Topic outline
-
Prezadas alunas e alunos,
Desejamos um ótimo 2020 a todas (os) vocês e esperamos que ao longo da disciplina de Procedimentos e Técnicas Culinárias Aplicadas à Nutrição possamos construir de forma conjunta diversos momentos de aprendizado!
Sejam bem-vindas (os) ao ambiente virtual de nossa disciplina. Por aqui realizaremos a maior parte de nossa comunicação, tanto com a turma do matutino, como com a turma do noturno, além de enviarmos todo o material necessário para o bom desempenho durante as aulas.
Nossa equipe deste ano conta com duas alunas do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), Thays e Nathália, e dois alunos monitores da graduação em nutrição, Leonardo e Júlia. Contamos também com a colaboração das estagiárias e funcionárias do Laboratório de Procedimentos e Técnicas Culinárias (PTCAN), local onde realizaremos a maior parte de nossos encontros.
Atenciosamente,
Professoras Maria Laura da Costa Louzada e Betzabeth Slater Villar.
-
Prezadas alunas e alunos,
Caso tenham dificuldade para acessar os materiais à serem disponibilizados no Moodle ou tenham alguma dúvida acerca da disciplina, das aulas e tarefas, entrem em contato conosco enviando uma mensagem através deste fórum!
Atenciosamente,
Equipe de monitoria PTCAN I 2020 :)
-
As atividades práticas a serem realizadas remotamente, durante a suspensão de aulas presenciais, deverão ser relatas de acordo com o descrito no presente roteiro.
É muito importante a adição de fotos do processo de pré-preparo e preparo das receitas, assim como o relato de possíveis dificuldades.O relatório deverá ter no máximo duas folhas.
Qualquer dúvida procure a equipe de monitoria!
-
Antes de realizar qualquer compra de gêneros alimentícios, leia atentamente as orientações.
-
Cozinhar como prática emancipatória para a promoção da alimentação adequada e saudável
-
-
Cada grupo deverá elaborar um relatório sobre a aula prática de Habilidades Culinárias e depositar até às 23h59 do dia 18/03. Somente um aluno por grupo deverá realizar o envio.
Atenção: o relatório deverá seguir as normas e orientações descritas no "Roteiro de relatório", presente neste ambiente virtual no tópico "Modelos de relatórios e roteiros".
-
Cada grupo deverá elaborar um relatório sobre a aula prática de Habilidades Culinárias e depositar até às 23h59 do dia 18/03. Somente um aluno por grupo deverá realizar o envio.
Atenção: o relatório deverá seguir as normas e orientações descritas no "Roteiro de relatório", presente neste ambiente virtual no tópico "Modelos de relatórios e roteiros".
-
-
Cada aluno deverá responder às questões propostas referentes à Aula 4 de modo individual e depositar até às 23h59 do dia 25/03.
Observação: no slide número 13 do PPT disponibilizado na Aula 4 estão os links de dois materiais produzidos pelo Projeto Horta FSP:
- E-book "Histórias da Horta da FSP";- Vídeo "Colha à Vontade".
Vocês devem acessar os materiais para responder às questões.
-
Cada aluno deverá responder às questões propostas referentes à Aula 4 de modo individual e depositar até às 23h59 do dia 25/03.
Observação: no slide número 13 do PPT disponibilizado na Aula 4 estão os links de dois materiais produzidos pelo Projeto Horta FSP:
- E-book "Histórias da Horta da FSP";- Vídeo "Colha à Vontade".
Vocês devem acessar os materiais para responder às questões.
-
-
ORIENTAÇÕES
Após a visualização das duas vídeo aulas e do PPT disponível na Aula 6, você deverá executar uma preparação simples para treinar as técnicas de cortes e pré-preparos elucidadas na aula.O arquivo "Receitas" contém 20 receitas completas de preparações simples que utilizam diversas técnicas de corte. Para saber qual receita você deverá realizar acesse os arquivos "Divisão das preparações".
Antes de iniciar o preparo de sua receita, acesse o "Roteiro para relatório de atividades práticas remotas", disponível na seção de "Modelos de roteiros e relatórios".
Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a equipe de monitoria! -
Cada grupo deverá responder ao roteiro de perguntas após assistir ao vídeo de aquisição de alimentos, ambos os materiais estão disponíveis na Aula 5. O depósito deverá ser feito até às 23h59 do dia 15/04. Somente um aluno por grupo deverá realizar o envio.
Lembrem-se de nomear o documento de acordo com o número do grupo e o turno de matrícula.
-
Cada grupo deverá responder ao roteiro de perguntas após assistir ao vídeo de aquisição de alimentos, ambos os materiais estão disponíveis na Aula 5. O depósito deverá ser feito até às 23h59 do dia 15/04. Somente um aluno por grupo deverá realizar o envio.
Lembrem-se de nomear o documento de acordo com o número do grupo e o turno de matrícula.
-
-
ORIENTAÇÕES
Após a visualização do PPT disponível na Aula 7, você deverá executar uma preparação para treinar os métodos de hidratação e aplicação de calor elucidados na aula.O arquivo "Receitas" contém 10 receitas completas de preparações que utilizam diversas técnicas de cocção. Você deve escolher uma receita dentre as dez disponíveis e inserir seu nome no box correspondente à ela nesta planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1uqox1OMluS6rhCK1tjeSFFAL7NXn87cQlosvd8YN-es/edit?usp=sharing
Antes de iniciar o preparo de sua receita, acesse o "Roteiro para relatório de atividades práticas remotas", disponível na seção de "Modelos de roteiros e relatórios". Caso vá utilizar o auxílio financeiro disponibilizado pela FSP lembre-se de consultar o documento de "Orientações para aquisição de alimentos".
Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a equipe de monitoria! -
Cada aluno deverá elaborar a preparação a ele designada, registrando o passo a passo do pré-preparo e do preparo da mesma. A partir desta prática, um relatório deverá ser redigido individualmente e depositado até às 23h59 do dia 29/04.
Atenção: o relatório deverá seguir as normas e orientações descritas no "Roteiro para relatório de atividades práticas remotas", presente neste ambiente virtual no tópico "Modelos de relatórios e roteiros".
Lembrem-se de colocar no nome do arquivo o nome completo do aluno e o turno de matrícula.
-
Cada aluno deverá elaborar a preparação a ele designada, registrando o passo a passo do pré-preparo e do preparo da mesma. A partir desta prática, um relatório deverá ser redigido individualmente e depositado até às 23h59 do dia 29/04.
Atenção: o relatório deverá seguir as normas e orientações descritas no "Roteiro para relatório de atividades práticas remotas", presente neste ambiente virtual no tópico "Modelos de relatórios e roteiros".
Lembrem-se de colocar no nome do arquivo o nome completo do aluno e o turno de matrícula.
-
-
-
ORIENTAÇÕES
Após a visualização do PPT disponível na Aula 9, você deverá executar uma preparação para treinar os métodos de conservação de alimentos elucidados na aula.O arquivo "Receitas" contém 2 receitas completas de preparações que utilizam técnicas de conservação. Você deve escolher uma receita dentre as duas disponíveis e inserir seu nome no box correspondente à ela nesta planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1uqox1OMluS6rhCK1tjeSFFAL7NXn87cQlosvd8YN-es/edit?usp=sharing
Antes de iniciar o preparo de sua receita, acesse o "Roteiro para relatório de atividades práticas remotas", disponível na seção de "Modelos de roteiros e relatórios". Caso vá utilizar o auxílio financeiro disponibilizado pela FSP lembre-se de consultar o documento de "Orientações para aquisição de alimentos".
Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a equipe de monitoria!
-
-
Este fórum tem por objetivo sanar eventuais dúvidas sobre os índices e fatores abordados na aula 10.
-
Cada aluno deverá elaborar a preparação por ele escolhida, registrando o passo a passo do pré-preparo e do preparo da mesma. A partir desta prática, um relatório deverá ser redigido individualmente e depositado até às 23h59 do dia 13/05.
Atenção: o relatório deverá seguir as normas e orientações descritas no "Roteiro para relatório de atividades práticas remotas", presente neste ambiente virtual no tópico "Modelos de relatórios e roteiros".
Lembrem-se de colocar no nome do arquivo o nome completo do aluno e o turno de matrícula.
-
Cada aluno deverá elaborar a preparação por ele escolhida, registrando o passo a passo do pré-preparo e do preparo da mesma. A partir desta prática, um relatório deverá ser redigido individualmente e depositado até às 23h59 do dia 13/05.
Atenção: o relatório deverá seguir as normas e orientações descritas no "Roteiro para relatório de atividades práticas remotas", presente neste ambiente virtual no tópico "Modelos de relatórios e roteiros".
Lembrem-se de colocar no nome do arquivo o nome completo do aluno e o turno de matrícula.
-
-
Após a visualização do PPT disponível na Aula 10, você deverá realizar o exercício de índices e fatores de modo individual, do arquivo da Ficha Técnica de Preparo para treinar os conhecimentos elucidados na aula.
Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a equipe de monitoria!
-
ORIENTAÇÕES
Após a visualização do PPT disponível na Aula 11, você deverá realizar o preenchimento, de modo individual, do arquivo da Ficha Técnica de Preparo para treinar os conhecimentos elucidados na aula.A primeira aba deste arquivo contém todas as orientações necessárias para a correta realização da tarefa.
Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a equipe de monitoria!
-
Cada grupo deverá responder a lista de exercícios disponível na Aula 10. O depósito deverá ser feito até às 23h59 do dia 20/05. Somente um aluno por grupo deverá realizar o envio.
Lembrem-se de nomear o documento de acordo com o número do grupo e o turno de matrícula.
-
Cada grupo deverá responder a lista de exercícios disponível na Aula 10. O depósito deverá ser feito até às 23h59 do dia 20/05. Somente um aluno por grupo deverá realizar o envio.
Lembrem-se de nomear o documento de acordo com o número do grupo e o turno de matrícula.
-
-
A entrega da semana consiste em duas tarefas distintas:
Cada aluno deverá realizar, de modo individual, o exercício sobre Índices e Fatores e o preenchimento do arquivo da Ficha Técnica de Preparo, ambos disponíveis na Aula 11 e depositar até às 23h59 do dia 27/05.
-
A entrega da semana consiste em duas tarefas distintas:
Cada aluno deverá realizar, de modo individual, o exercício sobre Índices e Fatores e o preenchimento do arquivo da Ficha Técnica de Preparo, ambos disponíveis na Aula 11 e depositar até às 23h59 do dia 27/05.
-
-
Cada aluno deverá realizar a prova proposta, de modo individual, e depositar até às 18h00 do dia 08 de junho.
-
Cada aluno deverá realizar a prova proposta, de modo individual, e depositar até às 18h00 do dia 08 de junho.
-