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22/9- Wallon- Professora Luciana. Tema: Os fatores do desenvolvimento. Cap. 3 do Livro: Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes.
Capítulo 3 - Fatores do desenvolvimento - Descarregue seu texto AQUICapítulo 3 – Os fatores do desenvolvimento psíquico
· Bebê: estágio de parasitismo
· Relação com comportamento de outros animais
· Sociedade complexa e instável
· Um equipamento de aptidões totalmente diferenciadas
“Assim na criança enfrentam-se e se implicam mutuamente fatores de origem biológica e social”. (Wallon, 1941/2007, p.30).
· Na psicogênese, o órgão em geral precede a função e seu livre exercício inicial;
· A causa da função é orgânica
“A razão do crescimento não está, portanto, no presente, mas no tipo de espécie que cabe ao adulto realizar”. (Wallon, 1941/2007, p.31).
· Genótipo
· Fenótipo
“A história de um ser é dominada por seu genótipo e constituída por seu fenótipo”. (Wallon, 1941/2007, p.31).
· Só o fenótipo é diretamente acessível à observação
· Diferenciação entre o que permanece constante e o que cabe a múltiplas circunstâncias fazer variar
· É preciso saber distinguir as influências
“Entre gerações ou entre grupos relativamente próximos, às vezes até entre indivíduos, pode haver variações sensíveis. É preciso levá-las em conta para não concluir sem justo motivo pela existência de superioridades ou de inferioridades fundamentais”. (Wallon, 1941/2007, p.32).
· Algumas críticas:
ü Genótipo: princípio da recapitulação onto-genética (a ontogênese reproduziria a filogênese);
ü As sucessivas idades da criança reproduziriam de forma abreviada a evolução das civilizações
“Se as etapas da vida mental na criança tivessem por protótipo e por condição as etapas da civilização humana, o vínculo entre os termos que se correspondem nas duas séries só poderia ser uma estrutura material cuja posição no desenvolvimento do indivíduo e da espécie estaria estritamente determinada” (Wallon, 1941/2007, p.33).
· Exemplo da linguagem
“Todas as constatações da psicologia contemporânea provam que o funcionamento da atividade mental se tornaria inconcebível se fosse preciso decompor suas operações em elementos que tivessem cada qual por sede e por órgão um elemento ou uma combinação de elementos orgânicos.”
“Entre a criança e o primitivo, a distinção é clara. A primeira está em presença de técnicas que ainda não sabe utilizar; para o outro elas faltam”.
· A relação entre fatores internos e externos do desenvolvimento coloca o problema das relações entre a maturação e a aprendizagem funcionais
“Aliás, é geral a lei segundo a qual os efeitos dos quais nem a forma, nem o grau, nem a cronologia podem ser sensivelmente modificados pelo exercício são reações primitivas, reações que pertencem ao equipamento psicobiológico da espécie e cuja maturação funcional é a condição predominante. Ao contrário, o que o exercício pode desenvolver ou diversificar depende de atividades combinadas em que se traduzem os dons individuais de adaptação, de iniciativa e de invenção”. (Wallon, 1941/2007, p.39).
· Equipamento psicobiológico bem mais complexo que nas outras espécies;
· Fatores externos funcionam como um regulador interno de sua conduta;
· Falta de maturação suficiente: prematuração
“Atinge e longe seu mais alto grau no homem e vem acompanhada e uma inversão na ordem dos recursos a seu alcance, que prepara a orientação totalmente nova de sua existência”. (Wallon, 1941/2007, p.40).
“As funções de expressão precedem de longe as de realização. Preludiando a linguagem propriamente dita, elas são as primeiras a por sua marca no homem, animal essencialmente social”. (Wallon, 1941/2007, p.41).