Programação


  • Olá, alunas, alunos e alunes.
    Sejam bem-vindes a este espaço que nos guiará ao longo do semestre. Espero que tenhamos uma convivência produtiva e colaborativa nesta disciplina.

    Conforme o que conversamos e acordamos no nosso primeiro encontro, seguem as nossas:

    Regras do Jogo 🎮

    1. O e-disciplinas é o único espaço online destinado a esta disciplina. Os avisos, materiais, links para encontros síncronos (que serão pelo Google Meet) e quaisquer outros recursos e meios necessários serão disponibilizados por aqui.

    2. A cada quinze dias teremos encontros síncronos sempre às 16h (vespertino) e às 19h (noturno), com duração média de 1h. Se houver qualquer alteração sobre a dinâmica do encontro ou sobre o horário, avisarei aqui. Os links serão disponibilizados com alguns minutos de antecedência neste espaço.

    3. Nas semanas alternadas aos encontros síncronos coletivos, disponibilizarei um link para o Plantão de Dúvidas. Qualquer discente pode acessar, ter seu momento de dúvida, conversa ou orientação comigo e sair. O Plantão será durante todo o período da aula (14h às 18h / 19h às 22h30). 

    4. Todas as semanas teremos conteúdos e afazeres (leituras, atividades, vídeos, etc.). Acessem o nosso ambiente virtual todas as sextas-feiras ao longo do semestre, impreterivelmente. 

    5. A nota será composta pelos exercícios disponibilizados ao longo do semestre e pelo trabalho final. Juntos, os trabalhos somarão 10 pontos. 

    6. Por conta da situação que estamos enfrentando, trabalhos atrasados serão aceitos (sempre via e-disciplinas). Pontos sempre serão descontados nessas situações em respeito axs colegas que cumpriram os prazos.

    7. A participação e interação nos encontros síncronos é fundamental para que esses momentos tenham sentido. Xs encorajo a participar dos debates, discussões e que tirem suas dúvidas sempre que surgirem. 

    8. Os momentos expositivos das aulas síncronas serão gravados e disponibilizados, mas é relevante que xs alunxs se comprometam a usar o material única e exclusivamente para os fins da disciplina. A confiança e o respeito entre docente e discentes é fundamental para um processo de ensino-aprendizagem bem sucedido. Conto com vocês. Os momentos de discussões, dúvidas e debates não serão gravados.

    9. Esta docente está sempre à disposição para dúvidas, sugestões e conversas por meio do chat aqui do e-disciplinas ou pelo endereço buenomariana@usp.br. Contem comigo ao longo deste semestre.

    10. As minhas redes sociais são espaços de compartilhamento de informações e interações mais aproximadas e pessoais, aceito todes com alegria. Mas assuntos profissionais ligados à USP e às disciplinas devem ser tratados por e-mail ou pelo e-disciplinas. 

    Sucesso! 

    Prof. Dra. Mariana Bueno.


  • Introdução à Disciplina e Bate-papo

  • Conceitos Fundamentais

    Breve relatório axs ausentes: Hoje discutimos sobre algumas questões básicas do Direito, da Constituição Federal de 1988 (especialmente os artigos que tratam dos direitos fundamentais, do turismo, do lazer e do patrimônio) e da Lei Geral do Turismo. 
  • Direitos Humanos e Turismo

  • Bate-Papo com convidado Defensor Público Gustavo Dantas: Aspectos básicos do Direito

    Prezades, hoje receberemos um convidado (Gustavo Dantas, defensor público de Sergipe, bacharel e mestre em direito pela UFS) para o nosso encontro e, por isso, as turmas do vespertino e do noturno terão encontro unificado às 19h. No encontro síncrono discutiremos algumas questões básicas do direito e também tiraremos dúvidas que vocês possivelmente tenham guardado a partir das primeiras leituras e contato com o conteúdo. 

  • Direito Ambiental + Lazer e Turismo - Plantão de Dúvidas

    Olá! Hoje o assunto é Direito Ambiental. Envio capítulo do nosso livro para leitura e solicito tarefa. O prazo da tarefa está maior (15 dias) por conta da Semana de LZT. Apesar do prazo maior para a entrega do texto, espero que na próxima aula (síncrona) vocês tenham lido e refletido um pouco sobre o tema da atividade para que a gente possa conversar a respeito - a aula da semana que vem também será sobre direito ambiental. Combinado?

    Aguardo todos vocês nas duas últimas mesas da Semana de LZT de hoje (que é bem no horário das nossas aulas - vesp e noturno). =)

    Também por conta do evento do nosso curso o plantão de dúvidas acontecerá em horário diferente, como já dito anteriormente: das 14h às 16h e 21h às 22h30. 

  • Direito Ambiental + Lazer e Turismo (Cont.) - Encontro Síncrono

    Neste dia não houve gravação pois tratou-se de uma conversa, não foi um encontro expositivo.

  • Direito do Consumidor 2 out (Plantão de Dúvidas)

    Olá! Hoje iniciamos uma série de três aulas sobre Direito do Consumidor. Hoje disponibilizo a vocês o capítulo 4 do livro "Direito e Turismo" de Martinez e Garcia, com noções básicas e aplicações em Turismo. Na próxima sexta receberemos Luciana Atheniense, advogada e autora da área com quem podemos esclarecer muitas dúvidas e nos aprofundarmos. Por fim, na semana seguinte, teremos uma atividade relacionada ao tema.

    Boa leitura! 

  • Direito do Consumidor - Palestra Luciana Atheniense (Viajando Direito, Editora Leitura) - 9 de outubro às 19h

    Prezades, 

    Receberemos neste dia a Luciana Atheniense, autoridade no assunto de Direito do Turismo, autora de livros e com vasta experiência na área. Ela conversará com a gente sobre Direito do Consumidor, mais especificamente sobre as leis 14.034 e 14.046, sobre as quais escreveu os textos que estão nos links disponíveis abaixo.

    Ela também é autora do livro "Viajando Direito" da Editora Leitura. 

    O encontro será conjunto (duas turmas juntas) às 19h do dia 09 de outubro. Aguardo vocês para esta oportunidade ímpar de conversarmos com Luciana. 

    Abçs., 

    Mariana. 

  • Direito do Consumidor - Estudo de Caso - 16 de outubro (Plantão de Dúvidas)

    OBSERVAÇÃO: Se você perdeu as aulas anteriores, é fundamental que recupere o material/leitura/momento expositivo antes de seguir em frente. As aulas são interdependentes e o conhecimento construído em uma sequência lógica. Respeitem a cronologia dos conteúdos, ok? 😉

    • Prezades, 

      Espero que estejam bem. Dando continuidade ao conteúdo de Direito do Consumidor, solicito a realização do presente exercício que deve ser concluído em até uma semana.

      A partir do conhecimento adquirido na última quinzena e, adicionando a ele o conteúdo do capítulo disponibilizado hoje, solicito que vocês busquem um caso verídico de conflito entre consumidor e fornecedor de turismo (agência, empresa aérea, hotel, dentre outros) ocorrido durante a pandemia e publicado em mídia (solicito a inserção do link ou notícia - pode ser redes sociais, reclameaqui.com, etc.). A partir do caso, solicito discussão e problematização com apoio na Constituição vigente, na Lei Geral do Turismo e nas leis 14.034/20 e 14.046/20 discutidas por Luciana Atheniense no último encontro. 

      Para qualquer dúvida, estou à disposição no Plantão. 

      Abçs. e bom trabalho!

  • Direito do Trabalho 6 nov (Encontro Síncrono)

  • Assédio Moral/Sexual no ambiente profissional - com Lise Póvoa, advogada 13 nov (Encontro Síncrono)

    Será um encontro unificado, com participação das duas turmas simultaneamente, às 19h. Conto com a presença de todes para este importante encontro.

  • Responsabilidade da Mídia na Promoção da Atividade Turística 20 nov (Atividade)

  • Orientação Trabalhos Finais 27 nov

    Prezades, 

    Hoje não haverá encontro síncrono. 

    Está disponibilizada uma gravação com orientações relacionadas ao trabalho final e, ainda, há um fórum de dúvidas aberto para que vocês postem as suas possíveis dúvidas - responderei ao longo do dia/noite ou até segunda-feira.

    Bom trabalho!

  • Entrega Trabalhos Finais 4 dez - 11 dez

  • Recuperação

    Destaque
    • Para que recuperem as suas notas, solicito atividade de recuperação a ser enviada até 20 de março, aqui via e-disciplinas impreterivelmente. A atividade é:

      Elaboração de revisão crítica com o conteúdo de três temas, selecionados a partir da seguinte lista:
      1. Direito do Consumidor em Lazer e Turismo;
      2. Direito Ambiental em Lazer e Turismo;
      3. Responsabilidade na Mídia na Promoção da Atividade Turística
      4. Assédio Sexual/Moral em ambiente de trabalho em Lazer e Turismo (Aspectos legais);
      5. Direito do Trabalho;
      6. Conceitos Fundamentais de Direito.

      Os 3 temas escolhidos devem ser apresentados no início do documento enviado.