Programação

    • 🔼 Aulas dos dias 08/09/2020 (terça-feira) e 11/09/2020 (sexta-feira) 🔼

      Submeta aqui um vídeo ou arquivo contendo uma descrição de seu projeto no Elipse E3/Power operando como sistema supervisório de uma planta simulada no CLP do laboratório. Programe a planta de simulador de bancadas em um CLP de sua escolha com o RSLOGIX. A seguir, escolha uma estrutura de dados de uma das bancadas para poder atuar, seja na partida e parada do processo, na escrita de um valor de setpoint de temperatura, no monitoramento da temperatura ajustada e na temperatura real do processo.

    • Caso seja necessário, a planta com 8 bancadas simuladas em um CLP pode ser baixada aqui, aberta no RSLOGIX 5000 e programada no CLP de seu interesse para execução da Atividade 1.

      Não esqueça de apontar o CLP que você deseja usar (o default é 0 192.168.111.50), seja no RSLOGIX 5000 como no driver ABCIP do Elipse.

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      Tarefa 2: Atividade com RSLOGIX em LADDER para sistemas de partida de esteira de minério

      Submeta aqui um vídeo ou arquivo contendo uma descrição/funcionamento de seu projeto no RSLOGIX e Elipse E3/Power para uma planta que contém uma grande esteira transportadora de minério, que precisa ter um nível básico de automação. Na planta deverá existir:

      • um seletor do modo de operação do sistema (entre LOCAL e REMOTO),
      • uma botoeira local próxima do processo com dois botões, um de PARTIDA LOCAL e PARADA LOCAL,
      • dois botões remotos num SCADA com PARTIDA REMOTA e PARADA REMOTA,
      • uma saída de SINALIZAÇÃO sonora ou visual e
      • uma saída de atuação num contator de partida de um motor trifásico.

      No modo LOCAL, a partida e parada da esteira ocorre sem sinalização qualquer, e ignora qualquer partida e parada remota. No modo REMOTO, a partida e parada da esteira ocorre com sinalização por 16 segundos, com pulsos de 2 segundos ligado e 2 segundos desligado, ignorando qualquer pedido de partida e parada da botoeira local. Após o período de sinalização, o motor de indução deve partir. Outros elementos podem ser adicionados, a seu critério.

      O sistema deve ter uma tela num SCADA que permita identificar o que ocorre com o processo a distância, inclusive o envio dos comandos remotos.

      Disponível se: A atividade Tarefa 1: Telas com dados do sistema de aquecimento simulado esteja marcada como concluída
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      Tarefa 3: Submissão dos resultados para automação de semaforo

      Conforme desenvolvimentos feitos em sala na aula S5 (link aqui --> terça-feira ou sexta-feira), cada aluno deve criar um sistema de automação semafórica com os requisitos apresentados a seguir:

      • Botao de partida e parada;
      • Em partida, sequenciar as operações de duas vias de fluxo de veículos, com dois semáforos com 3 cores (vermelho, amarelo e verde);
      • Há quatro modos de operação, selecionável pelo SCADA, com configuração de tempos para a via 1 ou 2, e para modo de alerta com amarelo piscante.


      Disponível se: A atividade Tarefa 2: Atividade com RSLOGIX em LADDER para sistemas de partida de esteira de minério esteja marcada como concluída
    • Para quem precisar, este arquivo contem o CLP do lab com seus cartões já inseridos no RSLOGIX. Basta fazer todo o resto.

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      Tarefa 4: Submissão dos resultados para automação de reator químico (Feito em aula) - OPCIONAL
      A aula S6 deverá aumentar os conhecimentos dos alunos com mais uma linguagem da IEC 61131-3, no caso, do diagrama de blocos funcionais ou Function Block Diagram (FBD).
      Para isso, os alunos devem iniciar esta aula lendo as especificações para a automação de um reator, como mostrado no documento que se encontra aqui, até o capítulo 3.6.
      Após cerca de 30 minutos, o professor irá conduzir o experimento com todos os alunos, ao vivo, construindo as lógicas para obter o controlador, seja de histerese, seja PI, para a planta do reator, usando um simulador especialmente desenvolvido para nossas atividades não presenciais.
      Após o fim da aula e do design do sistema supervisório no elipse, nessa tarefa os alunos devem submeter um vídeo mostrando o funcionamento de sua planta.
      Disponível se: A atividade Tarefa 3: Submissão dos resultados para automação de semaforo esteja marcada como concluída
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      Tarefa FINAL: Submissão dos resultados para automação de Maq. de Lavar
      Como finalização das atividades do módulo de automação industrial, é proposta a automação de uma máquina de lavar industrial.
      Os alunos devem se basear na especificação mínima disponível aqui. O trabalho envolve:
      • Simular a planta (no enchimento ou esvaziamento do tanque, aquecimento da água, etc.) considerando as entradas e saídas planejadas para a máquina de lavar.
      • Criar os algoritmos de automação, controle e sequenciamento de operações.
      • Criar as telas de supervisão e controle do processo no Elipse.
      • Documentar os diagramas de potência, comando e sinalização para a planta.
      A seguir são colocados outros materiais mínimos, exemplos, e recursos para escolha de grupo. O trabalho pode ser feito em grupos de até 3 pessoas.
      Os resultados finais devem ser submetidos através de:
      • PDF com os diagramas elétricos
      • Arquivo ACD do RSLogix com o sistema desenvolvido (o envio do arquivo de domínio do Elipse SCADA é opcional).
      • Um vídeo de até 5 minutos com demonstração do funcionamento de sua máquina.
      As datas finais de submissão ainda serão negociadas, mas devem se situar no final de outubro de 2020.
      Disponível se: A atividade Tarefa 3: Submissão dos resultados para automação de semaforo esteja marcada como concluída