Programação
-
-
Como entender sobre Psicologia social pode influenciar sua prática docente?
-
-
-
Relate de forma sucinta a atividade que você escolheu participar na IV Semana da Saúde Mental. Fica a seu critério o conteúdo do relato, pode ser algo mais objetivo e descritivo ou experiencial e subjetivo. Mas lembre-se de ser breve. :D
-
-
-
Segundo o texto de Jorge Larrosa Bondía, a experiência é cada vez mais rara por excesso de informação, excesso de opinião, falta de tempo e também por excesso de trabalho. Como você percebe que estes fatores podem influenciar a prática docente?
-
-
-
Como você entende que o currículo escolar pode contribuir para a construção da identidade do aluno? Ele oprime ou liberta?
-
-
-
Qual conceito ou abordagem lhe chamou mais a atenção na palestra da Lucelena Nogueira? Por quê?
-
-
-
O modelo de ensino atual valoriza quase que exclusivamente as interações mentais e ignora, muitas vezes até reprime, a dimensão corporal do indivíduo, como se fosse possível separar a mente do corpo. Quais são os aspectos negativos dessa prática? Qual informação trazida em aula te chamou atenção?
-
-
-
Identifique como o conhecimento sobre neuroeducação, e de modo particular a teoria das inteligências múltiplas, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem ou o processo avaliativo.
-
-
-
Identifique quais elementos da Pedagogia Waldorf podem melhorar sua prática educativa.
-
-
-
Uma das afirmações de Piaget é que os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e é na convivência diária que constrói seus próprios valores. Considerando a sociedade atual, onde o homeschooling (educação domiciliar) é uma proposta de educação cada vez mais discutida, quais seriam as consequências deste tipo de educação na formação moral das crianças? Elas teriam as mesmas condições de formar uma consciência moral parecida com as de crianças que frequentam escolas regulares?
-
-
-
Ambos os autores sustentam que a educação deve contemplar tanto aspectos cognitivos, quanto afetivos, para relações pedagógicas mais humanizadas. Quais seriam as dificuldades de um educador que ignora a dimensão afetiva na sua prática de ensino, ignorando estes aspectos da aprendizagem.
-