Programação

  • O horário destinado à Oficina/Aula de 26/11 será o Nosso Último Encontro Virtual/Presencial previsto no Programa da (in)disciplina.

    1. Propiciar um Bom Encontro - a Alegria de um Professor! ( 8 em Istambul - a vida como ela é: discursos moralistas x convicção vegana). Distinções possíveis entre ensino e educação e entre oficinas e aulas.

    2. Perseguir a Sustentabilidade da Intervenção Educadora.

    3. Intervenção Educadora Pesquisante Socioambientalista - da filosofia à pedagogia, passando pelos conteúdos, metodologia e incidência em políticas públicas.

    4. Coerência interna entre objetivos, método, atividades e avaliação.

    5. Exercício de redação de Objetivos - educacionais; voltados à solução direta de problema; de pesquisa. Em direção a uma Educação (Ambiental?) Permanente, Continuada, Articulada e com a Totalidade (seria este o objetivo geral?).

    (podemos tomar como exemplo os objetivos que vcs elaboraram para os seus projetos e/ou os que sugeri para a aula que Bruno e Fridha irão dar para uma disciplina de graduação da ESALQ, para além de contribuir para que os objetivos da disciplina sejam cumpridos, são:

    . Incentivar os estudantes a elaborarem propostas de intervenção educoagroecoflorestal ou de agroecoflorestania para o município de Itatinga e/ou para a EECF de Itatinga;
    . Contribuir para a compreensão dos estudantes sobre os nexos entre educação florestal e aprendizados praxiológicos relacionados a agroecologia ou à agroflorestania ou, dito de forma mais simples, contribuir para os aprendizados dos estudantes sobre a potencialidade educadora e transformadora das paisagens de processos voltados à incorporação do elemento arbóreo no desenvolvimento territorial (ou, na melhoria das condições existenciais dos habitantes, humanos e outros seres, de um determinado território);
    . Estimular e apoiar os participantes a construírem conhecimentos relacionados aos grandes desafios de aprendizados para o século XXI (segundo o Relatório Delors): aprender a aprender; aprender a estar junto; aprender a fazer; aprender a ser;
    . Contribuir para o aprendizado dos participantes sobre técnicas de ensino/aprendizagem (ensinagem) diante das limitações da pandemia.

    6. Mapeamento e diagnóstico participativos e incrementais.

    7. Grupos PAP - Pesquisa Ação Participante ou Comunidades de Aprendizagem Participativa, Coletivos Educadores e Arquitetura de Capilaridade objetivando incidir em políticas públicas para que o processo possa contribuir para promover mudanças culturais.

    8. Plano de Aula e de Curso bem feito leva todas as anteriores em consideração e busca sempre uma boa redação - namoro com as palavras.

    Além de dialogar sobre estes oito pontos acima, promover uma avaliação geral das Oficinas/Aulas e de cada um dos participantes e atividades realizadas.