Topic outline

  • 6/10- Wallon. Profa. Luciana. Tema: O ato motor.  Cap. 10 do Livro: Wallon, H. (2007). A evolução psicológica da criança; São Paulo: Martins Fontes.

    Capitulo 10 - O ato motor - continuidade!

    Impulsividade Motora Pura: descargas motoras que são movimentos reflexos, impulsivos, descontínuos, não-intencionais 

    ü  Esses primeiros atos motores não têm motivo psíquico e possuem como única razão o fato de serem atividades dos órgãos correspondentes. Com a mediação do outro, os movimentos e seus efeitos passam a fazer parte da vida psíquica.

    ü  Reação circular (particularmente com a coordenação mãe e o olho, entre os 3 e 4 meses), surge para exercitar o movimento e suas sensibilidades, provocarão possibilidades de exploração e progressos na percepção, manipulação/preensão e constituição da linguagem (balbucio) (ver pag 138 Wallon).

    ü  A conjugação de efeitos sensoriais e motores engendra a união recíproca dos diferentes campos sensoriais, tendo o movimento como denominador comum (espaço bucal, espaço proximal e, por fim, a locomoção).

    Sensibilidade interoceptiva (sinais dos órgãos internos), proprioceptiva (relacionada ao movimento e ao equilíbrio do corpo no espaço) e exteroceptiva (está relacionada ao conhecimento do mundo exterior). 

    O ato mental se desenvolve a partir do ato motor

    O estágio impulsivo emocional (0 a 1 ano) - (Predominância afetiva - conhecimento si mesmo - controle  motor - Centrípeta e subjetiva)

    1º momento: impulsividade motora  (sensibilidade, movimento e simbiose)

    2º momento: emocional (emoção e tônus, atividades circulares)

    O estágio Sensório-Motor e Projetivo (1 a 3 anos) - (Predominância cognitiva - conhecimento do mundo externo - objetos - Centrífugo e objetiva) 

    Reações circulares: marcha e linguagem

    “o ato mental projeta-se em atos motores”

    Imitação e simulacro

    Imitação: indução do ato por um modelo exterior, é uma atividade que relaciona o movimento e a representação. (desdobramento)

    Simulacro: trata-se de um ato sem o objeto real (substituição)

    “encontrar para um objeto sua representação e para a representação, um signo”

    Eu corporal

    1-          Psicogênese do movimento – pág 128/137

    Movimentos reflexos

    Aspectos maturacionais do movimento – p.130

    Conflitos –p.131

    Sistemas integrados – p.132

    As funções do movimento

    Acordo entre reações posturais e movimento

    As motivações do movimento: impulsos, o efeito sensorial, união de diferentes campos sensoriais

    2-          O outro e a imitação dos gestos

    Vida social e vida psíquica

    Comparação com os animais

    Processo de individualização;

    Conceitos

    Exemplos

    3-          A relação da criança com os objetos

    As reações circulares

    Continente e conteúdo

    Exploração do objeto

    Uso do instrumento

    4-          O Simulacro