Programação

The section Encontro 22/10 is not currently available.
    • Atualizei o programa da disciplina após a aula dia 08/10, incluindo os acordos e novas indicações de trabalhos

    • Segue instigante artigo de Elimar Nascimento, prof. da UnB com quem tive a oportunidade de fazer um pós doutoramento.

      Abaixo, também envio para vocês algumas reflexões que espero colaborem para as nossas pxs aulas. Aproveito para consultar os grupos 5 e 6, que apresentam suas aulas no dia 19/11, se seria possível para um deles adiar para o dia 26/11, pois havia agendado uma palestra das 8:30 às 10h e não percebi a sobreposição. Ou, se acharem melhor, mantemos no dia 19 mesmo, começando 10 horas e indo até 13 horas e o período da tarde começando 14:30 e indo até 17:30. Aí já consulto a sala toda se seria possível este horário.

      -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------As aulas nas IES, comprometids com  aprendizados de tods estudantes da sala, conforme estamos dialogando ao longo destas oficinas, precisam passar por reflexões e atitudes de professors . 

      Sugiro a seguir alguns pontos para vocês refletirem e utilizarem na construção das propostas de cursos/aulas de vocês:

      1. Serem planejados a partir da compreensão do fluxo que vai da filosofia à pedagogia, passando pelos conteúdos técnicos específicos e pela perspectiva de incidência nas distintas etapas dos processos de formulação e implantação de políticas públicas que possam usufruir daquele campo de conhecimentos;

      2. Dar centralidade ao processo de pesquisa-intervenção educadora socioambientlista (para alem do ensino por solução de problemas), ou seja ter nele o fio condutor dos aprendizados;

      3. Enunciar claramente os Objetivos (necessariamente em primeiro lugar, mesmo que na chuva de ideias iniciais não emerja imediatamente), Método, Técnicas, Metas, Conteúdos, Monitoramento e Avaliação, Sujeitos, Parceiros, Sustentabilidade, Orçamento, Cronogramas e Fluxogramas, Bibliografia. Todo curso e aula, vistos como pesquisa-intervenção educadora (de preferência pautada pelo ideário socioambientalista) são exercícios de planejamento de futuro e seu(s) protagonista(s) deve(m) estar atentos para a busca de sua coerência interna, relevância e abertura para a provisoriedade e mudanças em todas as suas partes, o que exige uma boa fundamentação/narrativa que se expressa nos itens: título, resumo, palavras chave e apresentação; introdução; revisão bibliográfica; justificativa (separadamente ou em um único item). 

      4. Estratégias de planejamento que dialoguem com a perspectiva de planejamento estratégico incremental e articulado, podem e devem se rever constantemente e se necessário, alterar inclusive os objetivos. Isto exige o constante e continuado mapear e diagnosticar realizado sucessivamente  com a maior participação e envolvimento dos sujeitos aprendentes.

      5. Processos participativos que se pretendam educadores exigem: a. enunciação da temática(s) problematizadora(s); b. formação de grupos - círculos ou comunidades de aprendizagem participativa  que realizem análises de conjuntura, mapeamentos e diagnósticos da realidade (atores sociais, sujeitos envolvidos, potencialidades e dificuldades,,,), enunciação de sonhos e utopias; c. educomunicação como compromisso de aprendizado; d. leitura/escrita/pesquisa-ação, como busca constante de conhecer(se). Sugestão de Leitura - Método Oca.

      6. Exigem também o Mergulho em Si ou a arqueologia virtual do presente, em busca de propósitos existenciais. Sugestão de leitura - Os cinco pilares da Oca; A conquista da Felicidade, de Bertrand Russel; Os Mestres de Rousseau (Moacir Gadotti).

      7. Compreensão das exigências da contemporaneidade em termos de educação apropriada aos seus sujeitos - complexidade, interdisciplinariedade, transdiciplinariedade, transversalidade, sustentabilidade, dentre outras. Leiam Os sete saberes necessários à educação do Futuro (Edgar Morin) e o texto anexo, de Elimar Nascimento.

      8. Pontos definidos como prioritários por vocês!

      Sei que alguns, ou muitos desses pontos, podem ser incompreensíveis para alguns, ou muitos, de vcs. Vamos conversar sobre eles nas pxs aulas. 

      Bom feriado! Até quinta-feira.