Opções de inscrição

Analisar a evolução da economia brasileira dos anos 1990 até o presente, entendendo os determinantes de seus ciclos. Serão discutidos a restrição externa, a reestruturação econômica e o comportamento do investimento. Por fim, analisam-se questões relacionadas ao crescimento recente do país e seus obstáculos, como por exemplo, o ambiente institucional, as políticas de inovação, política externa e políticas sociais e regionais. Todos os temas serão direcionados e focados na produção de alimentos, biotecnologia, energia e preservação do meio-ambiente.

O curso terá uma fase final de debates de temas específicos que serão determinados com os alunos, onde os mesmos deverão fazer uma revisão bibliográfica do tema, realizar a coleta de dados necessária, montar um cenário conjuntural e discutir as premissas para as perspectivas futuras.

Analisar a evolução da economia brasileira dos anos 1990 até o presente, entendendo os determinantes de seus ciclos. Serão discutidos a restrição externa, a reestruturação econômica e o comportamento do investimento. Por fim, analisam-se questões relacionadas ao crescimento recente do país e seus obstáculos, como por exemplo, o ambiente institucional, as políticas de inovação, política externa e políticas sociais e regionais. Todos os temas serão direcionados e focados na produção de alimentos, biotecnologia, energia e preservação do meio-ambiente.

O curso terá uma fase final de debates de temas específicos que serão determinados com os alunos, onde os mesmos deverão fazer uma revisão bibliográfica do tema, realizar a coleta de dados necessária, montar um cenário conjuntural e discutir as premissas para as perspectivas futuras.

O curso será ministrado através de aulas expositivas, debates e seminários. Também serão solicitadas atividades de leitura orientada, trabalhos em grupo e debates em sala de aula. A utilização de filmes/documentários sobre os períodos e temas abordados também fará parte da estratégia de aula do curso. As aulas são ministradas às terças e quintas às 8 horas.

Sistema de avaliação

a) Método de avaliação: Duas provas. Debates de conjuntura, resumo de textos e exercícios em sala de aula. Apresentação de Seminários e apresentação de texto final.

b) Critério: (N1 + N2 + N3 + N4 + N5)/5

Pesos:

N1 = Avaliação 1.  -  20% pontos                            N2 = Avaliação 2. - 20%

N3 = Apresentação de Seminário - 20%            N4 = Texto final do seminário - 20%

N5 = Participação em atividades de sala de aula (debates, resumos e exercícios) – 20%            



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