Programação
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Aula 1 - Panorama Hidroviário Nacional
Apresentação das condições Hidroviárias Nacional, Estadual ( São Paulo ) e da RMSP, evidenciando as Hidrovias principais e suas condições de navegabilidade, assim como a apresentação das Administrações Hidroviárias Brasileiras e suas funções. Neste contexto são evidenciados alguns aspectos das condições Hidroviárias Europeias, indicando diretrizes de desenvolvimento. São feitas análises comparativas entre os modais Rodo, Ferro e Hidroviário, dentro do Planejamento Estratégico e Logístico que visa a viabilidade técnica, econômica e ambiental.
Objetivos da aula:
1. Permitir a compreensão de uma visão global de Logística de Transportes, com evidência do Transporte Hidroviário, diante da condição Brasileira.
2. Compreender o conceito de Comboio Fluvial e suas finalidades.
3. Compreender a comparação da eficiência entre os Modais de Transporte dentro da análise de logística de Transportes.
Objetivos de aprendizagem:
1. Ser capaz de distinguir a importância da interrelação entre os Modais e as peculiaridades do Modal de Hidroviário.
2. Compreender a importância do Desenvolvimento Hidroviário diante de um país continental como o Brasil, com seu rico Potencial Hidroviário.
3. Visão de integração de modais urbanos e a possibilidade de inserção do modal hidroviário na RMSP.
Atividades extraclasse: Leitura da Introdução : Panorama Aquaviário: Item 1 : Panorama Hidroviário Nacional - Livro Texto do Curso : Engenharia Portuária - 1a. Edição, 2014. Prof. Alfredini.
Bibliografia : Livro Texto : Engenharia Portuária - Prof. Alfedrini
Parte 4 :
•Cap. 22 – Dimensões Náuticas Hidroviárias•Cap. 24 – Obras de Transposição de Desnível com Eclusas – itens 24.1 ; 24.2 e 24.4 .•Cap. 25 – Paradigmas do Transporte Aquaviário
Sites Importantes :
•www.transportes.gov.br – Min. dos Transportes•Transporte Aquaviário•ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários•www.antaq.gov.br - Navegação Interior – Eventos Palestras•DNIT – Dep. Nac. de Infraestrutura de transportes•Depto. Hidroviário do Est. de São Paulo - DH -
Aula 2 : Projeto Hidráulico de Canal com Múltiplos Usos incluindo o Hidroviário.
Trata-se de projeto técnico preliminar com o objetivo de se compreender a interação entre grandezas hidráulicas e técnicas hidroviárias, buscando a viabilidade técnica do canal.
Inicia-se a elaboração da sequencia de três exercícios , E1, E2 e E3 com o objetivo de se atender a todos os aspectos técnicos relativos ao projeto. A entrega do Relatório relativo a este projeto integrará os três exercícios em data a ser definida.
Objetivo da Aula :
Traçar as diretrizes básicas de um projeto técnico Hidráulico - Hidroviário.
Objetivos de Aprendizagem :
Desenvolver a capacidade de compreensão física do projeto e de interrelação das varáveis a serem consideradas, tanto hidráulicas como técnicas hidroviárias.
Bibliografia :
•Livro Texto – Engenharia Portuária - Parte 4•Cap. 22 – Dimensões Náuticas Hidroviárias•Cap. 24 – Obras de Transposição de Desnível com Eclusas – itens 24.1 ; 24.2 e 24.4 .•www.transportes.gov.br – Min. Dos Transportes•Transporte Aquaviário•ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários•www.antaq.gov.br - Navegação Interior – Eventos Palestras•DNIT – Dep. Nac. de Infraestrutura de transportes•Depto. Hidroviário do Est. de São Paulo - DH -
Aula 3 :Exercício 2 : Canal com Revestimento da Margem por Enrocamento_Método das Tensões
Trata-se de projeto técnico preliminar com o objetivo de se compreender a interação entre grandezas hidráulicas e técnicas hidroviárias, buscando a viabilidade técnica do canal.
Com o dimensionamento da seção hidráulica feito no Exercício 1, faz-se , agora, neste Exercício 2 a verificação da estabilidade das margens. Como elas se apresentarão instáveis será feito o dimensionamento de sua proteção com enrocamento, garantindo-se , assim, a estabilidade da seção em relação aos efeitos a serem provocados pelo escoamento.
Objetivo da Aula :
Traçar as diretrizes básicas de um projeto técnico hidráulico de proteção de margens, como condição de garantia de estabilidade da seção, devido aos efeitos decorrentes do escoamento.
Objetivos de Aprendizagem :
Desenvolver a capacidade de compreensão física do projeto e de interrelação das varáveis a serem consideradas neste projeto hidráulico.
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Aula 4_Ex. 3_Canal com Revestimento da Margem por Enrocamento devido a ondas por embarcação_23_10_2020
Aula 4 :Exercício 3 : Canal com Revestimento da Margem por Enrocamento devido a ondas por embarcação ( Comboio Fluvial )
Com o dimensionamento da seção hidráulica feito no Exercício 1, faz-se , agora, neste Exercício 3, a verificação da estabilidade das margens devido às ondas geradas por embarcação ( Comboio Fluvial ).
Como elas se apresentarão instáveis será feito o dimensionamento de sua proteção com enrocamento, garantindo-se , assim, a estabilidade da seção.
Objetivo da Aula :
Traçar as diretrizes básicas de um projeto técnico hidráulico de proteção de margens, como condição de garantia de estabilidade da seção, devido aos efeitos decorrentes das ondas devido a embarcação.
Objetivos de Aprendizagem :
Desenvolver a capacidade de compreensão física do projeto e de interrelação das variáveis a serem consideradas neste projeto hidráulico.
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O Exercício 4, abaixo, refere-se ao projeto técnico de Retificação e Canalização de um trecho de rio.
Foram inseridas explicações no texto do Exercício 4, tornando-o auto explicativo. Os anexos 1 e 2 complementam os dados do exercício.
Este Exercício deverá ser encaminhado até o dia 19/11/2020, quinta.
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Esta Aula 6 trata da Hidráulica Fluvial que tem por objetivo o conhecimento inicial e básico das leis físicas que regem o desenvolvimento dos rios em bacias hidrográficas.
Ela é composta por dois Power Points em formato Pdf, sendo o segundo a continuidade natural dos assuntos relativos ao primeiro.
A Hidráulica Fluvial é uma ciência experimental que busca interrelacionar as grandezas interdependentes, geométricas do canal, do escoamento e dos sedimentos constituintes do leito. Evidencia , assim, as fases de formação, desenvolvimento e estabilização dos cursos d'água.
Esse conhecimento é essencial para que se possa ter bases fundamentadas para interferências nos cursos d'água, através do projeto e implantação de Obras de Infra Estrutura.
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Este Power Point 2 apresenta alguns assuntos que não foram tratados na aula de Hidráulica Fluvial de 13/11. Os assuntos, deste PP 2 ,que tratam dos assuntos ministrados na aula do dia 13/11 encontram - se ampliados e com maior abrangência e que deverão ser estudados da mesma forma que os slides apresentados no PP1, desta mesma aula.
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PSUB-OBRAS FLUVIAIS Questionário
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Prova de Recuperação_PHA 3402_Obras Fluviais_12_03_2021 Questionário
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