Diagrama de temas

  • 29/9- Wallon. Profa. Luciana. Tema: O ato motor.  Cap. 10 do Livro: Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes.

    Descarregue seu texto AQUI

    Glossário do texto descarregue aqui

    WALLON - CAPITULO 10

    O ATO MOTOR

    Alguns conceitos importantes para entender o capítulo:

    Tipologia do movimento para Wallon(baseado nas sedes de controle):

    • Movimentos reflexos, controlados no nível da medula.
    • Movimentos involuntários, automáticos, controlados em nível subcortical pelo sistema extrapiramidal;
    • Movimentos voluntários ou praxias, controlados no nível cortical, pelo sistema piramidal.

    Fiel à sua posição infra-estrutural, Wallon busca os órgãos do movimento: a musculatura e as estruturas cerebrais responsáveis pela sua organização.

    A sequência psicogenética de aparecimento dos diferentes tipos de movimento:

    1- Após o nascimento a motricidade disponível consiste, além dos reflexos, apenas em movimentos impulsivos, globais e incordenados (a criança está às voltas com conjuntos de gestos e tem que lutar contra sincinesias)

    2- Movimentos expressivo-emocional (manifestação motora são gestos dirigidos às pessoas) – amadurecimento de estruturas mesoencefálicas do sistema extrapiramidal, aliado à resposta social do ambiente, sob a forma de interpretação do significado do movimento;

    3- Gestos instrumentais, práxicos (amadurecimento cortical torna aptos os sistemas necessários à exploração direta sensório-motora da realidade): a marcha, a preensão, a capacidade de investigação ocular sistemática, em especial. 

    Na atividade muscular identifica duas funções: 

    • Cinética ou clônica: responde pelo movimento visível, pela mudança de posição do corpo ou de segmentos do corpo no espaço. (atividade do músculo em movimento)
    • Postural ou tônica: responde pela manutenção da posição assumida (atitude) e pela mímica. (atividade do músculo parado)

    Na gênese do movimento essas funções não estão integradas entre si, por isso:

    • Encontramos no bebê tendências à catatonia;
    • A criança pequena se vê arrastada por seus gestos;
    • Anda puxada pelo peso do corpo atirado para frente;