2F3AK0KQs

    LINK para o encontro de hoje: https://meet.google.com/qhx-ucpk-gyx  (16h e 19h)

    Abraços e boa semana




  • Aula 11 - 03/11 - Sociologia do Turismo - Krippendorf

    Olá pessoal: espero que tenham desfrutado de um bom feriado e conseguido ler o que foi indicado. Iremos discutir um pouco do Krippendorf e entender os "primeiros passos" da Sociologia do Turismo. Para isso, também, farei uma fala mais expositiva baseando-me no artigo de Erik COHEN (em anexo, abaixo). Esse ficará para vocês como leitura complementar.

    COHEN E. The Sociology of Tourism: Approaches, Issues and Findings. Annals Revue of Sociology. Vol. 10, 1984, p. 373-392.

    Para o encontro da semana que vem, iremos trabalhar com as ideias de John Urry, em "O olhar do Turista". Por favor, quem tiver acesso ao livro, procure já adiantar a leitura. Indicarei aqui os trechos mais importantes para a discussão.

    URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo, SESC/Studio Nobel, 1996.

    Gostaria também que lessem o seguinte artigo (em anexo) - OBRIGATÓRIO!!

    MELO, Erik Silva Omena de. Aprofundando o olhar do turista: considerações acerca de suas determinantes sociais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v. 3, n. 2, p. 71-94, ago 2009.

    Outras sugestões audiovisuais:

    a) https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/54303/25-festival-internacional-de-documentarios-e-tudo-verdade

    Essa primeira indicação já foi comentada aqui e este espaço do Festival "É tudo Verdade" em parceira com o SESC apresenta um excelente material.

    b) Profa. Rose Satiko, querida colega do Departamento de Antropologia, indica também: https://br.in-edit.tv/ 

    Muitos trabalhos de extrema qualidade. Confiram.

    Boa semana!

    Reinaldo Pacheco

    Hoje nos vemos logo menos em: 

    https://meet.google.com/zcy-gpcx-hcw





  • Aula 12 - 10/11 - Sociologia do Turismo - John Urry

    Olá pessoal:

    Hoje faremos nossa aula relativa ao "Olhar do Turista", obra de John Urry. No entanto, obviamente, outras referências serão usadas para nossa análise. 

    De "O olhar do Turista" faremos uma discussão mais detalhada sobre o capítulo UM, além da apresentação e do prefácio do livro. Mas, como sempre, sugiro que assim que possam leiam o livro na íntegra. Além disso, sugiro que leiam os outros materiais aqui em anexo sobre o autor e a obra:

    1) Biografia resumida do autor:

    https://es.wikipedia.org/wiki/John_Urry

    2) Resenha do livro "What is the Future", último livro publicado pelo autor em 2016.


                                                                       ********

    Para o próximo encontro sugiro que leiam o artigo de Erik Cohen (1988):

    COHEN, E. Authenticity and Commoditization in Tourism. Annals of Tourism Research. Vol.15, 1988, p.371- 38.

    Além disso e na continuidade do curso sugiro a seguinte tarefa, bastante simples: concentrem-se nas Revistas Científicas NACIONAIS de Turismo e escolham APENAS UM artigo que trate de "questões sociais" deste campo de estudo. Leia o artigo e se prepare para uma apresentação também coletiva de no máximo três minutos, a exemplo do que fizemos no módulo "lazer".  Em tempo, deixarei o formulário para preenchimento desta tarefa.

    Na próxima semana talvez teremos também convidadas. Informo tão logo consiga confirmação.

    Aguardo vocês no LINK abaixo, as 16h e as 19h: 

    https://meet.google.com/kzq-qumn-cpo


    Abraços e boa semana!! Força para NÓS, estamos quase terminando!! AVANTE!!


  • Aula 13 - 17/11 - Turismo: autenticidade x mercantilização

    Olá pessoal:

    Neste encontro vou me ater a discutir com vocês o texto indicado (COHEN, 1988). Além disso, teremos visitas!! Lembro a vocês que estas visitas estavam sendo planejadas pois foram uma forma de "compensar" a falta de nossas "incursões" em campo na medida em que esta disciplina tinha praticamente metade de sua carga horária fora de "sala de aula".

    As 16h, nosso visitante será o pesquisador e colega Lucas Martins de Oliveira: Doutor [2020] e Mestre [2016] em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), área de concentração Paisagem e Ambiente, linha de pesquisa Paisagem e Sociedade. Graduado em Arquitetura e Urbanismo [2013] pela FAUeD-UFU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia). Colabora com a Rede Nacional de Pesquisa QUAPA-SEL (Quadro do Paisagismo no Brasil - Sistema de Espaços Livres) desde 2010. Pesquisador Associado da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas). Membro do Conselho Editorial da revista Lab-Verde (FAUUSP). Parecerista ad hoc das Revistas Risco (IAU-USP), GEOUSP, RDG e Geoliterart (FFLCH-USP) e GEOgrafias (UFMG). Experiência docente desde 2015 em disciplinas de Paisagismo e Urbanismo. Pesquisa, especialmente, inter-relações entre Paisagismo, Urbanismo e Planejamento Urbano.

    Eu tive o prazer de participar da banca de Doutoramento do Lucas e acho que vai ser uma tarde ótima para entendermos a relação entre FERROVIAS x CIDADES x PAISAGENS. No Brasil deixamos isso de lado e seria ponto a potencializar o TURISMO, como também o LAZER local. Para acessar o trabalho do LUCAS (Sugiro que o façam, é muito bom o trabalho!). No USP TESES:

    Ferrovia-parque: possibilidades para paisagens das cidades do Triângulo Mineiro

    https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-16032020-160253/pt-br.php

    As 19h, teremos a presença do João Pedro, querido colega também que tem feito um trabalho incrível de resgate da memória do "Futebol de Várzea" em SAMPA. Museólogo, Formado em Bacharelado em Museologia em 2018 pela Universidade Federal de Pelotas, Técnico em informática formado pela ETEC Ferraz de Vasconcelos em 2009. Foi responsável pelo projeto do Museu Florestal Octávio Vecchi, que fica no Horto Florestal/SP. Museólogo do Projeto Acervo Gaviões da Fiel. Professor do Curso Técnico em Museologia na ETEC Parque da Juventude. Atua na área da educação patrimonial e museológica através de oficinas. Pesquisador convidado do  "Passagem Funda do CPDOC Guaianás (Centro de Pesquisa e Documentação Histórica)" . Durante a Universidade participou de assessorias técnicas em documentação e mediação em Museus.

    Acho que teremos mais um grande dia!!

    Em tempo: coloco aqui o formulário referente a atividade de encerramento deste módulo, qual seja, a pesquisa de ARTIGO sobre TURISMO em revistas nacionais. Circulou entre vocês esta semana uma tabela com as principais revistas, mas aí vai mais uma vez: 

    http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/revistas-acad%C3%AAmicas-de-turismo.html

    Lembro a vocês que TEREMOS atividade na próxima SEMANA mas será como participação em EVENTOS que já estou divulgando, tanto a TARDE quanto a NOITE. Portanto, para a próxima semana concentrem-se na tarefa indicada e em colocar as atividades em dia. Encerraremos como previsto o curso no dia 01 de dezembro.  Como podem perceber, portanto, neste exercício de pesquisa de vocês dos artigos de turismo não teremos tempo para apresentações orais. Apresentem apenas via formulário, que aí está:

    https://forms.gle/Mc35KsHouoishNVJ7

    Aguardo vocês as 16h e as 19h. LINK: https://meet.google.com/fxq-xqmo-xji

    Abraços!!


    Reinaldo Pacheco

  • Aula 14 - 24/11 - EVENTOS: urbanismo, lazer e turismo

    Olá pessoal:

    Lembro a vocês que, conforme amplamente divulgado nas redes sociais, teremos na tarde e noite de hoje dois eventos importantes e por meio dos quais convido vocês a participarem como atividade letiva.

    Na tarde de hoje estaremos discutindo as "Experiências ibero-americanas em políticas públicas de urbanismo e lazer". Este encontro será conduzido pela colega da UERJ, Profa. Dra. Marcela Padilha e contará com a participação de pesquisadoras e pesquisadores do campo da Geografia, Urbanismo e Lazer.

    Para acessar este painel, entre no link:

    https://event.webinarjam.com/register/126/prv98s56

    Início as 13h30, hora de Brasília, pois será 17h30 na Espanha e o evento é promovido pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC). Vejam a programação completa, excelente!!

                                                                    ******

    No evento da noite, 19h30, faremos uma discussão sobre "Lazer, Turismo e Parques Urbanos". Este evento é promovido pelos pesquisadores da 
    UESPi - Universidade Estadual do Piauí, Prof. Antonio Rafael e Profa. Ana Angélica Costa e teremos a participação de uma pesquisadora também da Universidade Federal do Delta do Parnaíba/PI, Profa. Shaiane Vargas. Participem, pois a discussão será excelente!

    Para se inscrever, acesse: forms.gle/y4C63F4obmiHaCEi8

    Aguardo vocês!

    Lembro que nosso encerramento será na próxima semana!! Aguardem maiores informações!!

    Abraços


    Reinaldo Pacheco



  • Aula 15 - 01/12 - TURISMO e Protagonismo Comunitário.

    Olá pessoal:

    Deixo aqui as orientações para nosso encontro de fechamento da disciplina, que seria dia 01, SOMENTE as 19h, sob o tema: TURISMO e Protagonismo Comunitário.

    Teremos a participação do pessoal do QUILOMBAQUE, importante Centro Cultural que desenvolve várias estratégias receptivas de Turismo de Base Comunitária no bairro de Perus, aqui mesmo em Sampa. Estarão conosco a Camila e o Raul. 

    Camila Cardoso é palhaça, produtora cultural, arte educadora e jongueira. É gestora na Quilombaque e coordena a Agência Queixadas.

    Raul Costa: Coordenador da Agência Queixadas, Criador do Projeto Inglês na laje e Ativista Cultural. Morador de Perus desde 1992 passei por diversas áreas até encontrar o sentido da minha vida, que é transformar lugares através da potência educacional, histórica e econômica que o turismo de base comunitária nos proporciona.

    Aqui, só uma pequena mostra do trabalho deles:

    https://www.youtube.com/watch?v=c3_4Ut4Bfa4

    Eles estão numa campanha pra não perder o espaço que conquistaram lá. Se puderem, contribuam. Estarão conosco na aula de encerramento da graduação, na terça feira, 19h. Sintam-se convidados e convidadas a participar e conhecer o trabalho deles mais de perto. 

    https://www.agenciamural.org.br/quilombaque-perus-corre-risco-de-perder-sede-e-busca-apoio/

    E aqui um vídeo e texto para que compreendam melhor o significado deste trabalho naquele território.

    https://ims.com.br/convida/comunidade-cultural-quilombaque/

                                                                         *******

    Além disso, vocês terão a participação da Milena Manhães, conversando também como vocês sobre o Turismo em comunidade quilombola na região de Búzios/RJ. Prá quem não conseguiu acompanhar a aula da pós na sexta passada, tenho certeza que será imperdível!

    Milena Manhães, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade de São Paulo (USP). Turismóloga, com mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Atualmente é Mediadora Pedagógica a Distância da disciplina Turismo e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, via Fundação CECIERJ pelo Consórcio CEDERJ/UAB, e atua como pesquisadora do Projeto Condições sanitárias, socioambientais e de saúde - TED entre a Funasa e a Fiocruz. Também compõe a base de avaliadores da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR) e Revista Periferia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da FEBF/UERJ.

    Depois deixarei aqui orientações sobre a auto-avaliação, avaliação do curso (que será um formulário) e também sobre o trabalho final, que será postado aqui. Aguardem as orientações.

    Espero vocês as 19h!!

    Clique neste link:

    https://meet.google.com/fnz-wtby-dqa 


                                                                  **********

    Orientações para o Trabalho Final: 

    O Trabalho Final é simples: deve ser um texto individual, a partir de suas experiências subjetivas e/ou familiares com o Lazer e/ou Turismo e que tiveram influência na sua formação pessoal e identitária. Trata-se de um texto dissertativo problematizando a própria experiência à luz das leituras e discussões realizadas durante o curso e deve ter de DUAS a TRÊS páginas, com componentes descritivos e analíticos.

    Abraços


  • Aula 16 - 08/12 - TIRA DÚVIDAS

    Olá pessoal:

    A pedidos de alguns estudantes, ficarei em plantão de dúvidas. Se você quiser tirar dúvidas "ao vivo", os horários serão os seguintes:

    TARDE: 16h00 até 16h40

    NOITE: 19:30 até 20h10

    Se você mantiver alguma dúvida e não conseguir estar conectado em algum destes dois horários, também poderá me procurar por email (repacheco@usp.br) ou mesmo no meu watsapp (967615757). Por vezes demoro um pouco a responder, devido às demandas de final de semestre, mas responderei a tempo.

    E não se esqueçam que vocês tem até dia 15, sem falta, para entregar o texto individual final. As orientações estão descritas na aula 15, bem como lá há o espaço de alocação desta tarefa. 

    FORMULÁRIO de AUTOAVALIAÇÃO e avaliação da disciplina: https://forms.gle/NbjrzEd1sgzvfzuG8

    PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO!! 

    Abraços

    Reinaldo Pacheco