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Programação

  • Henri Wallon (1879-1962)

    · Pioneiro nos estudos em psicologia da criança;

    · Aluno aplicadíssimo: Wallon tomou emprestada e certamente leu perto de 200 obras em dois anos (1899-1900);

    · Professor de filosofia (1902), doutor em medicina (1908);

    · Participou da primeira guerra (1914-1918) como médico (observar lesões e seus reflexos sobre processos psíquicos);

    · Defendeu sua tese “A criança turbulenta” (1925);

    · Psiquiatra infantil/ psicopatologia infantil (crianças com dificuldades escolares, crianças instáveis, agitadas, epiléticas e retardadas);

    · Segunda guerra (1939-1945), participou do movimento de Resistência contra os invasores do nazismo

    · Projeto Langevin-Wallon (1944- 1947) – Comissão de Reforma de Ensino da França;

    A evolução psicológica da criança (1941), é “provavelmente o livro mais difícil de sua obra, devido à densidade do exposto e à complexidade do projeto.

    Wallon considerava o comportamento patológico como laboratório natural para os estudos da psicologia, pois nessas circunstâncias é possível observar os fenômenos se transformando mais lentamente e assim permitindo observações mais precisas.

    Wallon utiliza um método de comparação genética e neuropatológica relativo a conjuntos com níveis de velocidades de desenvolvimento diferentes: psicopatologia, psicologia animal, antropologia das populações atrasadas.


    Bibliografia

    Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes.