Kurs: e-Módulo Básico (Estudo dirigido): eDisciplinas na Educação Remota | e-Disciplinas
- Apresentação
Apresentação
.
e-Módulo Básico (Estudo dirigido)
Usando eDisciplinas na Educação Remota
Em caso de problemas com a plataforma, escreva no fórum ou fale diretamente com o Prof. Fabio Carmona: carmona@fmrp.usp.br
Todos os vídeos são abertos. Para ter acesso às atividades, pode ser necessário se inscrever. Para isto, use a senha moodle_cdde.
- Criando o ambiente
Criando o ambiente
Esta seção apresenta os primeiros passos para criar o ambiente da sua disciplina no Moodle, e as configurações gerais de acesso, layout, organização, métodos de inscrição e usuários inscritos.
Básico
Avançado
Acesso móvel
- Oferecendo conteúdo
Oferecendo conteúdo
Esta seção apresenta os principais recursos para se oferecer conteúdo didático para os estudantes, sob diferentes formas, desde arquivos de texto até vídeos e páginas da Internet.
Básico
Avançado
- Das Ende der Lektion erreichen
- Interagindo com os estudantes
Interagindo com os estudantes
Esta seção apresenta diferentes formas de interagir com os estudantes e os fazer interagirem entre si, tanto de forma síncrona (ao vivo) quanto assíncrona (cada um a seu tempo).
Básico
Avançado
- Engajando os estudantes
Engajando os estudantes
Esta seção apresenta os recursos para manter os estudantes engajados, ativos, atuantes na disciplina. Estas atividades podem ser utilizadas apenas como recurso didático e para avaliação formativa, mas também podem ser usadas para avaliação somativa.
- Eine Bewertung erhalten
- Eine Bewertung erhalten
Lembre-se que um Fórum com postagem obrigatória pode ser uma ótima maneira de engajar os estudantes.
- Banco de questões
- Avaliando os estudantes
Avaliando os estudantes
Esta seção apresenta os recursos que podem ser utilizados para avaliação (formativa e somativa) dos estudantes.
- Eine Bewertung erhalten
Navegação sequencial e feedback adiado, tentativa única, tempo limitado.
- Eine Bewertung erhalten
Navegação livre e feedback imediato, tentativas ilimitadas, sem limite de tempo.
- Eine Bewertung erhalten
Navegação livre e modo adaptativo, tentativas ilimitadas, sem limite de tempo.
- Eine Bewertung erhalten
Navegação livre e modo interativo, tentativas ilimitadas, sem limite de tempo, exibe uma ou mais dicas, tentar outra questão parecida do banco de questões.
Lembre-se que um Fórum com postagem ou participação que valem nota pode ser uma boa forma de avaliação do estudante.
- Trabalhando com grupos
Trabalhando com grupos
Esta seção apresenta como trabalhar com grupos, uma ótima maneira de estimular a cooperação entre os estudantes, e um pouco de competição também!
- Gruppe wählen
- Exemplo: Tarefa em grupo, modalidade grupos visíveis AufgabeNicht verfügbar, es sei denn: Die Aktivität Exemplo: Escolha um grupo para a competição ist als abgeschlossen markiert
- Acompanhando o progresso
Acompanhando o progresso
Esta seção apresenta como o professor pode acompanhar o andamento da disciplina, através da monitorização das atividades dos estudantes e da conclusão das atividades, da frequência ou do checklist.
- Decidindo quem será aprovado
Decidindo quem será aprovado
Esta seção apresenta como configurar e utilizar o livro de notas, e como usar emblemas.
- Concluindo a disciplina
Concluindo a disciplina
Esta seção apresenta estratégias para coletar feedback dos estudantes sobre a disciplina, como exportar as notas para o sistema Júpiter e como oferecer um certificado.
- Eine Auswahl treffen
Escolha uma das opções para receber o emblema.
Neste exemplo, o emblema é concedido a quem completar esta atividade, o que significa escolher qualquer das opções. O emblema será enviado para seu email e ficará disponível no menu à esquerda: Navegação >> ache esta disciplina >> Emblemas.