Kursthemen

  • Prezad@s Estudantes das disciplina LGN 478 e 479,


    Bem vindos ao semestre!

    Segue anexado à presente mensagem, o cronograma do curso.

    Informo que o contato com a monitora PEEG, Aline Bueno Vitti, pode ser feito por email:

    aline.bueno.vitti@usp.br.

    Um cordial abraço,

    Silvia

  • aula 01 - 05 e -6/08/15

    Prezad@s Estudantes,

    Bem vind@s ao curso de Genética e Questões Socioambientais (LGN 479 e LGN 478).

    Na primeira aula introduzimos a disciplina. Para tanto:

    - iniciamos com uma discussão sobre a interação dos seres humanos com o ambiente mediada por suas tecnologias. Lemos o texto "Fala que a máquina te escuta" de Ronaldo Lemos, publicado na Folha de São Paulo em 22/06/2015.  (arquivo de apoio anexado). 

    - assistimos ao documentário: Surplus - aterrorizados pelo consumo, de Erik Gandini, de 2003 (pode ser facilmente localizado no youtube), discutindo seus conteúdos

    - discutimos os slides de apresentação da disciplina (arquivo de apoio anexado)

    O cronograma de atividades da disciplina foi colocado no quadro de avisos dessa página.

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 02 - 12 e 13/08/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula iniciamos o estudo da Ilha de Páscoa.

    Inicialmente assistimos ao filme Rapa Nui, sobre o colapso da civilização humana original dessa ilha.

    Também começamos o estudo do arquivo de slides sobre os pascoenses (anexado).

    Silvia


  • aula 03 - 19 e 20/8/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula procuramos assistir dentro do possível ao documentário sobre um achado arqueológico referente a um massacre de uma família real maia, que ofereceu indícios de vários aspectos sobre a sociedade maia (Royal mayan massacre).


    Também iniciamos o estudo sobre resíduos agroindustriais gerados pela nossa sociedade (arquivo anexado).


    SMGM


  • aula 04 - 26 e 27/08/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nessa aula pretendemos assistir ao documentario "Construindo um império - os maias", que aborda aspectos da tecnologia da civilização Maya e trabalhar com o arquivo de slides sobre esse povo (anexado).

    SMGM


  • aula 05 - 02 e 03/09/15

    Prezad@s Estudantes:

    Nessa aula [05] tivemos a apresentação dos seminários sobre destruição ou perda de hábitats naturais, fontes de alimentos selvagens, biodiversidade e solos - os arquivos das duas turmas encontram-se anexados a esta mensagem, exceto um que por ser muito pesado não pode ser colocado no Stoa mas pode ser acessado no  link:http://prezi.com/hkrbftasox4i/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share.

    Concluímos também a apresentação do arquivo de Introdução à Questão dos Resíduos Agroindustriais (anexado à aula 03).

    A PROVA 1 foi apresentada e discutida em sala e o aquivo está anexados a esta mensagem.

    Esta prova deverá ser feita como atividade extraclasse, individual ou em duplas. Deverá ser devolvido nos dias 23 e 24/09/15 EM PAPEL e entregue EM MÃOS à professora ou monitoras (Débora e Aline).

    A prova consiste num exercício escrito valendo nota, com um ponto de bônus, opcional.

    Para a resposta das questões, devem ser abordados temas discutidos desde a primeira aula como o documentários Surplus ou a Hello Barbie e o arquivo de introdução à questão dos resíduos agroindustriais, como também os slides e documentários de Páscoa e Maias. Para a segunda parte da prova também serão usados os arquivos dos seminários das duas turmas: Juntos eles abarcam tudo que foi solicitado.

    [foi necessário converter seminário em pdf para caber no Stoa, desse modo não será possível acessar diretamente links de vídeos.]

    Conteúdos adicionais acrescentados pelos estudantes, podem e devem ser utilizados também. Lembrem apenas de colocar a referência, a fonte de toda informação utlizada.

    Ressalto ser essa prova um trabalho de dissertação e reflexão, não um exercício de respostas diretas nem de cópia de slides.

    Um cordial abraço, bom feriado,

    Silvia




  • aula 06 - 16 e 17/09/15

    Prezad@s Estudantes,

    Segue anexado o primeiro arquivo que estudaremos sobre os vikings.

    Nele estão conteúdos gerais sobre o vikings,  sobre suas colônias nas ilhas Orkney, Faroe, Shetland e Islândia e na Vinlândia.

    Como introdução a este estudo de caso, veremos o documentário "Mundos Perdidos - os Vikings".

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 07 - 23 e 24/09/15

    Prezad@s Estudantes,


    Nessa aula concluímos nossos estudos sobre os vikings.

    Segue anexado arquivo sobre os vikings na Groelândia.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 08 - 30/9 e 01/10/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula houve apresentação dos seminários com os seguintes temas:

    Limites de Energia

    Limites de Capacidade Fotossintética

    Limites de Água Potável

    Também foi apresentada a 2a prova escrita (prova 1B).

    E foi apresentada a reflexão de Meyrowitz (2008) sobre a relação do ser humano com as tecnologias no contexto da Media Ecology.

    Os arquivos correspondentes encontram-se anexados.

    Há também um artigo sobre migrações contemporâneas que pode ser acessado no link abaixo:

    ou digitalizado na pasta complementar anexada à presente mensagem.

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 09 - 7 e 9/10/2015

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula avançamos em nossos estudos de Media Ecology, discutindo o livro "Tecnopólio" de Neil Postman.

    Seguem anexados os slides de apoio a essa aula.

    Um cordial abraço,

    Silvia


  • aula 10 - 21 e 22/1-/2015

    Prezad@s Estudantes:


    Lembro que não houve aulas nos dias 14 e 15 de outubro no LGN devido à rpogramação da Semana Luiz de Queiroz.

    Nos dias 21 e 22 de outubro estudamos a Austrália histórica e contemporânea do ponto de vista socioambiental e assistimos ao documentário Ouro Azul, sobre a privatização da água no mundo. (Este documentário pode ser facilmetne localizado no youtube, digitando-se apenas o título: "Ouro Azul".

    Segue anexado arquivo de apoio com slides sobre a Austrália.

    Também estão anexados materiais complementares providenciados pela monitora PAE, a doutoranda Débora Casagrande Santos, com dados adicionais sobre a austrália e dois documentos produzidos sobre seus problemas e questões socioambinetais contemporâneas.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 11 - 28 e 29/10 - 4/11

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula foram revistas questões socioambientais da China.

    Constatou-se ausência de praticamente todos os estudantes na quarta-feira dia 28/10/15, de modo que a aula foi suspensa. Seu conteúdo deverá ser abordado no dia 04/11/15.

    Segue anexado arquivo de apoio sobre a China.

    Nessa aula contamos com arquivo contendo informações complementares sobre a China, preparado pela monitora PEEG, Aline Vitti.

    Segue abaixo link para notícia sobre fim da política do filho único nesse país:

    http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/china-anuncia-fim-da-pol%C3%ADtica-do-filho-%C3%BAnico/ar-BBmzsvw?li=AAaB4xI


    Também revimos o trabalho de Helma Sawatsky sobre as alterações das experiências humanas de tempo e espaço por meio do uso de mídias digitais. Seguem anexados slides de apoio à apresentação desse trabalho.

    Cordialmente,

    Silvia

     

  • aula 12 - 4 e 5/11/15

    Prezad@s Estudantes,

    O tema dessa aula foi Ecotoxicologia e Genotoxicidade.

    Segue anexado arquivo de apoio.

    Na turma da noite também assistimos ao documentário "Futuro Roubado".

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 13 - 11 e 12/11/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nessa aula estudamos o tema "Ciência, Tecnologia, Produção e Ética".

    Segue arquivo de apoio anexado.

    Cordialmente,

    SMGM

  • aula 14 - 18 e 19/11/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nessa aula teremos a apresentação de seminários sobre problemas socioambientais contemporâneos em ambas as turmas. TODOS OS SEMINÁRIOS DESSA FASE DO CURSO ESTÃO AENXADOS A ESSA AULA, independente de serem apresentados nessa semana ou na próxima.

    Também serão apresentadas e discutidas as questões da terceira prova. A PROVA FINAL ESTÁ ANEXADA A ESSA AULA.

    Cordialmente,

    SMGM


  • aula 15 - 25 e 26/11/15

    Prezados Estudantes,

    Nessa aula estudaremos a relação entre empresas e os demais setores da sociedade no que se refere a questões socioambientais.

    Também discutiremos a questão do crescimento populacional e do aumento do impacto humano per capita.

    (No diurno esse tema foi discutido na semana anterior, tentaremos ver o dcoumentário Futuro Robubado em aula).

    Cordialmente,

    SMGM


  • aula 16 - 02 e 03/12/15

    Prezados Estudantes,

    Nesta aula deverá ser entregue a prova à professora, em mãos e esclarecidas dúvidas remanescentes.

    Caso haja necessidade prova repositiva, deverá ser feita nesse dia, em que encerraremos o semestre de aulas da disciplina.

    Cordialmente,

    SMGM