Programação
-
Apresentação do curso
- Panorama sobre o programa e conteúdo
- Apresentação de atividades e avaliações
- Apresentação do monitor (Fausi Kalaoum)
AVISO IMPORTANTE
As gravações das aulas não estão livres de direitos de som e imagem. Assim, são materiais exclusivamente uso didático-pedagógico e para uso de estudantes matriculados na disciplina, não devendo ser circuladas ou reproduzidas fora deste ambiente, bem como ser editadas ou editadas.
-
Módulo teórico
Mobilidade: um novo paradigma
- Mobilidade como fenômeno complexo: é mais do que transporte
- Mobilidades x imobilidades
- Implicações para o turismo: mobilidades turísticas
- Tarefa de Consolidação I
Bibliografia da aula
BÁSICA
Allis, T. (2016). Em busca das mobilidades turísticas. Plural, 23(2), 94-117. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2016.125112
______. (2014). Viajantes, visitantes, turistas... Em busca de conceitos em um mundo urbano. Caderno Virtual de Turismo. Edição especial: Hospitalidade e políticas públicas em turismo. Rio de Janeiro, 14 (1), 23-38.Freire-Medeiros, B., Telles, V., & Allis, T. (2018). Por uma teoria social on the move. Tempo Social, 30(2), 1-16. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.142654
COMPLEMENTAR (Consultar Pasta "Material de Apoio")
Sheller, M. & Urry, J. (Orgs.) (2004). Tourism mobilities: places do play, places in play. Routledge. Capítulo 1.
______. (2006). The new mobilities paradigm. Environment and Planning A, 38, 207-226
Outras fontes indicadas (a partir da aula expositiva)
- Pronunciamento de Antonio Guterres, Secretário Geral da ONU, sobre o turismo e pandemia
- Podcast do Jornal da USP com Eanne Palacio Leite (pesquisa sobre legado étnico coreano e turismo no Bom Retiro)
- Live "Quebra ensina: Resiliência na prática" (com Bel Santos Mayer)
-
Módulo Teórico
Planejamento urbano: panorama geral
- Histórico das práticas e da teoria
- Correntes: movimento cidade-jardim, modernista, planejamento estratégico
- Panorama geral no Brasil
- Implicações para o lazer e turismo
- Tarefa de Consolidação II
Vídeos e reportagens para consulta
- Urbanismo Tático (Vídeo da WRI) [Vídeo]
- Jorgem Wilheim (Roda Viva | 2013)
- Imóveis no campo registram alta procura com pandemia do coronavírus
- Paulistanos alugam casa fora da capital para fugir da pandemia de coronavírus
- Jan Gehl explica o conceito de cidades para pessoas [ ]
- Estatuto das Cidades [ ]
-
**IMPORTANTE**
Neste dia (10 de setembro), não haverá aula pelo Meet. No dia 17/09 haverá aula normal, com a participação do professor João e a oficina de podcast.
Módulo Teórico
Grandes projetos urbanos
- Conceituação e crítica
- Exemplos no Brasil e no mundo
- Implicações para o turismo
- Tarefa de Consolidação III
-
Podcast (Formação)
(Convidado: Prof. João Freitas - UrbanData-Brasil)
Podcast: o que é e como produzir?
- Apresentação geral do podcast como recurso acadêmico
- Exemplos de formatos e estilos (com enfoque em divulgação/popularização científica)
- Produzindo podcasts: ferramentas e procedimentos
- Orientações gerais: proposta de exercício (teste)
-
Podcast (Orientação)
Podcast: orientações de produção (20min por grupo)
- Definição do tema e possíveis enfoques
- Definição do calendário de publicações (1 podcast por semana - a partir de 8 de outubro)
- Formação de grupos (até 8 pessoas)
- Orientações para preparação
-
Módulo Teórico (com convidadEs)
(Profa. Flavia Ulian - FATEC/SP)
Planejamento e mobilidade urbana: São Paulo
- Aspectos conceituais
- Evolução histórica
- Debate atuais: mobilidade urbana e lazer e turismo em S. Paulo
-
Momento "Turismo & Mobilidades"
- Escuta do podcast da semana
- Debate sobre conteúdo e processo de pesquisa (com o grupo)
- Qual o próximo podcast? (publicação no dia 15 de outubro)
GRUPO 1 (NOTURNO) - 15 MINUTOS A PÉ1. João Pedro Oki Valentim
2. Vitor Alves Coutinho de Almeida
3. Cibele Bispo Amaral
4. Ariane Moraes do Carmo Melo
5. Giovanna Peres Francisco
6. Karine Regina Facini
7. Angélica de Oliveira Rocha
8. Thalita Madureira de Souza
9. Ney Bueno da Silveira
Módulo Teórico (com convidadEs)
(Suzana Nogueira | Mãe, ciclista, arquiteta e pedagoga)
Planejamento cicloviário: princípios e temas atuais
- A bicicleta na cidade
- Planejamento cicloviário em São Paulo
- Implicações para lazer e turismo
-
Momento "Turismo & Mobilidades"
- Escuta do podcast da semana
- Debate sobre conteúdo e processo de pesquisa (com o grupo
- Qual o próximo podcast? (publicação no dia 22 de outubro)
GRUPO 2 (VESPERTINO) - CARNAVAL DE SÃO PAULO
1. Alexandre Gama
2. Beatriz Fazzio de Oliveira
3. Esther Caner
4. Gabriela Coelho Biagio
5. Gabriela Marian Asato
6. Leticia Okuma Della Valle
7. Rafael Justino
8. Renan de Aguiar Soares
Módulo Teórico (com convidadEs)
(Natalia Pais | EACH-USP e York University)
Caminhar: experiências urbanas e de vida
- Caminhar como prática e como método
- Uma pesquisa feminista
- Implicações para lazer e turismo
Bibliografia da aula
BÁSICA
Certeau,M. (2008). Andar en la ciudad. Bifurcaciones, revista de estudios culturales urbanos. n. 7, julio, 2008.
Dote, A. (2019). Desenhar (n)a cidade caminhante. Revista Espaço Acadêmico,- n. 218 - set./out. 2019 - bimestral.
Silva, C. R., Nór, S. e Santos, R. G. (2019). Caminhar, escrever e cartografar: pronunciando a cidade no feminino. PIXO, Revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. V.3, n.10 (2019), p.174-185.Jolé, M. (2005). Reconsiderações sobre o "andar" na observação e compreensão do espaço urbano. Revista de Ciências Sociais do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades da Universidade Federal da Bahia. V. 18, n. 45 (2005).
COMPLEMENTAR:- 10 horas caminhando (em silêncio) por Nova York sendo mulher: https://www.youtube.com/watch?v=b1XGPvbWn0A
- 10 horas caminhando (talking back) por Nova York sendo mulher: https://www.youtube.com/watch?v=35KqGNa1FGA
- Fiu-Fiu Comparativo: Sydney x Liverpool x NYC: https://www.youtube.com/watch?v=9zAnafOcdKk
- Trailer: Chega de Fiu-Fiu, documentário brasileiro: https://www.youtube.com/watch?v=S-P-tfkGAeQ
-
Momento "Turismo & Mobilidades"
- Escuta do podcast da semana
- Debate sobre conteúdo e processo de pesquisa (com o grupo)
- Qual o próximo podcast? (publicação no dia 29 de outubro)
GRUPO 3 (VESPERTINO) - CICLISMO E MOBILIDADE URBANA
1. Isabela Romio Fernandes Maciel
2. Júlia Felippe Goldman Vel Lejbman
3. Karoline Affonso Silva Pereira
4. Marina Rosas Hidalgo
5. Mayara Stefanie Gonçalves Diaciunas
6. Pamela Oliveira Gualberto de Souza
7. Raphael Guimarães Dall'Agata
8. Thais Tiete de Souza
Módulo Aplicado: Curitiba
Apresentação geral
- Por que estudar Curitiba?
- O que estudar em Curitiba?
- Orientações de trabalhos: grupos temáticos (ver Orientações abaixo)
- Material de apoio: Videoaula: "Curitiba: Mobilidade Urbana e Turismo em Curitiba"
Orientações gerais
- Cada grupo deve ter 8 ou 9 integrantes, de maneira a equilibrar o número de pessoas nos grupos
- A escolha dos enfoques e objetos específicos de estudo fica por conta de cada grupo, desde que orientados a ilustrar e discutir um dos tópicos indicados para o Estudo Dirigido
- Cada grupo irá apresentar e comentar os resultados de seu Estudo Dirigido durante a aula. Reserva-se 15 para a apresentação e 15 minutos para o debate com a turma. Esta é uma forma socializar os resultados e consolidar análises sobre o conceitos da disciplina, tendo o caso de Curitiba como referência.
- Ao final do dia, todos os grupos devem carregar os resultados de seus trabalhos na tarefa indicada nesta aula.
Tópicos para os Estudos Dirigidos (cada grupo deve eleger um tópico)
- Plano Diretor de Curitiba: city marketing e "venda" da cidade
- Espaço público e sua importância para lazer e turismo em Curitiba
- Parques urbanos: histórico e usos para lazer e turismo em Curitiba
- Mobilidade urbana em Curitiba: serviço público ou atração turística?
- Patrimônio ferroviário: re-usos e reinserção na vida urbana de Curitiba
- Mobilidade ativa: opções e usos em lazer e turismo de Curitiba
- Ícones urbanos e sua participação na promoção da cidade de Curitiba
- Cidade vista de longe: Curitiba viajando pelas redes
- Curitiba em miniatura: souvenirs e a mobilidade das memórias
-
Momento "Turismo & Mobilidades"
- Escuta do podcast da semana
- Debate sobre conteúdo e processo de pesquisa (com o grupo)
- Qual o próximo podcast? (publicação no dia 5 de novembro)
GRUPO 4 (VESPERTINO) - MÚSICA E MOBILIDADE1. Guilherme Matos Dos Santos
2. Giovanna Sampaio do Moinho
3. Isabela Falcão Carneiro Pessôa Melo
4. Lia Maria dos Santos
5. Lucas Freisleben Azevedo
6. Gabriel Tatsuya Iamanaca
7. Giulia Mastena Palanga
8. João Pedro de Oliveira Ameller
Módulo Aplicado: Curitiba
Estudo dirigidos: orientações- Dúvidas dos grupos
- Ajuda com a elaboração dos estudos
-
Momento "Turismo & Mobilidades"
- Escuta do podcast da semana
- Debate sobre conteúdo e processo de pesquisa (com o grupo)
- Qual o próximo podcast? (publicação no dia 12 de novembro)
GRUPO 5 (VESPERTINO) - MOBILIDADE E CINEMA1. Giovanna Lopes Liza
2. Hanna Shiva Salles Ferreira
3. Julia Francisco Possidonio
4. Julia Praxedes Magalhães
5. Juliana Santana Yamamoto
6. Laura de Menezes Dias Ferreira
7. Laura Ramos Leite
8. Ayrton Raphael Soares Gati
Módulo Aplicado: Curitiba
Estudo dirigidos: orientações- Dúvidas dos grupos
- Ajuda com a elaboração dos estudos
-
Momento "Turismo & Mobilidades"
- Escuta do podcast da semana
- Debate sobre conteúdo e processo de pesquisa (com o grupo)
- Qual o próximo podcast? (publicação no dia 19 de novembro)
GRUPO 6 (VESPERTINO) - ENTREVISTA COM O COLAB1. Guilherme Baricelo Foster
2. Jeyfison Marcineiro Silva
3. Kevin Lima Ferreira
4. Solange Barcellos Guedes Araujo
5. Tamires Ventura da Silva Gonçalves
6. Umbelina Nazareth
7. Vanessa Lima de Oliveira
8. Victor Soares dos Santos Ramalho
9. Cassia Mariane Oliveira dos Reis
Módulo teórico com convidad(E)s:
Fausi Kalaoum (USP)
Tema: Baixada Fluminense: mobilidades digitais, violência e imaginário
Módulo Aplicado: Curitiba
Estudos Dirigidos: orientações
- Dúvidas dos grupos
- Ajuda com conclusão dos estudos
- Últimas orientações (submissão e apresentação do estudo)
(Orientações sobre como produzir e apresentar os Estudos Dirigidos, dentro da Tarefa na Aula 15) -
Momento "Turismo & Mobilidades"
- Escuta do podcast da semana
- Debate sobre conteúdo e processo de pesquisa (com o grupo)
- Qual o próximo podcast? (publicação no dia 26 de novembro)
GRUPO 7 (NOTURNO) - MOBILIDADES NAS PERIFERIAS, PASSEANDO PELAS RUAS
1. Camila Santana de Sá
2. Ester Paixão
3. Lara Dantas
4. Léia França
5. Mayra Ximenes
6. Samy Castro
7. Sofia Laura
(Orientações sobre como produzir e apresentar os Estudos Dirigidos, dentro da Tarefa na Aula 15)(Convidada: Arq. Daniele Moraes - IPPUC)
Planejamento urbano de Curitiba
- IPPUC: organização e atuação
- Histórico dos Planos Diretores
- Principais aspectos do processo de planejamento urbano de Curitiba
- Análise do contexto atual: atualizações e novos desafios
(Convidado: Júnior Sontag - Curitiba Turismo)
Linha Turismo em Curitiba
- Turismo em Curitiba
- Histórico e desenvolvimento da Linha Turismo
- Análise do contexto atual: atualizações e novos desafios
-
Momento "Turismo & Mobilidades"
- Escuta do podcast da semana
- Debate sobre conteúdo e processo de pesquisa (com o grupo)
- Qual o próximo podcast? (publicação no dia 2 de dezembro)
GRUPO 8 (NOTURNO) - FESTA NA CAIXA1. Anderson Alves Da Silva
2. Aïssatou Abasse
3. Ana Marques Klier Monteiro
4. Felipe Alves Monteiro
5. Izaque Vieira
6. Julia Freitas Sosthenes Gomes
7. Pedro Henrique Castanho
8. Richard Melo da Silva
9. Yasmin Barbosa Alvernoz
Módulo Aplicado: Curitiba
Estudos Dirigidos: socialização e debate
Sessão Vespertino: apresentação de 4 ou 5 trabalhos
Sessão Noturno: apresentação de 4 ou 5 trabalhos
(Orientações sobre como produzir e apresentar os Estudos Dirigidos, dentro da Tarefa abaixo) -
Momento "Turismo & Mobilidades"
- Escuta do podcast da semana
- Debate sobre conteúdo e processo de pesquisa (com o grupo)
- Qual o próximo podcast? (publicação no dia 9 de dezembro)
GRUPO 9 (NOTURNO) - DIREITO DAS MULHERES À MOBILIDADE URBANA1. Amanda Cintra Marques
2. Camilla Contursi
3. Douglas Carmo
4. Ester Villela
5. Izabella Bonifácio
6. Victoria Pestana
-
Uma aula do programa estará diluída entre atividades práticas, a serem realizadas pelo grupos na preparação dos podcasts. Os grupos poderão se organizar conforme conveniência (em termos de datas), atentando para o calendário de publicação de episódios definido de antemão.
- Conteúdo de 1 aula: produção do podcast em grupo (gravação, edição e finalização)