Programação


  • PSA 187- Psicologia do Desenvolvimento (para o curso de Fisioterapia)
    2o/2020

    Plataforma Google Meet

    3as feiras, das 10 às 12h

    Docentes: Profa. Associada Luciana Maria Caetano. lmcaetano@usp.br

                     Prof. Associado Leopoldo Fulgêncio. leopoldo.fulgencio@gmail.com

                     Profa. Titular Maria Thereza Costa Coelho de Souza. mtdesouza@usp.br

    CRONOGRAMA

    18/8- 1a aula. Apresentação da disciplina; objetivos; apresentação dos docentes; atividades (aulas online e atividades por escrito), avaliação (Prova a ser feita em casa e enviada aos docentes). Os 3 docentes.

    25/8- A área de Psicologia do Desenvolvimento na atualidade. Profa. Dra. Maria Thereza

    1/9- Evidências sobre características de bebês recém nascidos: um convite a reflexões teóricas. Em O bebê do século XXI e psicologia em desenvolvimento. Seidl de Moura (org), 2004. Profa. Maria Thereza

    8/9mesmo texto da aula de 25/8. Tema: O Recém nascido e o self, os objetos e o outro. Evidências contemporâneas X Teorias clássicas. Profa. Maria Thereza

    15/9-  Wallon - Professora Luciana - Tema: A teoria da Psicogênese da Pessoa Completa de Henri Wallon- Cap 1 e 2 do Livro: Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes. (obs: site do curso de Wallon, com todos os pdfs dos textos que serão utilizados: https://sites.google.com/usp.br/psa2518/disciplina-psa-187)

    22/9- Wallon- Professora Luciana. Tema: Os fatores do desenvolvimento.  Cap. 3 do Livro: Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes.

    29/9- Wallon. Profa. Luciana. Tema: O ato motor.  Cap. 10 do Livro: Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes.

    6/10- Wallon. Profa. Luciana. Tema: O ato motor.  Cap. 10 do Livro: Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes.

    13/10- Wallon. Profa. Luciana. Tema: Afetividade.  Cap. 9 do Livro: Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes.

    20/10-O brincar numa visão psicanalítica.

    A teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Winnicott

    Conferências Fulgencio:         

    1. Para ler Winnicott

                2. A teoria do desenvolvimento do Ser , do ponto de vista d eWinicott

    27/10- Análise dos objetos e fenômenos transicionais. Prof. Leopoldo

    Winnicott, D. W. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.

    3/11- O brincar como modelo clínico. Prof. Leopoldo.

    Fulgencio, L. (2008). O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico. Revista Brasileira de Psicanálise, 42(1), 124-136.

    10/11- O lugar da experiência cultural Prof. Leopoldo.

    Winnicott, D. W. (1971q). O lugar em que vivemos O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.

     

     

    17/11- O destino dos objetos transicionais. Prof. Leopoldo.

     

    Winnicott, D. W. (1989i). O Destino do Objeto Transicional Explorações Psicanalíticas: D. W. Winnicott (pp. 44-48). Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

     

    24/11- Revisão. Discussão com os 3 docentes sobre dúvidas a partir das atividades propostas. Envio da prova para o email da turma.

    1/12- Prazo para envio da avaliação para o email dos 3 docentes. (até as 15h)