Programação

  • Bibliografia base: URBINATI, Nadia. Me The People: How Populism Transforms Democracy. Cambridge: Harvard University Press, 2019.


    Método de leitura: MACEDO JÚNIOR, Ronaldo Porto. O método de leitura estrutural. Cadernos Direito GV, mar. 2007.

  • Programa

    Conteúdo programático

    Nesta edição do curso, leremos o mais recente livro da cientista política Nadia Urbinati, Me The People: How Populism Transforms Democracy (Harvard U. P., 2019). 

    O livro ainda não tem tradução para o português. O programa de leituras observará uma quantidade módica de leitura semanal, de modo a permitir a frequência no curso de alunos com diferentes níveis de fluência na leitura em inglês. O conhecimento instrumental em nível intermediário é recomendável.



    Programa original do curso


    Calendário de leituras:

    Data

    Leitura

    17 fev.

    Programa do curso e “O método de leitura estrutural” (v. nota 1, adiante).

    24 fev.

    Carnaval. Não há aula.

    02 mar.

    Introdução (até p. 27).

    09 mar.

    Introdução (p. 27 até o final da introdução).

    16 mar.

    Cap. 1 (até o início de Innocent of Ruling, p. 79).

    23 mar.

    Cap. 1 (Innocent of Ruling, p. 79 até o final do capítulo).

    30 mar.

    Cap. 2 (até Self-Limitation and Openness to Change, p. 124).

    06 abr.

    Semana Santa. Não há aula.

    13 abr.

    Cap. 2 (de Self-Limitation and Openness to Change, p. 124 até o final do capítulo).

    20 abr.

    Tiradentes (ponte). Não há aula.

    27 abr. 

    Cap. 3 (até Ventriloquism, Feebleness of the Will, and Irresponsibility, p. 172).

    04 mai.

    Cap. 3 (de Ventriloquism, Feebleness of the Will, and Irresponsibility, p. 172 até A Hyperparty in a Monoparty Vision of Politics, p. 196).

    11 mai.

    Cap. 3 (de A Hyperparty in a Monoparty Vision of Politics, p. 196 até o final do capítulo).

    18 mai.

    Cap. 4 (até The Decline of Intermediary Bodies, p. 236).

    25 mai.

    Professor ausente para conferência acadêmica no exterior.

    01 Jun.

    Cap. 4 (de The Decline of Intermediary Bodies, p. 236 até o final do capítulo)

    08 Jun.

    Epílogo


    Metodologia:

    Não haverá aula expositiva. O curso será inteiramente dedicado à leitura conjunta do livro pelo docente e pelos discentes. Cada encontro será aberto por uma exposição, de não mais de 15 minutos, de um discente (ou grupo) previamente designado, que apresentará a estrutura analítica do texto. O discente obrigatoriamente preparará um handout elaborado com base na leitura estrutural do texto. A apresentação será seguida de discussão sobre o texto.


    Avaliação:

    • Presença e participação nas aulas: 20%

    • Handout e apresentação: 40%

    • Prova final: 40%


    Dúvidas, apoio e atendimento pessoal:

    Estou disponível imediatamente antes e depois de cada aula semanal. Àqueles que desejem uma reunião pessoal para tratar algum tema em maiores detalhes, posso atendê-los em horários a combinar às segundas ou quintas-feiras, bastando marcar horário pelo e-mail rmrqueiroz@usp.br

    Pela grande quantidade de alunos de graduação e pós-graduação, solicito que p.f. não utilizem o e-mail para sanar dúvidas que podem aguardar até o encontro presencial. O contato por e-mail deve limitar-se a casos urgentes e excepcionais. Agradeço a compreensão.



    Alterações decorrentes da suspensão das aulas

    Tendo em vista o modelo do curso, seguiremos com o cronograma remotamente. As leituras serão verificadas por meio da entrega de handouts, que obterão feedbacks remotos do professor. 

    Cada handout corresponde a um capítulo do livro e deverá conter até 5 páginas. Pede-se que @s alun@s entreguem esses fichamentos em formato PDF, com uma folha de rosto com seus nomes completos, número USP e a indicação do texto fichado. 

    As entregas se darão de três em três semanas - as datas estão especificadas nos tópicos referentes. 

    O handout do epílogo é extra e vale 1 ponto na média final.

    Recomenda-se que ninguém compartilhe seus fichamentos, já que não há necessidade e isso tratá riscos de plágio para tod@s @s envolvid@s. 



  • Entrega de Handouts