Agenda do Curso

  • 17 fevereiro - 23 fevereiro

    Semana de recepção dos calouros. Não haverá aula.

  • 2 março - 8 março

    Introdução ao curso

    Apresentação dos alunos e discussão sobre o trabalho de composição.

    Apresentação de exemplos musicais e discussão da amplitude da produção eletroacústica.

    Peças discutidas:

    • Bernard Parmegiani - Incidences/Resonances (De Natura Sonorum)
    • Ikue Mori -  Quetzalcoatl #1
    • Rodolfo Caesar - Steve lá
    • John Oswald - Brown


  • 9 março - 15 março

    Contextualização: Modernidade e Vanguarda Musicais

    1. Tecnologia

    • Fonografia/Radiofonia
    • Instrumentos Precursores (Telharmonium, Theremin, Ondes Martenot)
    • Weekend - Walter Ruttmann

    2. Questões de Material e Forma

    • Pensamento "não-tonal"
    • Timbre, som em si, estética da sonoridade (Debussy, Varèse, Satie, Messiaen, Cage...)

    3. Contexto histórico

    • Modernidade (pensamento racional, progresso, tecnofilia)
    • Vanguarda (distinção entre música e outras artes) - Duchamp, Kurt Schwitters
    • Tecnocientificismo -  (disciplinas: TI, TGS, Cibernética, Fonologia, Semióticas)
    • Tecnologias: espacial, nuclear, computacional 

    - Marcel DUCHAMP: Erratum Musical (for three voices)

    https://www.youtube.com/watch?v=Ok4aQ98kzNs&list=RDOk4aQ98kzNs&start_radio=1&t=67

    - Erik Satie - Parade

    https://www.youtube.com/watch?v=_Chq1Ty0nyE

    https://www.youtube.com/watch?v=YejpJ4kMH_0

    - Kurt Schwitters - Ursonate (1932)

    https://www.youtube.com/watch?v=6X7E2i0KMqM&list=RDOk4aQ98kzNs&index=5

    - Walter Ruttman - Weekend

    https://www.youtube.com/watch?v=KVZVpAVfZ6M&list=RDOk4aQ98kzNs&index=9

    - Ballet Mécanique (Mechanical ballet) - Canonical Version - Léger / Antheil. Synchro-Ciné.1924

    https://www.youtube.com/watch?v=2kGOIysVl8I

  • 16 março - 22 março

  • 23 março - 29 março

    Tema: Exercício prático-composicional com colagens

    Objetivos:

    Geral: Obter suporte técnico e teórico suficiente para realização de trabalho prático

    Específicos:

    • Conhecer diferentes poéticas composicionais acerca das técnicas propostas pela música concreta
    • Conhecer ferramentas básicas para implementação das técnicas abordadas
    • Entender a lógica de funcionamento de DAW’s e questões específicas do software Audacity

    Conteúdo programático:  

    1. Uso de fragmentos de sons gravados como material básico para composição eletroacústica

    1.1   Poéticas composicionais relacionadas

    a) Montagem/colagem

     Schaeffer – Etude aux Chemins de fer

    https://www.youtube.com/watch?v=N9pOq8u6-bA

    b)  Justaposição

    Varèse – Poème Électronique

    https://www.youtube.com/watch?v=R-R3F3ZVbi8

    c) Timestretching

    Smalley – Base Metals

    https://www.youtube.com/watch?v=glYOSUGajYc

    d)  Micromontagem

    Vagggione – Schall

    https://www.youtube.com/watch?v=K-FjnKiDWQc&t=66s


    1.2   Apontamentos técnicos no software Audacity

    1.2.1 Propriedades básicas do software multipista (arranjo/timeline; visualizações; controle de níveis em dB; estéreo e mono)

    1.2.2 Edição (colagem e montagem/micromontagem)

    1.2.3 Direcional e reverso

    1.2.4 Mudança de velocidade/ timestretching

    1.2.5 Envelopes de amplitude

    1.2.6 Uso de filtros (LP e HP) e regiões espectrais (sub, grave, médio, agudos) 

    1.2.7 Efeitos básicos de ambiência (reverberação)

    1.2.8  Espacialização (panorama espacial, multicanal) 

    1.2.9 Exportar em arquivo de áudio

     

    2. Avaliação: 

    2.1 Trabalho individual (peça de aprox. 1 min utilizando exclusivamente as técnicas e software apresentados em sala e pacote de arquivos de áudio fornecidos). Entrega/audição: próxima aula.


    Tutorial sobre uso do Audacity: 

  • 30 março - 5 abril

    Na aula do dia 30/03 discutimos o ambiente de criação musical no pós-guerra e suas relações com o surgimento da música eletroacústica. Comentamos sobre a questão do ambiente do pós-guerra e  a relação com a subjetividade, o espirito tecnocientífico, o formalismo musical. 


    Comentamos sobre alguns textos que serviram de crítica do formalismo e serialismo. Entre eles:

    A Crise da Música Serial (1955) de Iannis Xenakis 

    Metamorfoses da Forma Musical (1958) de Gyorgy Ligeti

    Music as a Gradual Process (1968) Steve Reich


  • 6 abril - 12 abril

    Música Concreta

    A musique concrète nasceu em 1948 com uma série de pequenos estudos realizados pelo então engenheiro de rádio da Radiodiffusion-Télévision Française (RTF), Pierre Schaeffer (1910- ). O material sonoro usado por Schaeffer eram gravações realizadas em várias velocidades de passos, máquinas, vozes e outros sons ambientais que sofriam diversas transformações no estúdio e eram posteriormente remontadas pelo compositor. O termo musique concrète foi cunhado por Schaeffer para designar uma música feita de sons registrados e trabalhados concretamente por meio de montagens, colagens e outros tipos de transformações.

    "A essa composição com materiais extraídos dos dados sonoros experimentais, eu dou, por construção, o nome de música concreta, para assinalar nossa dependência, não mais em relação às abstrações sonoras preconcebidas, mas aos fragmentos sonoros existentes concretamente, e considerados como objetos sonoros definidos e completos, mesmo e sobretudo porque eles escapam às definições elementares do solfejo" (A La Recherche d'une Musique Concrète, 1952, p. 22).


    O material resultante dos processos da música concreta era gravado para posterior apresentação, eliminando estágios intermediários de notação na partitura e interpretação, porém, garantindo a fixação da obra que poderia ser repetida inúmeras vezes, analisada e discutida. Em 1949 o compositor Pierre Henri (1927- ) se uniu a Schaeffer na RTF, onde em 1951 se estabeleceu o primeiro estúdio de musica eletrônica a se dedicar exclusivamente a esse fim.

    Escuta - solfejo - compor a partir dos sons e da escuta

    • objeto sonoro
    • acusmática
    • escuta reduzida






    Link para peças eletroacústicas:

    https://drive.google.com/drive/folders/1kckHzWXo6UVQSCJoJgHdKQaEcA18Tvdn?usp=sharing


    Bibliografia

    Pierre Schaeffer. 'The experimental method', pp 123-130. In search of a concrete music. (A la recherche d'un musique concrète, 1952)


    Exercício de composição


  • 13 abril - 19 abril

    Tratado dos objetos musicais (Pierre Schaeffer, 1966)


    Solfejo do Objeto Sonoro: 

    http://tramausp.com.br/_trabalhos/001solfege.html

    Terceiro tema de reflexões: Os limites temporais do ouvido

    Sexto tema de reflexões: Timbre dos sons e noção de instrumento musical

  • 20 abril - 26 abril

    Feriado: Não haverá aula.

  • 27 abril - 3 maio

    Exercícios de análise/apreciação de repertório. 

    Objetivo: análise sucinta das peças com base nas discussões feitas em aula. 

    Peça #1 -   Conrado Silva - Natal del-Rei 

    https://www.youtube.com/watch?v=SNtGMBmjNlc  (de 0:52:59 até 1:05:11)

    Peça #2 - Francis Dhomont - Citadelle Intérieure

    Peça #3 -  Trevor Wishart - Vocalise 
                       *Embora seja uma peça puramente vocal, é influenciada pelo pensamento da música concreta e oferece uma outra perspectiva criativa a partir da relações de escuta apresentadas no Solfejo.
             
    Para quem se interessar, segue abaixo o link de uma entrevista com o Rodolfo Caesar, compositor brasileiro que trabalhou junto com Pierre Schaeffer, na qual  ele comenta um pouco sobre a música concreta e também sobre sua perspectiva enquanto compositor. Pode ajudar na tarefa das análises:             https://www.youtube.com/watch?v=8yDmiyYqSls


    Introdução à Elektronische Musik


    • Histórico
    • Figuras centrais (Werner Meyer-Eppler; Robert Beyer; Herbert Eimert; Karlheinz Stockhausen)
    • Estudio de Colônia
    • Relação com o Serialismo/Darmstadt


    Escutem:

    • Stockhausen - Studie II
      https://youtu.be/bwj6ZptPnDo
      http://stockhausenspace.blogspot.com/2014/12/opus-3-studie-i-studie-ii-and-etude.html
    • Stockhausen - Kontakte
      https://youtu.be/yk_tsjYY_xM
    • Bruno Maderna - Musica su due dimensioni
      https://youtu.be/g6QDKWORTGI


  • 4 maio - 10 maio

    Nessa semana faremos uma discussão em torno do repertório abordado e escutaremos as atividades de criação eletroacústica dos alunos com o objetivo de relacionar aspectos técnicos e estéticos que permeiam a fase inicial da música eletroacústica e influenciam o pensamento musical eletrônico até os dias de hoje. 

  • 11 maio - 17 maio

    Elektronische Musik


    Escuta:

    • Estudo n.o 2 - K. Stockhausen

    • Canto dos Adolescentes - Stockhausen

    Link para repertório de música eletroacústica:   
    https://drive.google.com/open?id=1kckHzWXo6UVQSCJoJgHdKQaEcA18Tvdn


    Entevista:

    https://www.youtube.com/watch?v=7xyGtI7KKIY


    Texto para discussão:

    • Herbert Eimert "Problemas da Música Eletrônica" (1959).
  • 18 maio - 24 maio

    Escuta das peças de Luciano Berio:

    • Thema - omaggio a joyce (1958-9)
    • Visage (1961)


    Discussão sobre áudio digital. 

    Ver: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/a_digital/a_digital.html



  • 25 maio - 31 maio

    Não haverá encontro no dia 15/05 em razão do ponto facultativo. 

    Para aqueles que quiserem seguir alguma atividade, peço que olhem o site sobre áudio digital que visitamos na última aula: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/a_digital/a_digital.html

    E aproveitem para colocar o exercício de análise em dia. 

    Deixo aqui também a sugestão de 3 obras bastante diferentes para que vocês escutem:

    • Gyorgy Ligeti - Artikulation (https://www.youtube.com/watch?v=71hNl_skTZQ) 
    • Daphne Oram - Pulse Persephone  (https://www.youtube.com/watch?v=5aVgYILCnf0)
    • John Chowning - Stria (https://www.youtube.com/watch?v=fTU1v0bPRE4)

  • 1 junho - 7 junho

    1. Hoje completamos a discussão sobre Áudio Digital.


    2. Combinamos de fazer o próximo exercício de composição: Escolher um tema; buscar arquivos sonoros que sejam referentes a esse tema no site freesound.org; tratar esses arquivos e montar um biblioteca de sons; fazer a peça usando Audacity para fazer as edições iniciais dos sons e depois usar o Reaper para montar a peça.


    3. Começamos a falar da produção norte-americana de música eletroacústica, especialmente nas décadas de 1950 e 60. Falamos especialmente do casal Louis e Babe Barron e do compositor James Tenney.

    Deem uma olhada no vídeo sobre o filme Forbiden Planet cuja trilha de sons eletrônicos foi feita pelo casal Barron. E na peça Collage #1 ("Blue Suede") de  James Tenney, uma peça para tape que usa amostras de uma canção do Elvis (sim, Elvis não morreu!)

    • https://www.youtube.com/watch?v=YSFoILcyqAU&list=RDaryHMPH7Kcc
    • https://www.youtube.com/watch?v=xC7sdH2XvbU

  • 8 junho - 14 junho

    Nesta semana comentamos sobre o  San Francisco Tape Music Center. O centro foi fundado em 1962 pelos compositores Pauline Oliveros, Morton Subotnick e Ramon Sender como uma "corporação cultural e educacional sem fins lucrativos, cujo objetivo era apresentar concertos e oferecer um lugar para aprender sobre o trabalho dentro do meio de fita e música. " Outros compositores envolvidos incluem Terry Riley, Steve Reich e mais tarde William Maginnis e Tony Martin.

    O SFTMC começou como um estúdio eletrônico criado pelo grupo de improvisação Sonics no San Francisco Conservatory. Sonics foi formado em 1961 por Oliveros e outros membros de um dos seminários de composição de Robert Erickson. (Von Gunden 1983, p.33)

    Em 1967, o grupo recebeu um doação da Rockfeller Foudation  para integrar o Centro de Música Contemporânea de Mills, com Oliveros como diretor.


    Sugiro que vocês vejam as seguintes referências:
    A peça "In C" de Terry Riley que foi estreada pelo participantes do SFTMC.

    Don Buchla
    https://www.youtube.com/watch?v=XPO3YSJQtM4&feature=youtu.be

    Suzanne Ciane
    https://www.youtube.com/watch?v=pegObT0qjuM

    Pauline Oliveiros - Deep lIstening:

    Deep listening - https://www.deeplistening.rpi.edu/about-deep-listening/

    Pauline Oliveros: "uma maneira de ouvir de todas as formas possíveis tudo o que é possível, de ouvir, não importa o que você esteja fazendo". 

    Deep listening explora a diferença entre a natureza involuntária da audição e a natureza voluntária e seletiva da audição. A prática inclui trabalho corporal, meditações sonoras, performance interativa, escuta os sons da vida cotidiana, natureza, pensamentos, imaginação e sonhos. Cultiva uma maior conscientização do ambiente sonoro, externo e interno, e promove experimentação, improvisação, colaboração, diversão e outras habilidades criativas vitais para o crescimento pessoal e comunitário.

    Mencionei também os textos:

    Lely, John & James Saunders. Word Events: Perspectives on Verbal Notation, 2012.

    Austin, Larry & Douglas Kahn & Nilendra Gurusinghe. Source: Music of the Avant-garde, 1966–1973, 2011.





  • 15 junho - 21 junho

    Introdução à Computação Musical


    1. CAC - Computação aplicada à música: produção de material composicional para música vocal/instrumental (e eventualmente, para música eletroacústica)
    2. Síntese: produção sonora por meios eletrônicos
    3. Análise: extração e análise de dados musicais
    4. Performance: uso de recursos eletrônicos para performance (música mista, live eletrônics, instalação interativa, etc) 


    Computador Eniac

    Eniac Electronic Numerical Integrator and Computer -  entrou em operação em 1946


    1. Computação Aplicada à Música


    Em 1956, os matemáticos Martin Klein e Douglas Bolitho realizaram um dos primeiros experimentos em Computação Musical na Burroughs Corporation. Push Button Bertha é uma composição algorítmica baseada em regras. Veja a descrição em:

    http://www.musicainformatica.org/topics/push-button-bertha.php


    Illiac Suite (mais tarde intitulado String Quartet No. 4) é uma composição de 1957 para quarteto de cordas, considerada como um trabalho seminal no campo da computação musical. Lejaren Hiller, em colaboração com Leonard Issacson, programou o computador ILLIAC I na Universidade de Illinois em Urbana – Champaign (onde os dois compositores eram professores) para gerar material de composição para o seu quarteto de cordas nº 4.


    A peça é composta por quatro movimentos, correspondentes a quatro experimentos: o primeiro é sobre a geração do cantus firmi, o segundo gera segmentos de quatro vozes com várias regras, o terceiro trata de ritmo, dinâmica e instruções de jogo e o quarto com vários modelos e probabilidades de gramáticas generativas ou cadeias de Markov.





    Lejaren Hiller no Experimental Music Studio, University of Illinois at Urbana-Champaign




    HPSCHD é uma composição para cravo e sons gerados por computador John Cage (1912–1992) e Lejaren Hiller (1924–1994). Foi escrito entre 1967 e 1969 e estreou em 16 de maio de 1969, no Experimental Music Studios da Universidade de Illinois em Urbana – Champaign.



    Computer Music / Composição Algorítmica


    Tonou-se quase um “gênero” dentro da música eletroacústica nos anos 90 em que se utilizaram funções e estruturas de dados de todos os tipos para compor música computacionalmente.


    Diversas classificações:


    • Grammars

    • Symbolic, Knowledge-Based Systems

    • Markov Chains

    • Artificial Neural Networks

    • Evolutionary and Other Population-Based Methods

    • Self-Similarity and Cellular Automata

    (https://arxiv.org/pdf/1402.0585.pdf)


    • mathematical models

    • knowledge-based systems

    • grammars

    • optimization approaches

    • evolutionary methods

    • systems which learn

    • hybrid systems

    (https://www.wikiwand.com/en/Algorithmic_composition)



    Stockhausen foi influenciado pelo filósofo alemão Hegel e sua doutrina sobre a unidade dos opostos. Stockhausen aplicou a filosofia hegeliana usando cálculos para pré-compor sua música enquanto integrava operações aleatórias na performance. Um exemplo impressionante de seu trabalho é o Klavierstück X1 (1956), composto para piano. A partitura, medindo cerca de trinta e sete polegadas por vinte e uma polegadas, consiste em dezenove segmentos cuidadosamente compostos que o pianista executa na ordem que seus olhos caírem sobre a partitura. Stockhausen empregou operações fortuitas semelhantes às exploradas por Mozart em seu Musikalisches Würfelspiel quase duzentos anos antes.


    Xenakis - Upic


    Xenakis. Conhecido principalmente por suas composições instrumentais, mas também como engenheiro e arquiteto, Iannis Xenakis foi pioneiro na composição algorítmica e na música por computador. Usando uma linguagem típica da era da ficção científica, ele escreveu: "Com a ajuda de computadores eletrônicos, o compositor se torna uma espécie de piloto: ele aperta botões, introduz coordenadas e supervisiona os controles de uma embarcação cósmica navegando no espaço do som. , através de constelações e galáxias sônicas que antes ele só podia vislumbrar em um sonho distante ". 40


    A abordagem de Xenakis, que levou ao Programa de Música Estocástica e peças como Pithoprakta, 1956. Usou fórmulas originalmente desenvolvidas por cientistas para explicar o comportamento de partículas de gás (Teoria Cinética dos Gases de Maxwell e Boltzmann). Em suas composições estocásticas os sons era pensados como nuvens, e as notas individuais eram tomadas como partículas de em gás. A escolha e distribuição das notas eram determinadas por procedimentos envolvendo escolha aleatória, tabelas de probabilidade que aplicavam pesos para a ocorrência de eventos específicos. Eonta (1963-1964) para 2 trompetes, três trombones tenor e piano foi composto com SMP. O programa foi aplicado em particular à criação do solo de piano.

    (https://cacm.acm.org/magazines/2011/7/109891-algorithmic-composition/fulltext)


    Ver também o seu Upic



  • 22 junho - 28 junho