Programação
-
link das aulas com interação: https://meet.google.com/fee-bsjs-zfs
Ementa
Projetos: origem, importância, tipos e finalidades. Políticas Públicas, Programas e Projetos. Análise de demandas e Atores. Diagnóstico socio-territorial. Elaboração de Projetos: técnicas, metodologias, etapas, formato, planejamento. Captação de recursos.
OBJETIVOs
Objetivos
· Compreender o conceito de projeto e suas particularidades no Setor Público;
· Conhecer ferramentas e metodologias de elaboração de projetos;
· Vivenciar etapas de elaboração de um projeto público;
· Conhecer os riscos, dificuldades e potencialidades no desenvolvimento de projetos públicos;
· Conhecer fontes externas de recursos para desenvolvimento de projetos públicos.
Objetivos de aprendizagem/complementares
Proporcionar ao aluno vivenciar e sensibilizar-se com projetos públicos, desenvolvendo um projeto para solução de um problema público que abordará as principais etapas lógicas de construção de um modelo de intervenção prática.
Os objetivos complementares são desenvolver a criatividade, comunicação verbal, relacionamento pessoal, negociação, tomada de decisão, trabalho em equipe, bem como desenvolver o espírito crítico.
METODOLOGIA
O curso é fundamentalmente voltado para a pratica, se utilizando de metodologias e ferramentais para elaboração de projetos. A prática ocorre por meio de estratégias de ensino-aprendizagem como: aulas expositivas e dialogadas; exposição de vídeos com debate; vivências de grupo; filmes; estudos de caso; Elaboração de um projeto, em grupo, de acordo com orientações apresentadas no material da disciplina.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
Nota 1- média das atividades entregue durante as aulas (40%)
Nota 2- Projeto Final (20%)
Nota 3- Apresentação (20%)
Nota 4- Auto avaliação individual (20%)
BIBLIOGRAFIA
ARMANI, D. Como Elaborar Projetos: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Editora Tomo, 2009.
FUNDAP. Educação continuada: Gestão de programas e projetos governamentais. Planejamento e gerenciamento de projetos. São Paulo: Fundap, 2006. Disponível em: <https://dba3.wikispaces.com/file/view/PLANEJ_E_GERENC_DE_PROJETOS-FUNDAP.pdf>. Acesso em 29 jun. 2016.
PFEIFFER, P. Gerenciamento de projetos de desenvolvimento - Conceitos, instrumentos e aplicações. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.
PFEIFFER, P. O Quadro Lógico: Um método para planejar e gerenciar mudanças. Em: GIACOMONI, J.;
-
Descrição: Apresentação do Curso
Conteúdo e formas de avaliação; formação de grupos com 5 participantes; comunicação docente/ monitora com a turma; comunicação entre integrantes do grupo
Formato da Aula: síncrona com duração máxima de 2 horasFundamental que tod@s participem desta conversa inicial para compreensão do formato da disciplina
-
Descrição: Políticas Públicas, Programas e Projetos
Diferenças e conexões entre Políticas, Planos e ProjetosAtores nas políticas, programas e projetos
Exemplos de Projetos Públicos e sociais no Brasil
Formato da Aula: assíncrona: aula gravada+ textos+ atividade e aula sincrona
Atividade: postar contatos do grupo com nome, numero USP, email e whatsapp dos integrantes
Leitura:
ARMANI (2009), Introdução, Cap 1, 2 e 3
-
Entrar sempre com email USP para ter permissão
-
Descrição: Políticas Públicas, Programas e Projetos
A Primeira Infância: O plano Nacional e Marco Legal da Primeira Infância, Atores envolvidos, PLanos Municipais, Projetos de Primeira Infância
Formato da Aula: Assíncrona- aula gravada + Aula Síncrona: grupos apresentam e tiram dúvidas
Materiais de leitura/ consulta prévia:
Links e videos inseridos no Slide da aula gravada
Postar a Atividade 1- Cada grupo deve apresentar um exemplo de projeto público ou social
Forma de entrega: slides ou texto (maximo 2 pag.), contendo: Proponente, objetivo, publico alvo, ações e atividades, e resultados (se houver)
Importante adicionar as referencias e fontes de consulta! Cada grupo deve estar preparado para apresentar por 5 minutos na aula síncrona.
-
Descrição: Iniciando um Projeto, Método Zopp, Formulação do problema
Formato da Aula: Formato da Aula: assíncrona: aula gravada+ textos+ atividade e aula sincrona- grupos apresentam e tiram dúvidas
Materiais de leitura/ consulta prévia:
PFEIFFER, P. Gerenciamento de projetos de desenvolvimento - Conceitos, instrumentos e aplicações. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.
FUNDAP. Educação continuada: Gestão de programas e projetos governamentais. Planejamento e gerenciamento de projetos. São Paulo: Fundap, 2006.
ARMANI (2009) Cap 4 e 5Postar Atividade 2
Pesquisar municípios que tenham planos municipais de Primeira Infância. Trazer 1 exemplo com comentários acerca de (maximo 2 paginas):
-Áreas prioritárias do Plano
-Exemplo de Ações Inter setoriais
-Estratégias de Implementação
- Há metas e indicadores? Há previsão Orçamentária?
-
Descrição:
Diagnóstico Socio-Territorial
Formato da Aula: Formato da Aula: assíncrona: aula gravada+ textos+ atividade e aula sincrona
Materiais de leitura/ consulta prévia:
FUNDAP. Educação continuada: Gestão de programas e projetos governamentais. Planejamento e gerenciamento de projetos. São Paulo: Fundap, 2006.
ARMANI (2009) Cap 4 e 5Postar Atividade 3
1.2 Qual área/ tema ou estratégia específica desta política este projeto vai tratar?
Traga dados sobre este problema, embase em documentos, estudos e pesquisas já feitos. Você poderá mobilizar também indicadores específicos de alguma área (nutrição, saúde, educação, trabalho e renda, assistências social, etc) para ajudar a demostrar o problema.
Pode citar também estudos ou pesquisas qualitativos que mostrem consequências de não agir sobre este problema, ou experiência que foram exitosas em lidar com ele.
1.3 A Arvore de Problemas e árvore de Objetivos
-
Descrição: Definindo o Projeto, diagnóstico Socioterritorial
Formato da Aula: Assíncrona: aula gravada (mesma da Aula 5), links e leituras + aula sincrona
No momento da aula síncrona, cada grupo e apenas ele deve entrar no link do Google Meet (mesmo link de todas as aulas) no horário designado a seguir:
Grupo 1: 09h00
Grupo 2: 09h20
Grupo 3: 09h40
Grupo 4: 10h00
Grupo 5: 10h20
Grupo 6: 10h40
Grupo 7: 11h00
Grupo 8: 11h20
Grupo 10: 11h40Materiais de leitura/ consulta prévia:
PFEIFFER, P. Gerenciamento de projetos de desenvolvimento - Conceitos, instrumentos e aplicações. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.
ARMANI (2009) Cap 4 e 5POstar Atividade 4
2.3 Onde o projeto será implementado?
Um município? Algum recorte territorial de uma metrópole? Uma escola, um posto de saúde? um bairro? trazer dados deste contexto para explicar porque este é um local importante para se realizar este projeto
Projeto responde ou tem relação com algum plano municipal? Algum edital específico?
TRazer dados do diagnóstico socioterritorial
-
Descrição: Matriz do Marco Lógico
Formato da Aula: Assíncrona: aula gravada, links e leituras + aula sincrona
Materiais de leitura/ consulta prévia:
PFEIFFER, P. Gerenciamento de projetos de desenvolvimento - Conceitos, instrumentos e aplicações. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.
ARMANI (2009) cap. 4 e 5PFEIFFER, P. O Quadro Lógico: Um método para planejar e gerenciar mudanças. Em: GIACOMONI, J.; PAGNUSSAT, J. L. (org.). Planejamento e orçamento governamental - coletânea Brasília: ENAP, 2006.
Postar Atividade 5
2.4.1 Quem Proponente do Projeto?
quem é? histórico, relação prévia com a temática e objetivo do projeto, público alvo, se necessário fazer referência a documentos de comprovação (deve aparecer nos anexos no final)
2.4.2 Atores envolvidos
Listar atores no contexto macro e micro que estão implicados direta ou indiretamente no projeto. Matriz de envolvimento (anexar cartas de apoio de parceiros)
-
Aqui está a apresentação dos slides que não tinha funcionado na aula gravada
-
Atividade da Semana de GPP
-
3. Matriz do Marco Lógico
Fazer a duas primeiras linhas da matriz + todas as colunas (indicadores, linha de base, meios de verificação, Pressupostos)
Objetivo geral
Objetivos do Projeto
-
-
Descrição: Matriz do Marco Lógico (cont.)
Formato da Aula: Sincrona
Materiais de leitura/ consulta prévia:
mesma da aula anterior
Postar Atividade 7
-
3. Matriz do Marco Lógico
Corrigir as duas primeiras linhas da matriz com base nas anotações que passamos
Elaborar as duas ultimas linhs + todas as colunas (indicadores, linha de base, meios de verificação, Pressupostos)
Produtos
Atividades
-
Descrição: Cronograma e Orçamento
Formato da Aula: Sincrona- reunião agendada com grupos. Aula Assincrona e materiais
Materiais de leitura/ consulta prévia:
mesma da aula anterior
-
Aula Sincrona- reunião com grupos
-
Apresentação e entrega final
Entrega final- todas as partes do projeto revisadas, com referências
A apresentação consiste na elaboração de um video de até 5 minutos onde o grupo apresenta o projeto para um potencial financiador.
Auto avaliação- preenchimento de questionário de auto avaliação dos grupos (preenchido individualmente por cada membro dos grupos).