Ajuda com Pesquisar cursos
Apresentar conceitos de caracterização tecnológica e sua aplicação a resíduos de construção e demolição (RCD). Discutir as principais propriedades dos agregados reciclados e os aspectos da heterogeneidade do material, operações unitárias de tratamento de minérios aplicadas à reciclagem de RCD, técnicas avançadas de caracterização dos produtos e aplicações de agregados reciclados.

Introdução aos tipos de materiais naturais e aos materiais minerais. Participação da mineração e do PMB - Produto Mineral Bruto no PIB. Os minerais como insumos industriais. Importância tecnológica, social e econômica dos minérios. Aspectos éticos e ambientais da explotação mineral.
Noções sobre os tipos de depósitos minerais. Noções de prospecção e avaliação de depósitos. A produção mineral brasileira no contexto mundial. Recursos e potencial brasileiros. Principais aplicações de matérias primas minerais: Siderurgia e ligas (ferrosos); Indústria de não ferrosos; Insumos minerais para fins energéticos: ( bens minerais energéticos); Metais e outros minerais preciosos; Minerais não metálicos de uso industrial (fertilizantes, cimento e materiais de construção civil).

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP