Topic outline
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Universidade de São Paulo
Instituto de Psicologia
Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Disciplina: Psicologia e Educação
Docente responsável: Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza
Colaboração: Adriana Marcondes Machado (adrimarcon@uol.com.br); Beatriz de Paula Souza (biapsico@uol.com.br), Fauston Negreiros (faustonnegreiros@ufpi.edu.br); Marie Claire Sekkel (claire@sekkel.com), Marcia Melo (mmelo@usp.br); Paula Fonseca (pff@usp.br)
2020
Objetivos
a)conhecer as dimensões históricas, sociais e políticas que constituem a relação entre Psicologia e Educação e a influência da Pandemia COVID-19;
b) identificar a configuração do campo da Psicologia Escolar e Educacional como área de estudo e de atuação do psicólogo, considerando-se o contexto das relações institucionais e das políticas públicas;
c)apropriar-se das explicações a respeito do processo de escolarização em uma perspectiva crítica em Psicologia que possibilite ao aluno identificar os principais problemas e alternativas para a compreensão da interface Psicologia e Educação Escolar.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
08/09/2020. Apresentação da Disciplina e Organização das atividades da parte Prática em tempos de Pandemia COVID-19
Eixo 1. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
15/09/2020 – Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas: pensando a questão da Pandemia COVID-19
Texto Básico
Boaventura Sousa Santos (2020). Boaventura: A universidade pós-pandêmica. Outras Palavras. Endereço eletrônico OUTRASPALAVRASHTTPS://OUTRASPALAVRAS.NET/ALEMDAMERCADORIA/BOAVENTURA-A-UNIVERSIDADE-POS-PANDEMICA/
22/09/2020 - Questões educacionais e a Psicologia Escolar e Educacional
Texto Básico
SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 13, n. 1, p. 179-182, June 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100021&lng=en&nrm=iso>.
access on 23 Aug. 2020.
https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100021
29/09/2020 – Psicologia e Educação no Brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar
Texto Básico
PATTO, Maria Helena Souza. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. S.P.: Casa do Psicólogo, 1997. Cap.: O Modo capitalista de pensar a escolaridade.
06/10/2020 – O percurso histórico da Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo e no Brasil
Vídeo: A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Dar86zYdCnc
13/10/2020 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Políticas e desafios
TEXTO BÁSICO
AMARAL, Lígia Assumpção. Diferenças, Estigma e Preconceito: o desafio da Inclusão. In OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T.R. & REGO, T.C (Orgs.) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002, p.233-248.
20/10/2020 – A Declaração de Salamanca e as políticas de inclusão
BRASIL. Declaração de Salamanca (1994). Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas. Especiais. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>
Atividade: Qual a importância da Declaração de Salamanca para a Educação Inclusiva? Tendo em vista a discussão da inclusão da pessoa com deficiência
Eixo 2. A PSICOLOGIA ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
27/10/2020 - ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL
TEXTO BÁSICO
MEIRA, M.E.M. Construindo uma concepção crítica de Psicologia Escolar: contribuições da Pedagogia histórico-crítica e da Psicologia Sócio-histórica. In MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(orgs.). Psicologia Escolar: teorias críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008, 2ª. Ed.
Eixo 3. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
03/11/2020 ATENDIMENTO À QUEIXA ESCOLAR: Portal Orientação à Queixa Escolar
TEXTO BÁSICO
Endereço de acesso:
https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/
10/11/2020 – Atendimento à Queixa Escolar
SOUZA, Beatriz de Paula. Apresentando a Orientação à Queixa Escolar. In SOUZA,B.P. Orientação à Queixa Escolar (Org.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, 1.a. Ed., p. 97-118.
17/11/2020 INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A SERVIÇO DE QUÊ?
TEXTO BÁSICO
MACHADO, Adriana Marcondes. Os psicólogos trabalhando com a escola: intervenção a serviço do quê?. In MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(Orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008, 2ª. ed.
24/11/2020 Intervenção na escola: prevenção e promoção em saúde
TEXTO BÁSICO
NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência na escola: identificando pistas para a prevenção. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 7, p. 119-134, 2003.
01/12/2020 – Medicalização da Educação: construção do conceito de transtornos de aprendizagem
texto básico
Collares, Cecília Azevedo; Moysés, Maria Aparecida Affonso. “Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica” . In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e Grupo Interinstitucional Queixa Escolar. (Org.). Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais à doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010, p.p.71-110.
Vídeos sobre o tema
Medicalização da timidez nas escola, Acesso
Sinopse: O curta-metragem “Medicalização da Timidez nas Escolas” é fruto do projeto de extensão “Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Piauí”, sob a coordenação do docente do curso de Psicologia, Prof. Dr. Fauston Negreiros, e composto por pedagogos, psicólogos, estudantes de graduação e de mestrado, professores da rede de ensino. Lançado no VII Seminário de Extensão da UFPI (SEMEX). A animação apresenta uma escola, problematizando como a criança considerada “tímida” pode ser discriminada na sala de aula como portadora de algum tipo de desvio ou distúrbio. A partir dessa percepção, é diagnosticada e inserida em sala especial de acompanhamento. O curta discute o papel da escola no processo de medicalização do comportamento da criança que se diferencia do esperado para a classe. Vídeo premiado por concurso na UFPI.
Ex.ET. Acesso
Sinopse: A animação apresenta um planeta fictício em que comportamentos que estão fora dos padrões estabelecidos não são aceitos. O protagonista é uma criança que age com a criatividade e vivacidade próprias da infância, mas em desacordo com o esperado. O vídeo conta como esta comunidade intolerante lida com ela, passando pela medicalização. Desse modo, o vídeo faz, ao mesmo tempo, crítica e denúncia que fazem pensar sobre nossas própria sociedade.
08/12/2020 - PRINCÍPIOS PARA UMA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
TEXTO BÁSICO
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA – Documento “Referências Técnicas para Atuação de psicóloga(o)s na Educação Básica”. 2019. Disponível no sitio https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/08/EducacaoBASICA_web.pdf
15/12/2020 – AVALIAÇÃO FINAL
Atividades Didáticas: aulas expositivas, discussões, exercícios de reflexão e vídeos
Atividades Discentes: Leituras, realização de trabalhos de aproveitamento, realização de atividades com supervisão e presença às aulas.
Avaliação de aprendizagem: Rendimento nas atividades didáticas, avaliado por meio de trabalho de final de curso.
TRABALHO ESCRITO DE FINAL DE DISCIPLINA
O Trabalho escrito de final de DISCIPLINA se constitui em um texto que deverá apresentar uma reflexão sobre tema escolhido e discutido em supervisão, articulando com pelo menos três dos textos estudados na disciplina neste semestre e considerando a questão da Pandemia COVID-19 . O trabalho final poderá ser realizado em dupla.
Número de laudas: 10, Times New Roman 12, indicando pelo menos três textos das leituras da bibliografia do curso.
Para avaliação dos trabalhos escritos serão considerados os seguintes critérios:
A)REQUISITOS BÁSICOS
Pontualidade na entrega do trabalho
Formulação da articulação da parte prática com a reflexão teórica
Explicitação e pertinência da utilização de pelo menos três textos da bibliografia básica
Conhecimento suficiente do assunto / ‘domínio do conteúdo’
B)CONTEÚDO
Aspecto conceitual
Capacidade de síntese (sem prolixidade, sem irrelevâncias)
Contribuição pessoal (originalidade)
C)EXPOSIÇÃO
Organização do texto em introdução, desenvolvimento da argumentação, finalização e referências;
Criticidade
Oferece uma lógica de exposição
D)REDAÇÃO
Gramática e ortografia corretas
Linguagem científica
Referência às fontes
DATA DE ENTREGA DO TRABALHO ESCRITO: até 20/12/2020
Enviar o trabalho por email para o endereço: lieppe.usp@gmail.com
PROVAS de recuperação: Realização de prova escrita no mês de fevereiro de 2021.