Programação
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6/10- Wallon. Profa. Luciana. Tema: O ato motor. Cap. 10 do Livro: Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes.
Capitulo 10 - O ato motor - continuidade!
Impulsividade Motora Pura: descargas motoras que são movimentos reflexos, impulsivos, descontínuos, não-intencionais
ü Esses primeiros atos motores não têm motivo psíquico e possuem como única razão o fato de serem atividades dos órgãos correspondentes. Com a mediação do outro, os movimentos e seus efeitos passam a fazer parte da vida psíquica.
ü Reação circular (particularmente com a coordenação mãe e o olho, entre os 3 e 4 meses), surge para exercitar o movimento e suas sensibilidades, provocarão possibilidades de exploração e progressos na percepção, manipulação/preensão e constituição da linguagem (balbucio) (ver pag 138 Wallon).
ü A conjugação de efeitos sensoriais e motores engendra a união recíproca dos diferentes campos sensoriais, tendo o movimento como denominador comum (espaço bucal, espaço proximal e, por fim, a locomoção).
Sensibilidade interoceptiva (sinais dos órgãos internos), proprioceptiva (relacionada ao movimento e ao equilíbrio do corpo no espaço) e exteroceptiva (está relacionada ao conhecimento do mundo exterior).
O ato mental se desenvolve a partir do ato motor
O estágio impulsivo emocional (0 a 1 ano) - (Predominância afetiva - conhecimento si mesmo - controle motor - Centrípeta e subjetiva)
1º momento: impulsividade motora (sensibilidade, movimento e simbiose)
2º momento: emocional (emoção e tônus, atividades circulares)
O estágio Sensório-Motor e Projetivo (1 a 3 anos) - (Predominância cognitiva - conhecimento do mundo externo - objetos - Centrífugo e objetiva)
Reações circulares: marcha e linguagem
“o ato mental projeta-se em atos motores”
Imitação e simulacro
Imitação: indução do ato por um modelo exterior, é uma atividade que relaciona o movimento e a representação. (desdobramento)
Simulacro: trata-se de um ato sem o objeto real (substituição)
“encontrar para um objeto sua representação e para a representação, um signo”
Eu corporal
1- Psicogênese do movimento – pág 128/137
Movimentos reflexos
Aspectos maturacionais do movimento – p.130
Conflitos –p.131
Sistemas integrados – p.132
As funções do movimento
Acordo entre reações posturais e movimento
As motivações do movimento: impulsos, o efeito sensorial, união de diferentes campos sensoriais
2- O outro e a imitação dos gestos
Vida social e vida psíquica
Comparação com os animais
Processo de individualização;
Conceitos
Exemplos
3- A relação da criança com os objetos
As reações circulares
Continente e conteúdo
Exploração do objeto
Uso do instrumento
4- O Simulacro