Programação
-
Nesta aula foi realizada a apresentação da disciplina.
Um exercício prático foi passado. Este será desenvolvido em três etapas:
1a - Revisão bibliográfica (individual) sobre a Crise da água em SP (entregar dia 02.09. Ideal: 5 páginas. Máximo: 10 pg).
2a - Apresentação (grupos 4-5 pessoas) em Powerpoint do diagnóstico da situação da Microbacia Hidrográfica (MBH) do córrego Monte Olimpo. (15 min apresentação + 5 min p/ perguntas, dia 30.09)
3a - Apresentação (grupos 4-5 pessoas) em Powerpoint de propostas para a recuperação da MBH estudada. (15 min apresentação + 5 min p/ perguntas, dia 25.11).
Segue abaixo o link de acesso a vários arquivos enviados pelo professor e que podem ser utilizados no trabalho:
https://docs.google.com/a/agronomo.eng.br/uc?id=0B4nuIXGJJm4uMW9UUXhTNlBlX2M&export=download
-
Na aula do dia 12.08
1. Foram apresentados os principais conceitos relativos a:
- Contexto passado e atual da agricultura;
- Qualidade e saúde do solo;
- Resiliência do solo;
- Qualidade do solo.
2. Foi entregue um texto para leitura. Seis perguntas (arquivo separado) devem ser respondidas a partir do texto.
Monitoria: às segundas, entre 5:30 e 6:30h.
-
Nesta aula foram discutidos os fatores químicos, físicos e biológicos de degradação do Solo.
Na segunda etapa, um texto foi distribuído ao alunos. Questões devem ser respondidas a partir da leitura.
-
Na primeira parte da aula foram apresentados: (i) degradação do solo e alternativas para convertê-la; (ii) dados obtidos em estudos envolvendo técnicas para recuperação do solo.
Na segunda etapa, um texto (do National Geographic) foi apresentado. Questões devem ser respondidas.
-
Nesta aula, compostagem e uso de fertilizantes (e resíduos) orgânicos para fins de recuperação de áreas degradadas foram abordados.
-
A aula foi dividida em duas etapas, sendo a primeira relativa aos impactos gerados pelo uso de fertilizantes e as estratégias para mitigação destes impactos.
Na segunda etapa, um texto complementar foi dado. Perguntas devem ser respondidas em grupo (mesmo grupo do trabalho do Prof. Miguel).