- Apresentação
Apresentação
e-Módulo Básico (Intermediário)
Usando eDisciplinas na Educação Remota
Em caso de problemas com a plataforma, escreva no fórum ou fale diretamente com o Prof. Fabio Carmona: carmona@fmrp.usp.br
Bem vind@s ao ambiente de aprendizagem desenhado para os professores e preceptores da FMRP-USP ampliarem suas habilidades e competência para o uso do e-disciplinas (Moodle da USP) para a educação remota e a distância. A equipe responsável pela organização e oferecimento deste curso conta com a equipe do CDDE, CAEP e STI FMRP-USP. Clique no título para assistir a um vídeo de boas vindas.
Este fórum é dedicado a discussões e dúvidas de caráter mais amplo sobre este curso. Você poderá participar de discussões com todos os inscritos, e também em discussões somente com seu grupo de tutoria. Basta selecionar no alto da tela.
- Documento de construção colaborativa com dicas de ferramentas (softwares, soluções, aplicativos,...) que podem ser utilizadas no ensino remoto/EAD. Se testou alguma ferramenta e gostou faça a sua inserção.
Clique aqui para conhecer seu grupo de tutoria. Na coluna da esquerda você verá o seu grupo (já selecionado) e, ao clicar em Mostrar membros do grupo, você conhecerá seu(s) tutor(@s) e colegas de grupo.
Sessões
Clique no número de cada sessão para acessar os recursos.
- S7 Avaliação
S7 Avaliação
Ao final desta etapa você será capaz de configurar questionários de diferentes formas, para contemplar avaliações somativas ou formativas (modo interativo e modo adaptativo), na plataforma eDisciplinas da USP (Moodle).
Preparo
Este vídeo descreve os passos iniciais de planejamento de uma avaliação online.
Este vídeo descreve como preparar um questionário para avaliação somativa, usando feedback adiado e navegação sequencial.
Este vídeo descreve como preparar um questionário para avaliação formativa, usando feedback imediato e navegação livre.
Este vídeo descreve como preparar um questionário para avaliação formativa, usando modo adaptativo.
Este vídeo descreve como preparar um questionário para avaliação formativa, usando modo interativo.
Encontro
Página do Google Meet para este encontro virtual.
- Receber uma nota
Nesta atividade iremos simular a realização de uma prova online ao vivo.
Tarefa
Elabore um questionário somativo e um formativo em seu ambiente
Você deverá inserir em seu ambiente dois questionários, sendo um somativo e outro formativo (adaptativo ou interativo). Depois, peça para dois colegas à sua escolha para testarem e te darem feedback. Comunique-se com eles no Diálogo abaixo. Quando terminar, marque aqui ao lado como completo.
Neste exemplo, você irá encontrar um uso "criativo" do Questionário: ele é utilizado para apresentar conteúdo (em forma de vídeos), intercalados com perguntas formativas (interativo) com feedback também em diferentes formas (texto, GIF animado, vídeo). Estamos imitando uma ferramenta que já existe, chamada Lição (não será abordada neste curso... mas você pode experimentar!).
- Fazer postagens no fórum: 1
Prezad@s participantes,
Por favor, leiam esta matéria publicada em maio de 2020 no New York Times sobre avaliação somativa online (segurança).
Compartilhem no fórum as suas impressões no fórum, lembrando de comentar, sempre que julgar necessário, as respostas dos colegas.
Estamos na reta final do nosso e-MB. Contamos com a participação de tod@s
leia o texto para contribuir no Fórum S7 - ACIMA.
Plantão
A partir de uma dúvida da Katiuchia (que também foi comentada pela Selma e outros participantes) sobre os indicadores produzidos pelo e-Disciplinas após aplicação de uma prova, explicamos aqui ests dois conceitos importantes.
espero que ajude vcs.
abs