Programação

  • link das aulas com interação: https://meet.google.com/fee-bsjs-zfs

    Ementa

     Projetos: origem, importância, tipos e finalidades. Políticas Públicas, Programas e Projetos. Análise de demandas e Atores. Diagnóstico socio-territorial. Elaboração de Projetos: técnicas, metodologias, etapas, formato, planejamento. Captação de recursos.

     OBJETIVOs

    Objetivos

    ·     Compreender o conceito de projeto e suas particularidades no Setor Público;

    ·     Conhecer ferramentas e metodologias de elaboração de projetos;

    ·     Vivenciar etapas de elaboração de um projeto público;

    ·     Conhecer os riscos, dificuldades e potencialidades no desenvolvimento de projetos públicos;

    ·     Conhecer fontes externas de recursos para desenvolvimento de projetos públicos.

     Objetivos de aprendizagem/complementares

    Proporcionar ao aluno vivenciar e sensibilizar-se com projetos públicos, desenvolvendo um projeto para solução de um problema público que abordará as principais etapas lógicas de construção de um modelo de intervenção prática.

    Os objetivos complementares são desenvolver a criatividade, comunicação verbal, relacionamento pessoal, negociação, tomada de decisão, trabalho em equipe, bem como desenvolver o espírito crítico.

     METODOLOGIA

    O curso é fundamentalmente voltado para a pratica, se utilizando de metodologias e ferramentais para elaboração de projetos. A prática ocorre por meio de estratégias de ensino-aprendizagem como: aulas expositivas e dialogadas; exposição de vídeos com debate; vivências de grupo; filmes; estudos de caso; Elaboração de um projeto, em grupo, de acordo com orientações apresentadas no material da disciplina.

     CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

    Nota 1- média das atividades entregue durante as aulas (40%)

    Nota 2- Projeto Final  (20%)

    Nota 3- Apresentação (20%)

    Nota 4- Auto avaliação individual (20%)

     BIBLIOGRAFIA

    ARMANI, D. Como Elaborar Projetos: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Editora Tomo, 2009.

    FUNDAP. Educação continuada: Gestão de programas e projetos governamentais. Planejamento e gerenciamento de projetos. São Paulo: Fundap, 2006. Disponível em: <https://dba3.wikispaces.com/file/view/PLANEJ_E_GERENC_DE_PROJETOS-FUNDAP.pdf>. Acesso em 29 jun. 2016.

    PFEIFFER, P. Gerenciamento de projetos de desenvolvimento - Conceitos, instrumentos e aplicações. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

    PFEIFFER, P. O Quadro Lógico: Um método para planejar e gerenciar mudanças. Em: GIACOMONI, J.; 


  • Aula 1 - 17 Agosto

    Descrição: Apresentação do Curso

    Conteúdo e formas de avaliação; formação de grupos com 5 participantes; comunicação docente/ monitora com a turma; comunicação entre integrantes do grupo

    Formato da Aula: síncrona com duração máxima de 2 horas

    Fundamental que tod@s participem desta conversa inicial para compreensão do formato da disciplina

  • Aula 2 - 24 de Agosto

    Descrição: Políticas Públicas, Programas e Projetos
    Diferenças e conexões entre Políticas, Planos e Projetos

    Atores nas políticas, programas e projetos

    Exemplos de Projetos Públicos e sociais no Brasil

    Formato da Aula: assíncrona: aula gravada+ textos+ atividade e aula sincrona

    Atividade: postar contatos do grupo com nome, numero USP, email e whatsapp dos integrantes

    Leitura:

    ARMANI (2009), Introdução, Cap 1, 2 e  3


  • Aula 3- 31 de agosto

    Descrição: Políticas Públicas, Programas e Projetos

    A Primeira Infância: O plano Nacional e Marco Legal da Primeira Infância, Atores envolvidos, PLanos Municipais, Projetos de Primeira Infância

    Formato da Aula: Assíncrona- aula gravada + Aula Síncrona: grupos apresentam e tiram dúvidas

    Materiais de leitura/ consulta prévia

    Links e videos inseridos no Slide da aula gravada

    Postar a Atividade 1 Cada grupo deve apresentar um exemplo de projeto público ou social

    Forma de entrega: slides ou  texto (maximo 2 pag.), contendo: Proponente, objetivo, publico alvo, ações e atividades, e resultados (se houver)

    Importante adicionar as referencias e fontes de consulta! Cada grupo deve estar preparado para apresentar por 5 minutos na aula síncrona. 


  • Aula 4- 14 Setembro

    Descrição: Iniciando um Projeto, Método Zopp, Formulação do  problema

    Formato da Aula: Formato da Aula: assíncrona: aula gravada+ textos+ atividade e aula sincrona- grupos apresentam e tiram dúvidas

    Materiais de leitura/ consulta prévia

    PFEIFFER, P. Gerenciamento de projetos de desenvolvimento - Conceitos, instrumentos e aplicações. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

    FUNDAP. Educação continuada: Gestão de programas e projetos governamentais. Planejamento e gerenciamento de projetos. São Paulo: Fundap, 2006.

    ARMANI (2009) Cap 4 e 5

    Postar Atividade 2

    Pesquisar  municípios que tenham planos municipais de Primeira Infância. Trazer 1 exemplo com comentários acerca de (maximo 2 paginas):

    -Áreas prioritárias do Plano 

    -Exemplo de Ações Inter setoriais

    -Estratégias de Implementação

    - Há metas e indicadores? Há previsão Orçamentária?

  • Aula 5 - 21 de Setembro

    Descrição:

    Diagnóstico Socio-Territorial

    Formato da AulaFormato da Aula: assíncrona: aula gravada+ textos+ atividade e aula sincrona

    Materiais de leitura/ consulta prévia

    FUNDAP. Educação continuada: Gestão de programas e projetos governamentais. Planejamento e gerenciamento de projetos. São Paulo: Fundap, 2006.

    ARMANI (2009) Cap 4 e 5

    Postar Atividade 3

    1.2 Qual área/ tema ou estratégia específica desta política este projeto vai tratar?

    Traga dados sobre este problema, embase em documentos, estudos e pesquisas já feitos. Você poderá mobilizar também indicadores específicos  de alguma área (nutrição, saúde, educação, trabalho e renda, assistências social, etc) para ajudar a demostrar o problema.

    Pode citar também estudos ou pesquisas qualitativos que mostrem consequências de não agir sobre este problema, ou experiência que foram exitosas em lidar com ele.

    1.3 A Arvore de Problemas e árvore de Objetivos

  • Aula 6 - 28 setembro

    Descrição: Definindo o Projeto, diagnóstico Socioterritorial

    Formato da Aula: Assíncrona: aula gravada (mesma da Aula 5), links e leituras + aula sincrona

    No momento da aula síncrona, cada grupo e apenas ele deve entrar no link do Google Meet (mesmo link de todas as aulas) no horário designado a seguir:
    Grupo 1: 09h00
    Grupo 2: 09h20
    Grupo 3: 09h40
    Grupo 4: 10h00
    Grupo 5: 10h20
    Grupo 6: 10h40
    Grupo 7: 11h00
    Grupo 8: 11h20
    Grupo 10: 11h40

    Materiais de leitura/ consulta prévia

    PFEIFFER, P. Gerenciamento de projetos de desenvolvimento - Conceitos, instrumentos e aplicações. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

    ARMANI (2009) Cap 4 e 5

    POstar Atividade 4

    2.3 Onde o projeto será implementado?

    Um município? Algum recorte territorial de uma metrópole? Uma escola, um posto de saúde? um bairro? trazer dados deste contexto para explicar porque este é um local importante para se realizar este projeto

    Projeto responde ou tem relação com algum plano municipal? Algum edital específico?

    TRazer dados do diagnóstico socioterritorial



  • Aula 7- 05 de Outubro

    Descrição: Matriz do Marco Lógico

    Formato da Aula: Assíncrona: aula gravada, links e leituras + aula sincrona

    Materiais de leitura/ consulta prévia

    PFEIFFER, P. Gerenciamento de projetos de desenvolvimento - Conceitos, instrumentos e aplicações. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

    ARMANI (2009) cap. 4 e 5

    PFEIFFER, P. O Quadro Lógico: Um método para planejar e gerenciar mudanças. Em: GIACOMONI, J.; PAGNUSSAT, J. L. (org.). Planejamento e orçamento governamental - coletânea Brasília: ENAP, 2006.

    Postar Atividade 5

    2.4.1 Quem Proponente do Projeto?

    quem é? histórico, relação prévia com a temática e objetivo do projeto, público alvo, se necessário fazer referência a documentos de comprovação (deve aparecer nos anexos no final)

    2.4.2 Atores envolvidos

    Listar atores no contexto macro e micro que estão implicados direta ou indiretamente no projeto. Matriz de envolvimento (anexar cartas de apoio de parceiros)


  • Aula 8- 19 out

    Atividade da Semana de GPP


    • 3. Matriz do Marco Lógico

      Fazer a duas primeiras linhas da matriz + todas as colunas (indicadores, linha de base, meios de verificação, Pressupostos)

      Objetivo geral

      Objetivos do Projeto

  • Aula 9 - 26 Out

    Descrição: Matriz do Marco Lógico (cont.)

    Formato da Aula: Sincrona 

    Materiais de leitura/ consulta prévia

    mesma da aula anterior

    Postar Atividade 7

  • Aula 10 - 09 Novembro

    Descrição: Cronograma e Orçamento

    Formato da Aula: Sincrona- reunião agendada com grupos. Aula Assincrona e materiais 

    Materiais de leitura/ consulta prévia

    mesma da aula anterior


  • Aula 11- 16 Novembro

  • Aula 12- 23 Nov

    Apresentação e entrega final

    Entrega final- todas as partes do projeto revisadas, com referências

    A apresentação consiste na elaboração de um video de até 5 minutos onde o grupo apresenta o projeto para um potencial financiador.

    Auto avaliação- preenchimento de questionário de auto avaliação dos grupos (preenchido individualmente por cada membro dos grupos).

  • Notas