Programação
-
Bibliografia base: URBINATI, Nadia. Me The People: How Populism Transforms Democracy. Cambridge: Harvard University Press, 2019.
Método de leitura: MACEDO JÚNIOR, Ronaldo Porto. O método de leitura estrutural. Cadernos Direito GV, mar. 2007.
-
Conteúdo programático
Nesta edição do curso, leremos o mais recente livro da cientista política Nadia Urbinati, Me The People: How Populism Transforms Democracy (Harvard U. P., 2019).
O livro ainda não tem tradução para o português. O programa de leituras observará uma quantidade módica de leitura semanal, de modo a permitir a frequência no curso de alunos com diferentes níveis de fluência na leitura em inglês. O conhecimento instrumental em nível intermediário é recomendável.
Programa original do cursoCalendário de leituras:
Data
Leitura
17 fev.
Programa do curso e “O método de leitura estrutural” (v. nota 1, adiante).
24 fev.
Carnaval. Não há aula.
02 mar.
Introdução (até p. 27).
09 mar.
Introdução (p. 27 até o final da introdução).
16 mar.
Cap. 1 (até o início de Innocent of Ruling, p. 79).
23 mar.
Cap. 1 (Innocent of Ruling, p. 79 até o final do capítulo).
30 mar.
Cap. 2 (até Self-Limitation and Openness to Change, p. 124).
06 abr.
Semana Santa. Não há aula.
13 abr.
Cap. 2 (de Self-Limitation and Openness to Change, p. 124 até o final do capítulo).
20 abr.
Tiradentes (ponte). Não há aula.
27 abr.
Cap. 3 (até Ventriloquism, Feebleness of the Will, and Irresponsibility, p. 172).
04 mai.
Cap. 3 (de Ventriloquism, Feebleness of the Will, and Irresponsibility, p. 172 até A Hyperparty in a Monoparty Vision of Politics, p. 196).
11 mai.
Cap. 3 (de A Hyperparty in a Monoparty Vision of Politics, p. 196 até o final do capítulo).
18 mai.
Cap. 4 (até The Decline of Intermediary Bodies, p. 236).
25 mai.
Professor ausente para conferência acadêmica no exterior.
01 Jun.
Cap. 4 (de The Decline of Intermediary Bodies, p. 236 até o final do capítulo)
08 Jun.
Epílogo
Metodologia:
Não haverá aula expositiva. O curso será inteiramente dedicado à leitura conjunta do livro pelo docente e pelos discentes. Cada encontro será aberto por uma exposição, de não mais de 15 minutos, de um discente (ou grupo) previamente designado, que apresentará a estrutura analítica do texto. O discente obrigatoriamente preparará um handout elaborado com base na leitura estrutural do texto. A apresentação será seguida de discussão sobre o texto.
Avaliação:
Presença e participação nas aulas: 20%
Handout e apresentação: 40%
Prova final: 40%
Dúvidas, apoio e atendimento pessoal:
Estou disponível imediatamente antes e depois de cada aula semanal. Àqueles que desejem uma reunião pessoal para tratar algum tema em maiores detalhes, posso atendê-los em horários a combinar às segundas ou quintas-feiras, bastando marcar horário pelo e-mail rmrqueiroz@usp.br.
Pela grande quantidade de alunos de graduação e pós-graduação, solicito que p.f. não utilizem o e-mail para sanar dúvidas que podem aguardar até o encontro presencial. O contato por e-mail deve limitar-se a casos urgentes e excepcionais. Agradeço a compreensão.
Alterações decorrentes da suspensão das aulas
Tendo em vista o modelo do curso, seguiremos com o cronograma remotamente. As leituras serão verificadas por meio da entrega de handouts, que obterão feedbacks remotos do professor.
Cada handout corresponde a um capítulo do livro e deverá conter até 5 páginas. Pede-se que @s alun@s entreguem esses fichamentos em formato PDF, com uma folha de rosto com seus nomes completos, número USP e a indicação do texto fichado.
As entregas se darão de três em três semanas - as datas estão especificadas nos tópicos referentes.
O handout do epílogo é extra e vale 1 ponto na média final.
Recomenda-se que ninguém compartilhe seus fichamentos, já que não há necessidade e isso tratá riscos de plágio para tod@s @s envolvid@s.