Programação

  • HISTÓRIA DA ÓPERA I - AGENDA 2020

     

    FEVEREIRO

    28 – Antecedentes do gênero

    MARÇO

    6 – Audição: Claudio Monteverdi:

                                  L’orfeo (Mântua, 1609)

    13 – Ópera em Roma e Veneza no século XVII

    20 – Audição: Cavalli:

                                  La Calisto (Veneza, 1651)

    27 - Ópera na França no século XVII

    ABRIL

    3 – Audição: Jean-Baptiste Lully:

                                Le Bourgeouis Gentilhomme (comédie-ballet sobre texto de Moliére, 1670)

                                              Ou

                                Cadmus et Hermione (tragedie-lyrique, 1673)

    10 – FERIADO: Semana Santa

    17 – Ópera italiana no início do séc. XVIII: o modelo de Metastasio

    24 – Audição: Giovanni Battista Pergolesi:

                                  La Serva Padrona (intermezzo cômico, Nápoles, 1733)

    MAIO

    1 – FERIADO: Dia do Trabalho

    8 –A Reforma do modelo de Metastasio

    15 – Audição: Christoph Willibald Gluck:

                                  Iphigenie en Tauride (Paris, 1779)

    22 – Ópera no fim do século XVIII: Haydn e Mozart

    29  – Audição: Joseph Haydn:

                                  Orlando Paladino (Esterházy, 1782)

    JUNHO

    5 – Audição: Wolfgang Amadeus Mozart:

                                  Die Entführung aus dem Serail [“O rapto do Serralho”] (Viena, 1782)

    12 -FERIADO: Corpus Christi

    19 – Audição: Wolfgang Amadeus Mozart:

                                  Così fan Tutte (Viena, 1790)

    21 - AVALIAÇÃO


  • aula 1 - antecedentes do gênero

  • aula 2 - audição Claudio Monteverdi

    Seguem abaixo as pastas para download de duas óperas de Claudio Monteverdi (1567-1643):

    L' Orfeo (1609) 

    L'Incoronazione di Poppea (1642)

    Segue também 

    o link da Wikipedia para a sinopse e outras informações sobre a ópera: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%27Orfeo

    o link ((youtube) para L'Orfeo (Mântua, 1609)


  • aula 3 - ópera em Veneza e Roma no séc. XVII

  • aula 4 - audição: Cavalli

    Segue abaixo a pasta para download da seguinte obra de Francesco Cavalli (1602-1676)

    La Calisto (Veneza, 1651)


    Segue também o link da Wikipedia para a sinopse e outras informações sobre a ópera:

    https://es.wikipedia.org/wiki/La_Calisto

  • aula 5 - ópera na França no séc. XVII

  • aula 6 - audição: Jean-Baptiste Lully

    Seguem as  pastas para downoad d as seguintes obras de Jean-Baptiste Lully (1632-1687):


    Le Bourgeouis Gentilhomme (comédie-ballet, 1670)

    Cadmus et Hermionne (tragédie-lyrique, 1673)


    Seguem  também o links (youtube) para ambas as peças:

    Le Bourgeouis Gentilhomme



    Cadmus et Hermione

    parte I: 

    parte II: 

    parte III: 

    parte IV: 


  • aula 7 - ópera italiana no início do séc. XVIII: o modelo de Metastasio

  • aula 8 - audição: Georg Friedrich Händel

    segue abaixo a pasta para download da seguinte obra de Georg Friedrich Händel (1685-1759)


    Giulio Cesare in Egitto (1723)

    link para informações sobre a obra e enredo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giulio_Cesare_in_Egitto

  • aula 9 - a reforma do modelo de Metastasio

    além do conteúdo da aula, vejam este interessante documentário sobre Gluck!




  • audição: Christoph Willibald Gluck

    Segue a pasta para download da seguinte obra de Christoph Willibald Gluck (1714-1787):

     Iphigenie en Tauride (Paris, 1779)

  • aula 11: ópera cômica no fim do séc. XVIII

  • aula 12 - audição: Joseph Haydn

    Segue a pasta para download da seguinte ópera de Joseph Haydn (1732-1809):

    Orlando Paladino (Esterházy, 1782),

    Segue também 

    o link da Wikipedia para a sinopse e outras informações sobre a ópera: 

    https://en.wikipedia.org/wiki/Orlando_paladino

    o link (youtube) para a mesma ópera.

    parte I: 

    parte II: 

  • aula 13 - audição Wolfgang Amadeus Mozart: Singspiele


    Assistam à aula sobre Mozart (na pasta abaixo). em seguida, assistam às óperas de Mozart disponibilizadas abaixo! Selecionei montagens das principais obras. Não deixem de assistir a pelo menos um Singspiel e uma ópera cômica. Se possível, assistam às 3 óperas Mozart - da Ponte.


    Segue m os links para os seguintes Singspiele de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791):


    Die Zauberflöte ["A Flauta Mágica"] (Viena, 1791) 

    link da Wikipedia para a sinopse e outras informações sobre a ópera:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Flauta_M%C3%A1gica

    pasta para download da ópera



    Die Entführung aus dem Serail ["O rapto do Serralho"] (Viena, 1782) - 

    link da Wikipedia para a sinopse e outras informações sobre a ópera:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Die_Entf%C3%BChrung_aus_dem_Serail

    link para youtube (subbtítulos em espanhol)


    (subtítulos em espanhol)

  • aula 14 - audição: Wolfgang Amadeus Mozart: óperas cômicas

    segue o link para a audição das seguintes óperas cômicas de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)


    1. Così fan Tutte (Viena, 1790)

    link da Wikipédia com sinopse e outras informações sobre a obra:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cos%C3%AC_fan_tutte

    segue abaixo a pasta para download da ópera

    segue ainda o link (youtube) para a mesma montagem 


    (subtítulos em inglês)


    2. Ne Nozze di Figaro (Viena, 1786)

    link da Wikipédia com sinopse e outras informações sobre a obra:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Le_nozze_di_Figaro

    segue abaixo a pasta para download da ópera

    segue ainda o link (youtube) para a montagem da obra por J. E. Gardiner

     (infelizmente a versão de René Jacobs, para download, não está disponível no youtube)


    (subtítulos em italiano)


    3. Il Dissoluto punito ossia Don Giovanno (Praga, 1787) - (gênero misto: dramma giocoso)

    link da Wikipédia com sinopse e outras informações sobre a obra:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Don_Giovanni

    segue abaixo a pasta para download da ópera 

    segue ainda o link (youtube) para a mesma montagem

    (infelizmente, sem subtítulos)


  • Tópico 15

    TEXTO PARA AVALIAÇÃO


    O texto anexado é da autoria do libretista Ranieri de Calzabigi, e serve de prefácio à ópera "Alceste" de Christoph Willibaldo Gluck.

    a tarefa proposta é a de editar o texto para um leitor leigo, explicando-o, através de notas de rodapé, de modo que este suposto leitor possa compreender o contexto em que Calzabigi e Gluck escrevem, descrevendo quem poderiam ser os alvos das críticas dos dois autores.