Programação
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2º Módulo: Prof. Paulo de Tarso Salles
Olá carxs alunxs,
A ordem das aulas foi alterada e o Prof. Marcos Lacerda foi quem iniciou o curso. Devido a suspensão das aulas, tentarei passar semanalmente algumas leituras e sugestões de escuta, com tópicos para que vocês possam refletir.
18/03 Aula 01
Steve Reich e Philip Glass: leitura das entrevistas com eles no livro de William Duckworth: Talking Music: onversations with John Cage, P. Glass, L. Anderson, and Five Generations of American Experimental Composers. Ver em Duckworth, 1999, p. 290-317 (Reich); p. 318-344 (Glass). A biblioteca tem o original, mas aqui estão cópias em PDF (Steve Reich - entrevista e Philip Glass - entrevista). Por favor, dêem uma olhada no plano de leituras, escutas e reflexões propostos para esta aula, no arquivo de tarefa "Aula 1 - Reich e Glass", abaixo. Favor entregar as questões respondidas no dia 25/03, através do Moodle na ferramenta "Tarefas".
25/03 Aula 02
Harry Partch e Walter Smetak
Google Meet às 14:00.
Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/uyq-cczb-fsn
Para participar por telefone, disque +1 210-951-8550 e digite este PIN: 262 550 008#
Infelizmente, esta aula não foi gravada, porque ainda não tinha experiência com o sistema.
Sobre Harry Partch, ler seu livro Genesis of a Music (ver o arquivo PDF abaixo) e dar uma olhada no site https://www.elbphilharmonie.de/en/blog/the-fabulous-instruments-of-harry-partch/78, onde se podem ver os instrumentos que ele criou para realizar a música que ele tinha em mente. O site https://www.harrypartch.com/music traz informações sobre vida e obra. Ouvir a obra "Barstow", trecho de Wayward (1941-1955) será a base de discussão do estilo e estética de Partch:
Quanto a Walter Smetak, a tese de Marco Scarassatti (2001): Retorno ao futuro: Smetak e suas plásticas sonoras, oferece uma boa noção de seus processos criativos, que podem ser encontrados na música de ex-alunos como Tom Zé e do grupo Uakti.
Ouvir os álbuns Interregno ( ) e Smetak ( ).
01/04 Aula 03
ZOOM: ID da reunião: 403-917-992; senha: 469511
É necessário fazer o download do aplicativo com antecedência!
A aula será às 10:00 da manhã, conforme combinamos na aula passada. Irei gravar e tentarei disponibilizar a gravação.
John Cage e a Escola de New York (Feldman, Tudor, Brown e Wolff)
- Music of Changes (1951) -
- Sonatas and Interludes for Prepared Piano (1946-1948) -
- HPSCHD (1969), com Lejaren Hiller -
Morton Feldman
- For Bunita Marcus (1985), para piano -
Gravação da aula 3 (Cage) (clique sobre o link).
08/04 Aula 04
Decidimos manter a aula, apesar da previsão de feriado. Em todo caso, haverá gravação para os que não puderem assistir.
George Crumb
Aula às 10:00, pelo Zoom. Vou abrir a sessão às 9:45.
ID da reunião: 403-917-992; senha: 469511
A música de Crumb, de certa forma, apresenta características comuns a diversas tendências observadas ao longo do século XX e realiza uma espécie de síntese estilística, vista em compositores no início do séc. XXI. Notam-se as demandas técnicas para os intérpretes, com passagens com ritmos complexos, semelhantes a certos gestos comuns entre os compositores do modernismo; mas também é possível destacar elementos como a preparação do piano, assim como sua amplificação, que demandam do intérprete um estudo aprofundado da partitura e da sonoridade resultante. Quanto ao aspecto estético, Crumb demonstra apreço pelo ecletismo, que lhe permite inserir passagens tonais - por vezes citações literais - de obras do repertório barroco, clássico e romântico, lado a lado com estruturas que flertam com um amplo espectro harmônico que vai do modalismo simples ao polimodalismo (incluindo coleções de tons inteiros e octatônica).
Sites e escutas sugeridos:
http://www.georgecrumb.net/
Makrokosmos, v. I
Makrokosmos, v. III - Music for a Summer Evening
Mundus Canis, para violão e percussão
Esta aula encerra minha participação no semestre. O Prof. Iazzetta deverá prosseguir a partir da próxima semana (15/04).
Gravação da aula (Clique Aqui) - Aula 4 (G. Crumb)
A gravação da aula 4 teve problemas de conexão aproximadamente entre 11 e 31 minutos. Adiante o vídeo nesse intervalo porque a conexão normalizou depois disso.
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Leituras, escutas e questões. Entrega em 25/03.
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Leituras, escutas e questões
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Conteúdos, escutas e questões
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Leituras, escutas e questões.
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Prefácio do livro de Elliott Antokoletz, citado por Richard Bass (1994), menciona a divisão estilística do modernismo no início do século XX.
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Módulo - Prof. Fernando Iazzetta
Aula 1 (15/04/2020): Visão histórica e sociocultural da música no séc. XX
Playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLdqxvqYyXeZpNnECBQdyR9jQfK7IxRdPo
1. Modernidade:
Eduard Hanslick Música Pura/Programática
Richard Wagner (Parsifal)2. Inicio do Século XXClaude Debussy: Estética da SonoridadeIgor Stravinsky: Sagração da PromaveraEscola de Viena: A. Schoenberg, A. Webern, A. Berg3. Entre-guerrasFuturismoJazz/ExperimentalismoBéla BartokEdgard Varèse (1893-1965)Olivier Messiaen4. Pós-Guerra: Darmstadt; serialismo Integral, eletroacústica, indeterminaçãoKarlheiz Stockhausen (1928-2007); Pierre Boulez (1925-2016);Luigi Nono (1924-1990), Bruno Maderna (1920-1973), Luciano Berio (1925-2003)Iannis Xenakis (1922-2001)Gyorgy Ligeti (1923-2006)Pierre Schaeffer (1910-1995)John Cage (1912-1992)5. Minimalismo/ExperimentalismoSteve ReichLa Monte YoungAlvin Lucier6. Música EspectralGérard Grisey, Tristan Murail, Hughes Dufourt, Michaël Levinas7. Nova complexidade / Nova SimplicidadeBrian FerneyhoughWolfgang Rihm8. Computer Music9. Arte Sonora -
Aula 2 (22/04/2020) - (Fernando Iazzetta)
Estes três textos oferecem perspectivas diferentes sobre o experimentalismo e sobre a ideia de "som em si":
Cage, John. "Experimental Music", pp 7-18. In Silence : Lectures and Writings. Middletown, Conn. : Wesleyan University Press, 1961.
https://drive.google.com/file/d/16cqUgrosf_12PPWvTFLONEu7CErz2pzI
Schaeffer, Pierre. "The concrete approach" e The experimental method", pp 113 a 130. In search of a concrete music, 2012 [1942].
https://drive.google.com/file/d/1Asc96Zmwf7fRJd8vA8u8Oz78MawHO4KXKim-Cohen, Seth. "Sound in itself", pp 123-148. In the Blink of an Ear toward a Non-Cochlear Sonic Art. New York: Continuum, 2009.
https://drive.google.com/file/d/15Zj0gEKJ_NeBM8Rza5xa4ouy5s0drj2o
Aqui está um texto que é um contraponto a essas visões de experimentalismo:
- CAMPESATO, L., IAZZETTA, F. (2019) "Práticas locais, discursos universalizantes: relendo a música experimental". In: Desobediência Sonora: Selos de Música Experimental e suas Tecnologias de Sustentabilidade, Editado por Cristiano Figueiró, 7-42. Salvador, EDUFBA.
Link para baixar
- Ludwig Van, de Mauricio Kagel
https://www.youtube.com/playlist?list=PLdqxvqYyXeZpfm5q7waSQ99o-aHJMPCXS
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Aula 3 (29/04/2020) - (Fernando Iazzetta)
Contexto e significado do termo
Discussão de alguns exemplos: vejam o arquivo .pdf
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Aula 4 (06/05/2020) - (Fernando Iazzetta)
Conexões entre experimentalismo e Arte Sonora.
Ver repertório:
John Oswald - Plunderphonics
Christian Marclay - Obras Visuais e Sonoras
Janet Cardiff:
- https://www.cardiffmiller.com/artworks/inst/motet.html
- https://www.cardiffmiller.com/artworks/walks/bahnhof.html
Ver texto:
Campesato, Lilian: A Metamorphosis of the Muses: Referential and contextual aspects in sound art. Organized Sound, Vol. 14, Issue 1, 27-37.
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Aula 5 (13/05/2020) - (Fernando Iazzetta)
Arte Sonora no Brasil
Material para consulta:
- Making it Heard: a History of Brazilian Sound Art, Rui Chaves e Fernando Iazzetta (Eds.), Bloomsbury, 2019
- Nendú - Arte Sonora Brasileira: www.nendu.net
- Selo Berro, em especial os álbuns "Make it heard": https://berro-nusom.bandcamp.com/
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