Indice degli argomenti
-
-
Forum para perguntas e respostas do curso, comentários, dúvidas, etc.
-
-
Relatório sobre objetivo, parâmetros e requisitos de projeto, desenvolvimento de soluções (brainstorm) e matriz de decisão utilizados no projeto da disciplina (vinculados ao terceiro módulo de laboratório).
Atentar-se para o que conversamos sobre as funções para dar notas nos parâmetros para cada solução. -
Questionário sobre o estudo do compressor ( vinculados ao sexto módulo de laboratório).
-
Questionário sobre a atividade de dissecação mecânica (vinculado ao sétimo módulo de laboratório)
-
Entrega dos desenhos de fabricação, desenhos de conjunto e do planejamento da fabricação dos componentes do dispositivo vinculado ao projeto (vinculada a oitava aula de laboratório).
Entreguem preferencialmente um .zip com pastas para cada um dos 3 itens: Des. Conjunto, Des. Fabricação e Planejamento da Fabricação, com fluxogramas PARA CADA PEÇA.
-
-
Link para planilha do Sheets para definir os grupos do projeto.
Por favor preencher!!!
Teremos 2 grupos de 3 alunos e 2 grupos de 4 alunos.SUA PRIMEIRA TAREFA É DAR UM NOME AO SEU GRUPO! Este poderá ser escrito no seu dispositivo.
-
Este é o enunciado do Projeto deste ano.
O projeto será feito.
A construção e competição dependem, obviamente, da evolução da pandemia nas próximas semanas.
-
-
-
-
-
Segue aula (reduzida) do dia 16/03 de 2020.
Esta versão em .ppsx permite visualizar os vídeos, entretanto é um arquivo de aproximadamente 750MB.
A versão em pdf possui somente 4,5KB e está disponível abaixo. -
-
Para até o dia 30 de Março de 2020, entregar objetivos, parâmetros e requisitos, descrição de como é calculada a nota para cada parâmetro (discreto em 0 ou 10, discreto em faixas, uma função, etc), 2 esboços de solução POR ALUNO, a atribuição de notas para cada solução e a matriz de decisão.
SOMENTE É NECESSÁRIA A SUBMISSÃO DE 1 ALUNO POR GRUPO!!!
-
-
-
16.9 MB Slideshow Powerpoint 2007
-
-
-
-
Aula 05 (30/03/2020) - Apresentação do dispositivo do projeto: objetivos, parâmetros e requisitos, brainstorm e operação do sistema de controle e evolução do desenho de conjunto.
-
Vocês devem entregar, em pdf, os slides de aula revisados.
Estes devem conter o objetivo, a estratégia, parâmetros, requisitos, brainstorm, notas aos parâmetros para cada solução e matriz de decisão (sem peso entre parâmetros).
A ideia é que após a aula com a discussão de cada detalhe de cada projeto, vocês tenham um maior conhecimento sobre o funcionamento de cada sistema e, desta forma, possam reavaliar o que foi entregue dia 30 de março.
-
Pessoal...
Preciso fazer uma exame de sangue amanhã as 7h00 (não tem relação com Covid).
Deste modo talvez a aula atrase 15 min para iniciar.Obrigado pela compreensão!
-
-
-
-
Todos vocês devem entrar neste google meet.
E devem entrar no meet do seu respectivo grupo conforme os links abaixo.
-
teste
-
-
O objetivo desta aula é compreender o princípio de funcionamento de dispositivos comumente empregados no projeto de máquinas. Tal objetivo será alcançado através de imagens apresentando a desmontagem de equipamentos eletro-mecânicos.
Os equipamentos estudados neste aula serão uma furadeira e uma serra tico-tico, .
Assistindo as apresentações, os grupos já constituídos deverão responder as questões constantes na apostila distribuída em um arquivo de texto que será disponibilizado. Cada grupo deverá entregar este arquivo até a próxima aula, contabilizando a presença.
Para uma melhor compreensão destes dois dispositivos, é interessante entender o funcionamento de seu motor. Este é de corrente contínua e de escovas. Sugiro que assistam este vídeo (legenda em português disponível):
Além disso, outro mecanismo interessante é o de fixação da ferramenta na furadeira. Ele se utiliza do efeito de cunha para transmitir o torque do motor à broca. Sugiro que assistam o seguinte vídeo para compreender o mecanismo:
Por fim, pode-se entender o mecanismo de
Scotch Yoke através do seguinte vídeo: -
-
-
-
-
Todos os alunos devem entrar neste link.
Além disso, os alunos dos grupos 1 e 3, devem entrar no link do meets da furadeira.Os alunos dos grupos 2 e 4, devem entrar no link do meets da serra tico tico.
-
-
O objetivo desta aula é a apresentação pelo grupos dos seguintes itens:
1) Desenho de conjunto;
2) Desenhos de fabricação;
3) PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO.
Para tal, os grupos devem consultar quais as máquinas disponíveis no laboratório de protótipos (além da guilhotina).
Desta forma, todos os desenhos de fabricação e o desenho de conjunto devem ser entregues até o dia 4 de Maio, antes da aula. Estes podem ser feitos a mão ou em qualquer CAD, sem que esta escolha interfira na avaliação (sem valer nota) do docente. Somente um componente por grupo deve fazer a entrega.-
635.4 KB documento PDF
-
-
Nas nona e décima aulas de laboratório de PMR3202 haverá a continuidade do desenvolvimento do projeto da disciplina. Serão desenvolvidos modelo do dispositivo e a simulação do sistema de controle do mesmo.
O desenvolvimento envolve as seguintes atividades:
- Construção do mock-up do dispositivo projetado.;
- Utilizando o software TinkerCad deverá ser desenvolvido e mostrado o funcionamento do sistema de acionamento dos motores e servomotores que serão empregados no dispositivo.
- elaboração de relatório.
Na nona aula, eu irei explicar como se faz a simulação através do tutorial para TinkerCAD e vocês irão começar a discussão sobre o mock-up.
A presença desta nona aula será uma entrega da apresentação a ser feita na décima aula, com data limite de entrega 10 minutos ANTES da décima aula.
Atualização em 17 de Maio de 2020: a entrega será liberada para até a meia noite do dia da aula.-
-
-
Todos vocês devem entrar neste google meet.
E depois, quando o professor avisar, devem entrar no meet do seu respectivo grupo, conforme os links abaixo.
-
Nas nona e décima aulas de laboratório de PMR3202 haverá a continuidade do desenvolvimento do projeto da disciplina. Serão desenvolvidos modelo do dispositivo e a simulação do sistema de controle do mesmo.
O desenvolvimento envolve as seguintes atividades:
- Construção do mock-up do dispositivo projetado.;
- Utilizando o software TinkerCad deverá ser desenvolvido e mostrado o funcionamento do sistema de acionamento dos motores e servomotores que serão empregados no dispositivo.
- elaboração de relatório.
Na décima aula, vocês irão apresentar o mock-up e a simulação do sistema de acionamento.
A presença desta décima aula será o relatório elaborado, corrigido e melhorado após discussões em aula, contendo detalhadamente o mock-up e sua construção, a simulação do sistema de acionamento, o código de arduino que escreveram, seu funcionamento e detalhes. -
Aula em que vocês irão elaborar o memorial de projeto a partir das entregas anteriores e desenvolvimento de itens faltantes como manual do usuário, etc.
-
Todos vocês devem entrar neste google meet.
E depois, quando o professor avisar, devem entrar no meet do seu respectivo grupo, conforme os links abaixo.