Programação

  • PMR 2490

    Sistemas de Informação

    Este é o site da disciplina PmR 2490 que deve servir para acompanhamento da disciplina tanto na parte teórica como no laboratório. A parte teórica é ministrada pelo Prof. Marcos R. P. Barretto que é também o coordenador do curso e o laboratório pelos professores José Reinaldo Silva e Marcos S. G. Tsuzuki.

    Neste semestre teremos uma formatação mais integrada e, no laboratório as aulas iniciais serão ministradas pelo Prof. José Reinaldo Silva e as últimas pelo Prof. Marcos S. G. Tsuzuki.

    O site no Moodle-STOA servirá como um "sistema de informação" da disciplina com o objetivo de unificar as múltiplas visões e papeis na disciplina (aluno, professor, aluno-gerente-de-projeto, etc.) em um único lugar, de modo a permitir a todos, seja qual for o seu papel no momento, visualizar tudo que acontece na disciplina e ter acesso a todo material necessário para o acompanhamento do curso.

    Todos os exercicios e tarefas do curso poderão ser também colocadas no sistema por upload, de modo que a documentação dos respectivos projetos deve estar registrada e associada a cada "grupo" (no jargão do Moodle), que para nós significaria "turma". Sejam bemvindos ao Moodle-STOA e ao sistema de informação da disciplina PMR 2490.

  • PMR 2490 - Teoria : Engenharia de Software

    Conteúdo programático da parte teórica da disciplina, o tópico de Engenharia de Software
  • PMR 2490 - Laboratório : Modelagem Conceitual e Banco de Dados

    Neste módulo estudaremos como introduzir a base de um sistema de informação (e da informação) que são os dados, asociados em uma dada estrutura relacional.

    Assim, começaremos pela discussão de como fazer a modelagem conceitual dos dados utilizando o diagrama E-R (Entidade - Relação), proposto por Peter Chen em 1976. O importante é a conceituação de entidade e relacionamento e neste momento vamos usar os elementos originais do diagrama E-R com as extensões para agregação e entidade fraca somente. Assim, qualquer ferramenta de suporte como o próprio Word ou Visio será suficientes para os exercícios.

    As transparências usadas estão disponíveis abaixo e um upload por turma para que os alunos que compareceram a esta primeira aula possam fazer o upload do seu exercício. Na aula que vem cada turma deve submeter uma proposta de projeto final e cada aluno os seus quatro use-cases dentro deste projeto.

  • PMR 2490 - Laboratório: Bancos de Dados

    Neste módulo, que começa a partir da segunda aula estudaremos os bancos de dados (relacionais), isto é, como preparar repositórios de dados elementares e já cofigurá-los para encapsular informação básica para os sistemas de informação.

    Começaremos pelo design dos BDs, seguindo os conceitos da aula anterior. Portanto vamos modelar os dados com diagrams E-R e em seguida usar a DDL (Data Definition Language) do SQL (Structured Query Language) para criar este modelo em uma banco de dados MySQL.

    Como suporte utilizaremos o e-book Fundamentals of Database Systems disponibilizado a seguir.

    Neste módulo, que começa a partir da segunda aula estudaremos os bancos de dados (relacionais), isto é, como preparar repositórios de dados elementares e já cofigurá-los para encapsular informação básica para os sistemas de informação.

    Começaremos pelo design dos BDs, seguindo os conceitos da aula anterior. Portanto vamos modelar os dados com diagrams E-R e em seguida usar a DDL (Data Definition Language) do SQL (Structured Query Language) para criar este modelo em uma banco de dados MySQL.

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    Observem os prazos para submissão dos exercícios e das propostas de projeto DA TURMA e dos respectivos projetos individuais. Cada turma deve propor o seu projeto conjunto (o manager deve fazer a submissão), e depois disso CADA ALUNO da turma deve submeter o seu projeto individual, isto é, os quatro casos de uso que estes deverão implementar para compor o projeto global.

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    Além de submeter o exercício 2 que consta das transparências de aula todos os alunos devem trazer na próxima aula um arquivo ".txt" com o "script" de criação das tabelas do banco modelado. Nós vamos iniciar a aula rodando o script.

    Sobre os projetos de cada turma, o próximo "milestone" é preparar o diagrama E-R com a modelagem de dados do banco a ser criado para o projeto. As equipes devem ainda modelar os requisitos do projeto usando o modelo Volére dado pelo Marcos em sala. Com isso poderão revisar os seues "use-cases".

  • PMR 2490 - Laboratório: Criando e manipulando BDs

    Nesta aula criaremos um BD a partir do exercicio da aula anterior simplesmente "rodando" o script (que deve ser sempre utilizado para backup e documentação). 

    Uma vez criado o BD o exercício será a manipulação deste dados, primeiro populando o banco e depois fazendo buscas de conjuntos específicos de dados usando a linguagem SQL 2. Veremos o conceito de integridade referencial com a inserção das chaves estrangeiras, e uma visão mais geral sobre "constraints" e sua utilidade no projeto.

    Com relação ao projeto da turma a documentação deverá começar a funcionar e o próximo mailestone será entregar uma versão unificada dos requisitos do projeto. O manager deverá atribuir e escalonar a entrega por cada programador de um detalhamento dos seus "use-cases" para integrar a documentação geral. Este documento deverá se tornar a primeira versão do projeto (e é hora do pessoal do controle de versão começar a trabalhar também). 

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    Milestone 2: Nesta fase cada equipe (turma) deve revisar o seu projeto, buscando identigicat os requisitos e se os use-case propostos satisfazem estes requisitos. Após ua análise os use-case devem ser revistos e, se for o caso, modificados. Portanto uma nova documentação deve ser gerada, usando o template que consta neste módulo. Além dos novos use-case deve ser inserido o diagrama de objetos, de sequencia, o diagrama E-R do Banco de dados e um script de criação deste banco.

    Agora deve ser enviado UM DOCUMENTO APENAS com a documentação do projeto e de todos os use-cases. Cada use case deve ser numerado e no final deve vir uma tabela com o código do use-case, e o nome da pessoa que se encarregará de programá-lo. Lembrem que de agora em diante o pessoal da documentação deve cuidar dos documentos e o pessoal do controle de versões de ter em conta qual a versão do projeto estamos tratando.

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  • Tópico 8