Ajuda com Pesquisar cursos
Apresentar técnicas de controle desenvolvidas para sistemas nãolineares, para os quais a aplicação de métodos de controle clássico linear não é satisfatória. Apresentar exemplos de sistemas mecatrônicos tais como controle de motores DC e de indução, posicionamento de robôs manipuladores, atuadores com materiais inteligentes e controle de tragetória de robôs móveis e veículos autônomos terrestres e oceânicos.
Introduzir os conceitos de modelagem e design de sistemas, especialmente dos sistemas automatizados, que congregam hardware e software. Estudo dos métodos utilizados para suporte ao processo de projeto, especialmente os métodos orientados a objeto e baseados em modelos (Model Driven Engineering). Estudo dos sistemas automatizados baseados e integrados por Sistemas de Informação, e seu processo de modelagem e design.
Introduzir os conceitos de modelagem de sistemas discretos e suas aplicações usando o formalismo de redes de Petri e autômatos finitos. Habilitar os participantes a usar software de apoio de forma criteriosa e cuidadosa para análise de sistemas discretos, em especial os sistemas automatizados simples, com ordenação parcial e de tempo real.
Introduzir a discussão sobre o padrão ISO/IEC 15909 que define as redes de Petri e suas extensões e tratar do processo de modelagem usando de redes de Petri para sistemas de grande porte e para sistemas complexos.
Tipos de rede abordadas: Redes Elementares, Redes P/T, High Level Petri Nets, Redes estendidas e orientadas a objeto.
Software de apoio usado: PIPE2, CPN Tools, GHENeSys
Ensino das novas técnicas de modelagem de empresas e sistemas de informação interativos. Destaque para o processo de desenvolvimento de sistemas de informação como gerenciador de informação e dados para sistemas automatizaos.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP