Programação

  • 01/12/2020 – MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM 

    TEXTO BÁSICO 

    MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. Para uma crítica da medicalização na educação.Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 16, n. 1, p. 136-142, June 2012 . Available from 

    <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100014&lng=en&nrm=iso>. access on 29 Nov. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100014. 

    Vídeos sobre o tema 

    Medicalização da timidez nas escolas", Acesso 

    https://www.youtube.com/watch?v=1mHIQhQYyMc 

    Sinopse: O curta-metragem “Medicalização da Timidez nas Escolas” é fruto do projeto de extensão “Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Piauí”, sob a coordenação do docente do curso de Psicologia, Prof. Dr. Fauston Negreiros, e composto por pedagogos, psicólogos, estudantes de graduação e de mestrado, professores da rede de ensino. Lançado no VII Seminário de Extensão da UFPI (SEMEX). A animação apresenta uma escola, problematizando como a criança considerada “tímida” pode ser discriminada na sala de aula como portadora de algum tipo de desvio ou distúrbio. A partir dessa percepção, é diagnosticada e inserida em sala especial de acompanhamento. O curta discute o papel da escola no processo de medicalização do comportamento da criança que se diferencia do esperado para a classe. Vídeo premiado por concurso na UFPI. 

    Ex.ET. Acesso https://www.youtube.com/watch?v=f6Zqpf0FELM 

    Sinopse: A animação apresenta um planeta fictício em que comportamentos que estão fora dos padrões estabelecidos não são aceitos. O protagonista é uma criança que age com a criatividade e vivacidade próprias da infância, mas em desacordo com o esperado. O vídeo conta como esta comunidade intolerante lida com ela, passando pela medicalização. Desse modo, o vídeo faz, ao mesmo tempo, crítica e denúncia que fazem pensar sobre nossas própria sociedade.