Agenda do Curso
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Pasta com algumas obras de música eletroacústicas que serão abordadas no curso.
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Semana de recepção dos calouros. Não haverá aula.
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Introdução ao curso
Apresentação dos alunos e discussão sobre o trabalho de composição.
Apresentação de exemplos musicais e discussão da amplitude da produção eletroacústica.
Peças discutidas:
- Bernard Parmegiani - Incidences/Resonances (De Natura Sonorum)
- Ikue Mori - Quetzalcoatl #1
- Rodolfo Caesar - Steve lá
- John Oswald - Brown
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Contextualização: Modernidade e Vanguarda Musicais
1. Tecnologia
- Fonografia/Radiofonia
- Instrumentos Precursores (Telharmonium, Theremin, Ondes Martenot)
- Weekend - Walter Ruttmann
2. Questões de Material e Forma
- Pensamento "não-tonal"
- Timbre, som em si, estética da sonoridade (Debussy, Varèse, Satie, Messiaen, Cage...)
3. Contexto histórico
- Modernidade (pensamento racional, progresso, tecnofilia)
- Vanguarda (distinção entre música e outras artes) - Duchamp, Kurt Schwitters
- Tecnocientificismo - (disciplinas: TI, TGS, Cibernética, Fonologia, Semióticas)
- Tecnologias: espacial, nuclear, computacional
- Marcel DUCHAMP: Erratum Musical (for three voices)
https://www.youtube.com/watch?v=Ok4aQ98kzNs&list=RDOk4aQ98kzNs&start_radio=1&t=67
- Erik Satie - Parade
https://www.youtube.com/watch?v=_Chq1Ty0nyE
https://www.youtube.com/watch?v=YejpJ4kMH_0
- Kurt Schwitters - Ursonate (1932)
https://www.youtube.com/watch?v=6X7E2i0KMqM&list=RDOk4aQ98kzNs&index=5
- Walter Ruttman - Weekend
https://www.youtube.com/watch?v=KVZVpAVfZ6M&list=RDOk4aQ98kzNs&index=9
- Ballet Mécanique (Mechanical ballet) - Canonical Version - Léger / Antheil. Synchro-Ciné.1924
https://www.youtube.com/watch?v=2kGOIysVl8I
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Tema: Exercício prático-composicional com colagens
Objetivos:
Geral: Obter suporte técnico e teórico suficiente para realização de trabalho prático
Específicos:
- Conhecer diferentes poéticas composicionais acerca das técnicas propostas pela música concreta
- Conhecer ferramentas básicas para implementação das técnicas abordadas
- Entender a lógica de funcionamento de DAW’s e questões específicas do software Audacity
Conteúdo programático:
1. Uso de fragmentos de sons gravados como material básico para composição eletroacústica
1.1 Poéticas composicionais relacionadas
a) Montagem/colagem
Schaeffer – Etude aux Chemins de fer
https://www.youtube.com/watch?v=N9pOq8u6-bA
b) Justaposição
Varèse – Poème Électronique
https://www.youtube.com/watch?v=R-R3F3ZVbi8
c) Timestretching
Smalley – Base Metals
https://www.youtube.com/watch?v=glYOSUGajYc
d) Micromontagem
Vagggione – Schall
https://www.youtube.com/watch?v=K-FjnKiDWQc&t=66s
1.2 Apontamentos técnicos no software Audacity
1.2.1 Propriedades básicas do software multipista (arranjo/timeline; visualizações; controle de níveis em dB; estéreo e mono)
1.2.2 Edição (colagem e montagem/micromontagem)
1.2.3 Direcional e reverso
1.2.4 Mudança de velocidade/ timestretching
1.2.5 Envelopes de amplitude
1.2.6 Uso de filtros (LP e HP) e regiões espectrais (sub, grave, médio, agudos)
1.2.7 Efeitos básicos de ambiência (reverberação)
1.2.8 Espacialização (panorama espacial, multicanal)
1.2.9 Exportar em arquivo de áudio
2. Avaliação:
2.1 Trabalho individual (peça de aprox. 1 min utilizando exclusivamente as técnicas e software apresentados em sala e pacote de arquivos de áudio fornecidos). Entrega/audição: próxima aula.
Tutorial sobre uso do Audacity:
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Na aula do dia 30/03 discutimos o ambiente de criação musical no pós-guerra e suas relações com o surgimento da música eletroacústica. Comentamos sobre a questão do ambiente do pós-guerra e a relação com a subjetividade, o espirito tecnocientífico, o formalismo musical.
Comentamos sobre alguns textos que serviram de crítica do formalismo e serialismo. Entre eles:
A Crise da Música Serial (1955) de Iannis Xenakis
Metamorfoses da Forma Musical (1958) de Gyorgy Ligeti
Music as a Gradual Process (1968) Steve Reich
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Música Concreta
A musique concrète nasceu em 1948 com uma série de pequenos estudos realizados pelo então engenheiro de rádio da Radiodiffusion-Télévision Française (RTF), Pierre Schaeffer (1910- ). O material sonoro usado por Schaeffer eram gravações realizadas em várias velocidades de passos, máquinas, vozes e outros sons ambientais que sofriam diversas transformações no estúdio e eram posteriormente remontadas pelo compositor. O termo musique concrète foi cunhado por Schaeffer para designar uma música feita de sons registrados e trabalhados concretamente por meio de montagens, colagens e outros tipos de transformações.
"A essa composição com materiais extraídos dos dados sonoros experimentais, eu dou, por construção, o nome de música concreta, para assinalar nossa dependência, não mais em relação às abstrações sonoras preconcebidas, mas aos fragmentos sonoros existentes concretamente, e considerados como objetos sonoros definidos e completos, mesmo e sobretudo porque eles escapam às definições elementares do solfejo" (A La Recherche d'une Musique Concrète, 1952, p. 22).
O material resultante dos processos da música concreta era gravado para posterior apresentação, eliminando estágios intermediários de notação na partitura e interpretação, porém, garantindo a fixação da obra que poderia ser repetida inúmeras vezes, analisada e discutida. Em 1949 o compositor Pierre Henri (1927- ) se uniu a Schaeffer na RTF, onde em 1951 se estabeleceu o primeiro estúdio de musica eletrônica a se dedicar exclusivamente a esse fim.
Escuta - solfejo - compor a partir dos sons e da escuta
- objeto sonoro
- acusmática
- escuta reduzida
Link para peças eletroacústicas:
https://drive.google.com/drive/folders/1kckHzWXo6UVQSCJoJgHdKQaEcA18Tvdn?usp=sharing
Bibliografia
Pierre Schaeffer. 'The experimental method', pp 123-130. In search of a concrete music. (A la recherche d'un musique concrète, 1952)
Exercício de composição
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Tratado dos objetos musicais (Pierre Schaeffer, 1966)
Solfejo do Objeto Sonoro:
http://tramausp.com.br/_trabalhos/001solfege.html
Terceiro tema de reflexões: Os limites temporais do ouvido
Sexto tema de reflexões: Timbre dos sons e noção de instrumento musical
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Feriado: Não haverá aula.
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Exercícios de análise/apreciação de repertório.
Objetivo: análise sucinta das peças com base nas discussões feitas em aula.
Peça #1 - Conrado Silva - Natal del-Rei
https://www.youtube.com/watch?v=SNtGMBmjNlc (de 0:52:59 até 1:05:11)Peça #2 - Francis Dhomont - Citadelle IntérieurePeça #3 - Trevor Wishart - Vocalise*Embora seja uma peça puramente vocal, é influenciada pelo pensamento da música concreta e oferece uma outra perspectiva criativa a partir da relações de escuta apresentadas no Solfejo.Para quem se interessar, segue abaixo o link de uma entrevista com o Rodolfo Caesar, compositor brasileiro que trabalhou junto com Pierre Schaeffer, na qual ele comenta um pouco sobre a música concreta e também sobre sua perspectiva enquanto compositor. Pode ajudar na tarefa das análises: https://www.youtube.com/watch?v=8yDmiyYqSls
Introdução à Elektronische Musik- Histórico
- Figuras centrais (Werner Meyer-Eppler; Robert Beyer; Herbert Eimert; Karlheinz Stockhausen)
- Estudio de Colônia
- Relação com o Serialismo/Darmstadt
Escutem:
- Stockhausen - Studie II
https://youtu.be/bwj6ZptPnDo
http://stockhausenspace.blogspot.com/2014/12/opus-3-studie-i-studie-ii-and-etude.html - Stockhausen - Kontakte
https://youtu.be/yk_tsjYY_xM - Bruno Maderna - Musica su due dimensioni
https://youtu.be/g6QDKWORTGI
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Nessa semana faremos uma discussão em torno do repertório abordado e escutaremos as atividades de criação eletroacústica dos alunos com o objetivo de relacionar aspectos técnicos e estéticos que permeiam a fase inicial da música eletroacústica e influenciam o pensamento musical eletrônico até os dias de hoje.
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Elektronische Musik
Escuta:
- Estudo n.o 2 - K. Stockhausen
- Canto dos Adolescentes - Stockhausen
Link para repertório de música eletroacústica:
https://drive.google.com/open?id=1kckHzWXo6UVQSCJoJgHdKQaEcA18TvdnEntevista:
https://www.youtube.com/watch?v=7xyGtI7KKIY
Texto para discussão:
- Herbert Eimert "Problemas da Música Eletrônica" (1959).
- Estudo n.o 2 - K. Stockhausen
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Escuta das peças de Luciano Berio:
- Thema - omaggio a joyce (1958-9)
- Visage (1961)
Discussão sobre áudio digital.
Ver: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/a_digital/a_digital.html
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Não haverá encontro no dia 15/05 em razão do ponto facultativo.
Para aqueles que quiserem seguir alguma atividade, peço que olhem o site sobre áudio digital que visitamos na última aula: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/a_digital/a_digital.html
E aproveitem para colocar o exercício de análise em dia.
Deixo aqui também a sugestão de 3 obras bastante diferentes para que vocês escutem:
- Gyorgy Ligeti - Artikulation (https://www.youtube.com/watch?v=71hNl_skTZQ)
- Daphne Oram - Pulse Persephone (https://www.youtube.com/watch?v=5aVgYILCnf0)
- John Chowning - Stria (https://www.youtube.com/watch?v=fTU1v0bPRE4)
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1. Hoje completamos a discussão sobre Áudio Digital.
2. Combinamos de fazer o próximo exercício de composição: Escolher um tema; buscar arquivos sonoros que sejam referentes a esse tema no site freesound.org; tratar esses arquivos e montar um biblioteca de sons; fazer a peça usando Audacity para fazer as edições iniciais dos sons e depois usar o Reaper para montar a peça.
3. Começamos a falar da produção norte-americana de música eletroacústica, especialmente nas décadas de 1950 e 60. Falamos especialmente do casal Louis e Babe Barron e do compositor James Tenney.
Deem uma olhada no vídeo sobre o filme Forbiden Planet cuja trilha de sons eletrônicos foi feita pelo casal Barron. E na peça Collage #1 ("Blue Suede") de James Tenney, uma peça para tape que usa amostras de uma canção do Elvis (sim, Elvis não morreu!)
- https://www.youtube.com/watch?v=YSFoILcyqAU&list=RDaryHMPH7Kcc
- https://www.youtube.com/watch?v=xC7sdH2XvbU
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Nesta semana comentamos sobre o San Francisco Tape Music Center. O centro foi fundado em 1962 pelos compositores Pauline Oliveros, Morton Subotnick e Ramon Sender como uma "corporação cultural e educacional sem fins lucrativos, cujo objetivo era apresentar concertos e oferecer um lugar para aprender sobre o trabalho dentro do meio de fita e música. " Outros compositores envolvidos incluem Terry Riley, Steve Reich e mais tarde William Maginnis e Tony Martin.
O SFTMC começou como um estúdio eletrônico criado pelo grupo de improvisação Sonics no San Francisco Conservatory. Sonics foi formado em 1961 por Oliveros e outros membros de um dos seminários de composição de Robert Erickson. (Von Gunden 1983, p.33)
Em 1967, o grupo recebeu um doação da Rockfeller Foudation para integrar o Centro de Música Contemporânea de Mills, com Oliveros como diretor.
Sugiro que vocês vejam as seguintes referências:
A peça "In C" de Terry Riley que foi estreada pelo participantes do SFTMC.Don Buchla
https://www.youtube.com/watch?v=XPO3YSJQtM4&feature=youtu.beSuzanne Ciane
https://www.youtube.com/watch?v=pegObT0qjuMPauline Oliveiros - Deep lIstening:
Deep listening - https://www.deeplistening.rpi.edu/about-deep-listening/
Pauline Oliveros: "uma maneira de ouvir de todas as formas possíveis tudo o que é possível, de ouvir, não importa o que você esteja fazendo".
Deep listening explora a diferença entre a natureza involuntária da audição e a natureza voluntária e seletiva da audição. A prática inclui trabalho corporal, meditações sonoras, performance interativa, escuta os sons da vida cotidiana, natureza, pensamentos, imaginação e sonhos. Cultiva uma maior conscientização do ambiente sonoro, externo e interno, e promove experimentação, improvisação, colaboração, diversão e outras habilidades criativas vitais para o crescimento pessoal e comunitário.
Mencionei também os textos:
Lely, John & James Saunders. Word Events: Perspectives on Verbal Notation, 2012.
Austin, Larry & Douglas Kahn & Nilendra Gurusinghe. Source: Music of the Avant-garde, 1966–1973, 2011.
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Introdução à Computação Musical
- CAC - Computação aplicada à música: produção de material composicional para música vocal/instrumental (e eventualmente, para música eletroacústica)
- Síntese: produção sonora por meios eletrônicos
- Análise: extração e análise de dados musicais
- Performance: uso de recursos eletrônicos para performance (música mista, live eletrônics, instalação interativa, etc)
Eniac Electronic Numerical Integrator and Computer - entrou em operação em 1946
1. Computação Aplicada à Música
Em 1956, os matemáticos Martin Klein e Douglas Bolitho realizaram um dos primeiros experimentos em Computação Musical na Burroughs Corporation. Push Button Bertha é uma composição algorítmica baseada em regras. Veja a descrição em:
http://www.musicainformatica.org/topics/push-button-bertha.php
Illiac Suite (mais tarde intitulado String Quartet No. 4) é uma composição de 1957 para quarteto de cordas, considerada como um trabalho seminal no campo da computação musical. Lejaren Hiller, em colaboração com Leonard Issacson, programou o computador ILLIAC I na Universidade de Illinois em Urbana – Champaign (onde os dois compositores eram professores) para gerar material de composição para o seu quarteto de cordas nº 4.
A peça é composta por quatro movimentos, correspondentes a quatro experimentos: o primeiro é sobre a geração do cantus firmi, o segundo gera segmentos de quatro vozes com várias regras, o terceiro trata de ritmo, dinâmica e instruções de jogo e o quarto com vários modelos e probabilidades de gramáticas generativas ou cadeias de Markov.
Lejaren Hiller no Experimental Music Studio, University of Illinois at Urbana-Champaign
HPSCHD é uma composição para cravo e sons gerados por computador John Cage (1912–1992) e Lejaren Hiller (1924–1994). Foi escrito entre 1967 e 1969 e estreou em 16 de maio de 1969, no Experimental Music Studios da Universidade de Illinois em Urbana – Champaign.
Computer Music / Composição Algorítmica
Tonou-se quase um “gênero” dentro da música eletroacústica nos anos 90 em que se utilizaram funções e estruturas de dados de todos os tipos para compor música computacionalmente.
Diversas classificações:
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Grammars
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Symbolic, Knowledge-Based Systems
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Markov Chains
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Artificial Neural Networks
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Evolutionary and Other Population-Based Methods
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Self-Similarity and Cellular Automata
(https://arxiv.org/pdf/1402.0585.pdf)
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mathematical models
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knowledge-based systems
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grammars
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optimization approaches
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evolutionary methods
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systems which learn
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hybrid systems
(https://www.wikiwand.com/en/Algorithmic_composition)
Stockhausen foi influenciado pelo filósofo alemão Hegel e sua doutrina sobre a unidade dos opostos. Stockhausen aplicou a filosofia hegeliana usando cálculos para pré-compor sua música enquanto integrava operações aleatórias na performance. Um exemplo impressionante de seu trabalho é o Klavierstück X1 (1956), composto para piano. A partitura, medindo cerca de trinta e sete polegadas por vinte e uma polegadas, consiste em dezenove segmentos cuidadosamente compostos que o pianista executa na ordem que seus olhos caírem sobre a partitura. Stockhausen empregou operações fortuitas semelhantes às exploradas por Mozart em seu Musikalisches Würfelspiel quase duzentos anos antes.
Xenakis - Upic
Xenakis. Conhecido principalmente por suas composições instrumentais, mas também como engenheiro e arquiteto, Iannis Xenakis foi pioneiro na composição algorítmica e na música por computador. Usando uma linguagem típica da era da ficção científica, ele escreveu: "Com a ajuda de computadores eletrônicos, o compositor se torna uma espécie de piloto: ele aperta botões, introduz coordenadas e supervisiona os controles de uma embarcação cósmica navegando no espaço do som. , através de constelações e galáxias sônicas que antes ele só podia vislumbrar em um sonho distante ". 40
A abordagem de Xenakis, que levou ao Programa de Música Estocástica e peças como Pithoprakta, 1956. Usou fórmulas originalmente desenvolvidas por cientistas para explicar o comportamento de partículas de gás (Teoria Cinética dos Gases de Maxwell e Boltzmann). Em suas composições estocásticas os sons era pensados como nuvens, e as notas individuais eram tomadas como partículas de em gás. A escolha e distribuição das notas eram determinadas por procedimentos envolvendo escolha aleatória, tabelas de probabilidade que aplicavam pesos para a ocorrência de eventos específicos. Eonta (1963-1964) para 2 trompetes, três trombones tenor e piano foi composto com SMP. O programa foi aplicado em particular à criação do solo de piano.
(https://cacm.acm.org/magazines/2011/7/109891-algorithmic-composition/fulltext)
Ver também o seu Upic
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