Agenda do Curso

  • 11 março - 17 março

    Aula 1 -  


    I - Introdução ao Curso


    II - AVALIAÇÃO


    1. Cada aluno deve apresentar pelo menos um dos textos da bibliografia do curso
    2. Ao final do curso, cada aluno deve entregar um artigo sobre um dos temas abordados no curso
    3. A nota final será calculada a partir dos seguintes critérios:
    • Presença: 10%
    • Participação: 20%
    • Seminário: 20%
    • Artigo 50%


    III -  Artigo Final


    Vejam as normas para o artigo final em:

    https://docs.google.com/document/d/1fknKNUwZ30edMKPWpr6PUP9HfYSaI7tTwxW9FQuqFU8



  • 18 março - 24 março

    Aula 2 (19/03) - O Som - Estudos do Som - Sonologia 

    • Sterne, Jonathan. Capítulo 1: Sonic Imaginations. In The Sound Studies Reader. New York: Routledge, 2012, pp. 1-17.

    https://drive.google.com/file/d/0Bx7rCJ4nwHZkMmY5T1hGN0FJQ1E/view?usp=sharing


    • Iazzetta, Fernando. Estudos do Som: um campo em gestação. Revista do Centro de Pesquisa e Formação - SESC, v. 1, p. 146-160, 2015.

    https://www.sescsp.org.br/files/artigo/56abb05a-66fe-4415-9c74-4c1811d16f7d.pdf

  • 25 março - 31 março

    Aula 3 - Fonografias I

    Link para gravação da aula
    https://drive.google.com/open?id=16Ah4t3l-4MxpwYw-qSEw923rQ1PhD_S9

    TEXTOS PRINCIPAIS:

    • Kahn, D., 1994. Introduction: Histories of sound once removed. In D. Kahn & G. Whitehead, eds. Wireless imagination: sound, radio and the avant-­‐garde / edited by Douglas Kahn and Gregory Whitehead. Cambridge MA;;London: MIT Press, pp. 1 – 29.

    https://drive.google.com/file/d/1_p4owQ32SQj3flOtmq7u_utx4lRdErPv


    • Kahn, D. “The Sound of Music,” The Auditory Cultures Reader, edited by Michael Bull (London: Berg Publishers, 2003), 77-90.

    https://drive.google.com/file/d/1Z5FKscHMiB54x2NgeEufQ7pPgIhUXSyH


    • Kittler, Friedrich. Excerpt from “Gramophone,” Gramophone-Film-Typewriter, translated by Geoffrey Winthrop-Young and Michael Wutz, 87-114. Stanford:Stanford University Press, 1999.

    https://drive.google.com/file/d/0Bx7rCJ4nwHZkREJzbTV6Tmk0YUk/



    • TEXTOS AUXILIARES:

    • Theberge, Paul. "The new sound of music", pp. 186-213. In: Any Sound You Can Imagine: Making Music/Consuming Technology. Wesleyan University Press, 1997. 

    https://drive.google.com/file/d/1T2CIOvZ3jDzaXDnJiBhpbOVIJ1g6ySjt


    • Thompson, Emily (1995) ‘Machines, Music, and the Quest for Fidelity: Marketing the Edison Phonograph in America, 1877-1925’ , Musical Quarterly 79(1): 131-171 . 

    https://drive.google.com/file/d/1SiATUsxWPXypYH-8hGEhn2mCSBm590GP



  • 1 abril - 7 abril

    Aula 4 - Fonografias II

    Link para a gravação da aula:
    https://drive.google.com/open?id=1-KcRO1joyFYeYBHIjZpQD4DmNQaMyt2r


    (Apresentação: Tiago, Felipe, Esteban)


    • Ihde, Don (2007). Technologies-Musics-Embodiments. _Janus Head_ 10 (1):7-24.

    https://drive.google.com/file/d/1pl73g44N1973GYhpUxyPnW-Jx_USd-t8

    • Hosokawa, Shuhei. “The Walkman Effect.” Popular Music 4 (1984): 165-80. (Disponível em J. Stern (Ed) The Sound Studies Reader, pp. 104-116)

    https://drive.google.com/file/d/0Bx7rCJ4nwHZkMmY5T1hGN0FJQ1E


    Textos auxiliares:


    • Bull, Michael (2001) Personal stereos and the aural reconfiguration of representational space. In: Munt, Sally R (ed.) Technospaces: inside the new media. Critical Research in Material Culture . Continuum, London ; New York, pp. 239-254. 

    • Bull, Michael. “No Dead Air! The iPod and the Culture of Mobile Listening.” Leisure Studies 24, no. 4 (2005): 343-55.

    https://drive.google.com/file/d/1sM1Dc1nFkqEakw3OUmL2aH5ZCNHfzfRu



  • 8 abril - 14 abril

    Aula 5 - Paisagens Sonoras

    Link para gravação da aula:
    https://drive.google.com/open?id=1sFYFUbk7dnC6nxdvTezmnHmkYGoM75DI


    (Apresentação: Alessandra, Murilo, Neila)

    • Thompson, Emily. Introduction, pp 1-12. In: The Soundscape of Modernity: Architectural Acoustics and Culture of Listening in America, 1900-1933. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2002.

    https://drive.google.com/file/d/17xuzTO4TE1h9KJWiIHUMJDCLYGvMo9US


    • Schafer, R. Murray. ”Introduction,” “Listening” and “The Acoustic Community,” The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World, 3-12, 205- 225. Rochester: Destiny Books, 1994 (1977).

    https://drive.google.com/file/d/1SerWR9fzBoCedlOYfChD1fluDryADkoS


    • Schafer, Murray R. 2003. “Open Ears,” Auditory Culture Reader, 25-40 

    https://drive.google.com/file/d/1sLJA0S3wOU1p9nQEabtbotuWuL99y7Zu


  • 15 abril - 21 abril

    Aula extra - Questões musicais dos séculos XX e XXI e repertório

    ** Esta aula não foi gravada **

    (Apresentação: Fernando Iazzetta)

    Playlist: 

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLdqxvqYyXeZpNnECBQdyR9jQfK7IxRdPo


    Modernidade

    Eduard Hanslick Música Pura/Programática

    Richard Wagner (Parsifal)

    Inicio do Século XX
    Claude Debussy: Estética da Sonoridade
    Igor Stravinsky: Sagração da Promavera
    Escola de Viena: A. Schoenberg, A. Webern, A. Berg

    Entre-guerras
    Futurismo
    Jazz/Experimentalismo
    Béla Bartok
    Edgard Varèse (1893-1965)
    Olivier Messiaen

    Pós-Guerra: Darmstadt; serialismo Integral, eletroacústica, indeterminação
    Karlheiz Stockhausen (1928-2007); Pierre Boulez (1925-2016); 
    Luigi Nono (1924-1990), Bruno Maderna (1920-1973), Luciano Berio (1925-2003)
    Iannis Xenakis (1922-2001)
    Gyorgy Ligeti (1923-2006)
    Pierre Schaeffer (1910-1995)
    John Cage (1912-1992)

    Minimalismo/Experimentalismo
    Steve Reich
    La Monte Young
    Alvin Lucier

    Música Espectral
    Gérard Grisey, Tristan Murail, Hughes Dufourt, Michaël Levinas

    Nova complexidade /  Nova Simplicidade
    Brian Ferneyhough
    Wolfgang Rihm

    Computer Music

    Arte Sonora

  • 22 abril - 28 abril

    Aula 6 -  O som "em si"

    Link para a gravação da aula:
    https://drive.google.com/open?id=1xCNG1THccG2kA2MR8igjjH2hKiv6uFMi


    (Apresentação: Giovana, Leon, Thiago, Bruna)


    Textos complementares
    :


    • Cox, C. (2011) ‘Non-Cochlear Sound’ review in Artforum (January 2011) [online]. Available at:
      http://annewalshjr.org/bio/images/Non-Cochlear_Sound.pdf


  • 29 abril - 5 maio

    Aula 7 - Sons da história

    (Apresentação: Vicente, Henrique, Guilherme dos Santos)

    Link para  a gravação da aula:

    https://drive.google.com/file/d/1Y5lFqqo0f0-jgJiWobroLErAx_HNxeq2/view?usp=sharing


    • Gautier, Ana María Ochoa. Introduction, pp. 1-29. Em: Aurality: Listening & Knowledge in Nineteenth-Century Colombia. Durham & London: Duke University Press, 2014.

    https://drive.google.com/file/d/1tlcaZ7vxPJk1T5CDLJvbYVy2MXvn9cYM

    • Sterne, Jonathan. Mediate Auscultation and Medicine's Acoustic Culture, pp 99-128. Em:  The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction. Durham & London: Duke University Press, 2003.

    https://drive.google.com/file/d/0Bx7rCJ4nwHZkSEpObkVLc1Jmb1E



  • 6 maio - 12 maio

    Aula 8 -  Música do outros

    (Apresentação: Cecilia e Marcelo)

    Link para a apresentação da aula:

    https://drive.google.com/file/d/1xkKGu7MaTlYwt1L56O7wFDf78-yaZU5H/view?usp=sharing


    • Born, Georgina, and David Hesmondhalgh, eds. Western Music and Its Others: Difference, Representation, and Appropriation in Music. Berkeley: University of California Press, 2000.

    https://drive.google.com/file/d/0Bx7rCJ4nwHZkbXpadDdnNXhUZm8



  • 13 maio - 19 maio

    Aula 9  - Os sons dos outros

    (Apresentação: Murilo e Vicente)

    Link para a gravação da aula:
    https://drive.google.com/file/d/13d5ev_uRriB4Vk6IM2U-gRxJ0VdOZZ_s/view?usp=sharing


    • Feld, Steven. Acustemology. In Novak, David, and Matt Sakakeeny, eds. Keywords in Sound. Durham ; London: Duke University Press Books, 2015, pp 12-21.
      https://drive.google.com/file/d/18yQUqHZxmMNYnjfhv5iVmmt3kOpP2yP7


    Textos complementares: 

    • Rainforest Sondwalks:
      http://www.deezer.com/playlist/4321180966

    • Samuels, David W;  Meintjes, Louise; Ochoa,  Ana Maria; Porcello, Thomas. Soundscapes: Toward a Sounded Anthropology. Annu. Rev. Anthropol. 2010. 39:329–45.
      https://drive.google.com/file/d/1JfFex57pllQD_hZWtxlg5_EHxEmEGNEh



  • 20 maio - 26 maio

    Aula 10 -  Som e Política

    (Apresentação: Pedro, Neila)

    Link para o vídeo da aula:
    https://drive.google.com/file/d/1m2r2ReHC28zjZvRmB0O1H7McvoPjFnCX/view?usp=sharing


    • Cusick, S. (2013). Towards an acoustemology of detention in the ‘global war on terror’. In G. Born (Ed.), Music, Sound and Space: Transformations of Public and Private Experience (pp. 275-291). Cambridge: Cambridge University Press. 
      https://drive.google.com/file/d/0Bx7rCJ4nwHZkMEFCSjNUTXF6azA

    • Tara Rodgers, Tara.  Pink Noises: Women on Electronic Music and Sound. Duke University Press, 2010. (Introduction pp. 1-21)
      https://drive.google.com/file/d/1tGaTxB69PEXEv25FWASzlOpruAx-_cNt


    Textos Complementares:




  • 27 maio - 2 junho

    Aula 11 -  Som como imagem

    (Apresentação: Renata, Kleber, Brisa)


    • Connor, S. (2011) ‘Ears Have Walls: On Hearing Art’ in Kelly, C. (ed.) Sound.  Cambridge: MIT Press, pp. 129-139.

    https://drive.google.com/file/d/1IOnwEsW_aJ3Vp3veH0pgz6yCwotWcHZh/


    • Iazzetta, Fernando. A imagem que se ouve. In: Gilbertto Prado; Monica Tavares; Priscila Arantes. (Org.). Diálogos Transdisciplinares: Arte e Pesquisa. 1ed.São Paulo: ECA/USP, 2016, v. 1, p. 376-395.

    https://drive.google.com/file/d/1X5Xh8HeENE1VaQSmBluifM2YIWsV-xev



    • CAESAR, R. 'O som como imagem'. In: IV Seminário Música Ciência Tecnologia: Fronteiras e Rupturas, 2012, São Paulo. São Paulo: ECA-USP, 2012. v. 1. p. 255-262.

    https://drive.google.com/file/d/1ku9tNL7cKxPPuBhGzGEKcBN45na-3SXu


    Texto complementar: 

    • Drobnick, J (2004). ‘Listening Awry’ in Drobnick, J. (ed.) Aural Cultures. Toronto: YYZ Books, pp. 9-15.


  • 3 junho - 9 junho

    Aula 12 - Engajamento

    Apresentação: (Guilherme Ribeiro e Giovanna)

    Link para o vídeo da aula:

    https://drive.google.com/file/d/1wG1-Qe2tsodX5yTPz0JCL-mx0kXCANe1/view?usp=sharing


    • Lewis, George. Improvised Music after 1950: Afrological and Eurological Perspectives. Black Music Research Journal, Vol. 16, No. 1 (Spring, 1996), pp. 91-122
      https://drive.google.com/open?id=1UFA8b7EM5B3m-X-zHpl1MkxASnuiXao5


    • Campesato, L., Iazzetta, F. (2019) "Práticas locais, discursos universalizantes: relendo a música experimental". In: Desobediência Sonora: Selos de Música Experimental e suas Tecnologias de Sustentabilidade, Editado por Cristiano Figueiró, 15-72. Salvador, EDUFBA.
      http://esmeril.ufba.br/e-book/