Topic outline

  • Universidade de São Paulo

    Instituto de Psicologia

    Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade 

    Disciplina: Psicologia e Educação

    Docente responsável: Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza 

    Colaboração: Adriana Marcondes Machado (adrimarcon@uol.com.br); Beatriz de Paula Souza (biapsico@uol.com.br), Fauston Negreiros (faustonnegreiros@ufpi.edu.br);  Marie Claire Sekkel (claire@sekkel.com), Marcia Melo (mmelo@usp.br); Paula Fonseca (pff@usp.br)

    2020

    Objetivos

    a)conhecer as dimensões históricas, sociais e políticas que constituem a relação entre Psicologia e Educação e a influência da Pandemia COVID-19;

    b) identificar a configuração do campo da Psicologia Escolar e Educacional como área de estudo e de atuação do psicólogo, considerando-se o contexto das relações institucionais e das políticas públicas;

    c)apropriar-se das explicações a respeito do processo de escolarização em uma  perspectiva crítica em Psicologia que possibilite ao aluno identificar os principais problemas e alternativas para a compreensão da interface Psicologia e Educação Escolar.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    08/09/2020. Apresentação da Disciplina e Organização das atividades da parte Prática  em tempos de Pandemia COVID-19

    Eixo 1. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

     15/09/2020 – Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas: pensando a questão da Pandemia COVID-19

     Texto Básico

     Boaventura Sousa Santos (2020). Boaventura: A universidade pós-pandêmica. Outras Palavras. Endereço eletrônico OUTRASPALAVRASHTTPS://OUTRASPALAVRAS.NET/ALEMDAMERCADORIA/BOAVENTURA-A-UNIVERSIDADE-POS-PANDEMICA/

     

    22/09/2020  -  Questões educacionais e a Psicologia Escolar e Educacional

    Texto Básico

     SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.),  Campinas ,  v. 13, n. 1, p. 179-182,  June  2009 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100021&lng=en&nrm=iso>.

    access on  23  Aug.  2020.  

    https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100021

     

    29/09/2020 – Psicologia e Educação no Brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar

    Texto Básico

     PATTO, Maria Helena Souza. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. S.P.: Casa do Psicólogo, 1997.  Cap.: O Modo capitalista de pensar a escolaridade.  

     

     06/10/2020 – O percurso histórico da Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo e no Brasil

    Vídeo:  A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem

    Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Dar86zYdCnc

     

    13/10/2020 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Políticas e desafios

    TEXTO BÁSICO

    AMARAL, Lígia Assumpção. Diferenças, Estigma e Preconceito: o desafio da Inclusão. In OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T.R. & REGO, T.C (Orgs.) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002, p.233-248.

     

    20/10/2020 – A Declaração de Salamanca e as políticas de inclusão

    BRASIL. Declaração de Salamanca (1994). Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas. Especiais. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>

     Atividade: Qual a importância da Declaração de Salamanca para a Educação Inclusiva? Tendo em vista a discussão da inclusão da pessoa com deficiência


    Eixo 2.  A PSICOLOGIA ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

    27/10/2020 -  ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL

    TEXTO BÁSICO

    MEIRA, M.E.M. Construindo uma concepção crítica de Psicologia Escolar: contribuições da Pedagogia histórico-crítica e da Psicologia Sócio-histórica. In MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(orgs.). Psicologia Escolar: teorias críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008, 2ª. Ed.


    Eixo 3.  A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 

    03/11/2020 ATENDIMENTO À QUEIXA ESCOLAR: Portal Orientação à Queixa Escolar

    TEXTO BÁSICO

    Endereço de acesso: 

    https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/


    10/11/2020 – Atendimento à Queixa Escolar

     SOUZA, Beatriz de Paula.  Apresentando a Orientação à Queixa Escolar. In SOUZA,B.P. Orientação à Queixa Escolar (Org.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, 1.a. Ed., p. 97-118. 

     

     17/11/2020 INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A SERVIÇO DE QUÊ?

     TEXTO BÁSICO

    MACHADO, Adriana Marcondes. Os psicólogos trabalhando com a escola: intervenção a serviço do quê?. In MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(Orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008, 2ª. ed.

     

    24/11/2020 Intervenção na escola: prevenção e promoção em saúde

     TEXTO BÁSICO

    NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência na escola: identificando pistas para a prevenção. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 7, p. 119-134, 2003.

     01/12/2020 –  Medicalização da Educação: construção do conceito de transtornos de aprendizagem

    texto básico

    Collares, Cecília Azevedo; Moysés, Maria Aparecida Affonso. “Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica” . In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e Grupo Interinstitucional Queixa Escolar. (Org.). Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais à doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010, p.p.71-110. 

    Vídeos sobre o tema

     Medicalização da timidez nas escola, Acesso

     Sinopse: O curta-metragem “Medicalização da Timidez nas Escolas” é fruto do projeto de extensão “Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Piauí”, sob a coordenação do docente do curso de Psicologia, Prof. Dr. Fauston Negreiros, e composto por pedagogos, psicólogos, estudantes de graduação e de mestrado, professores da rede de ensino. Lançado no VII Seminário de Extensão da UFPI (SEMEX). A animação apresenta uma escola, problematizando como a criança considerada “tímida” pode ser discriminada na sala de aula como portadora de algum tipo de desvio ou distúrbio. A partir dessa percepção, é diagnosticada e inserida em sala especial de acompanhamento. O curta discute o papel da escola no processo de medicalização do comportamento da criança que se diferencia do esperado para a classe. Vídeo premiado por concurso na UFPI.

     

    Ex.ET. Acesso

     Sinopse: A animação apresenta um planeta fictício em que comportamentos que estão fora dos padrões estabelecidos não são aceitos. O protagonista é uma criança que age com a criatividade e vivacidade próprias da infância, mas em desacordo com o esperado. O vídeo conta como esta comunidade intolerante lida com ela, passando pela medicalização. Desse modo, o vídeo faz, ao mesmo tempo, crítica e denúncia que fazem pensar sobre nossas própria sociedade.


    08/12/2020 - PRINCÍPIOS PARA UMA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO 

    TEXTO BÁSICO

    CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA Documento “Referências Técnicas para Atuação de psicóloga(o)s na Educação Básica”. 2019. Disponível no sitio https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/08/EducacaoBASICA_web.pdf

     15/12/2020 – AVALIAÇÃO FINAL

     

    Atividades Didáticas: aulas expositivas, discussões, exercícios de reflexão e vídeos

    Atividades Discentes: Leituras, realização de trabalhos de aproveitamento, realização de atividades com supervisão e presença às aulas.

    Avaliação de aprendizagem: Rendimento nas atividades didáticas, avaliado por meio de trabalho de final de curso.

     

    TRABALHO ESCRITO DE FINAL DE DISCIPLINA

    O Trabalho escrito de final de DISCIPLINA se constitui em um texto que deverá apresentar uma reflexão sobre tema escolhido e discutido em supervisão, articulando com pelo menos três dos textos estudados na disciplina neste semestre e considerando a questão da Pandemia COVID-19 . O trabalho final poderá ser realizado em dupla.

     

    Número de laudas: 10, Times New Roman 12, indicando pelo menos três textos das leituras da bibliografia do curso.

    Para avaliação dos trabalhos escritos serão considerados os seguintes critérios:

    A)REQUISITOS BÁSICOS

    Pontualidade na entrega do trabalho

    Formulação da articulação da parte prática com a reflexão teórica

    Explicitação e pertinência da utilização de pelo menos três textos da bibliografia básica

    Conhecimento suficiente do assunto / ‘domínio do conteúdo’

     

     

     

     

    B)CONTEÚDO

    Aspecto conceitual

    Capacidade de síntese (sem prolixidade, sem irrelevâncias)

    Contribuição pessoal (originalidade)

     

     

     

     

    C)EXPOSIÇÃO

    Organização do texto em introdução, desenvolvimento da argumentação, finalização e referências;

    Criticidade

    Oferece uma lógica de exposição

     

     

     

     

    D)REDAÇÃO

    Gramática  e ortografia corretas

    Linguagem científica

    Referência às fontes

     


    DATA DE ENTREGA DO TRABALHO ESCRITO: até 20/12/2020

    Enviar o trabalho por email para o endereço:   lieppe.usp@gmail.com

     

    PROVAS de recuperação: Realização de prova escrita no mês de fevereiro de 2021.