Programação

  • AULA_2

    OLÁ A TODOS,


    Em anexo o material referente à aula de hoje (26/09/2019).

    Obrigada!!!

  • AULA_3_WORKSHOP

     Prezados alunos,

    A seguir as instruções para apresentações do Workshop agendado para a terceira aula, dia 03 de Outubro de 2019.


    1) Objetivo: Apresentar e discutir o conteúdo dos artigos definidos a partir da seguinte premissa: Qual a relevância do Processo de Projeto nos resultados de empreendimentos da Industria da Construção? 

    2) As apresentações serão conduzidas pelo grupo em no máximo 15 minutos. 

    3) Dentre os artigos propostos para a discussão, o grupo deve escolher pelo menos 1 artigo para a apresentação. 

    3) Além do(s) artigos (s) escolhido(s) na base do Workshop,  o grupo deve  pesquisar e escolher mais 1 artigo de modo a complementar a discussão proposta pelo artigo previamente definido para o grupo. O   artigo  adicional a ser pesquisado e eleito pelo grupo   deve ser oriundo de Periódico Científico Nacional ou Internacional, publicado a partir de 2014.

    4) Durante a apresentação o grupo deverá sintetizar o conteúdo dos  artigos revisados, contemplando : a) Autores; b) Objetivos; c) Método de Pesquisa; d) Resultados; Considerações gerais.

    5) Por fim, o ultimo tópico  da apresentação deverá contemplar a discussão sobre a questão definida no Objetivo do Workshop: 

            Qual o impacto do Processo de Projeto nos resultados de empreendimentos da Industria da Construção? 


  • AULA_7_Workshop 2

    A seguir as instruções para apresentações do Workshop agendado para a terceira aula, dia 31 de Outubro de 2019.

    1) Objetivo

    Apresentar e discutir o conteúdo dos referencias de implementação e também 1 artigo definido pelos alunos  a partir da seguinte premissa:

    Implementação Conceito de Modelagem da Informação na Industria da Construção Civil e o impacto nas empresas de projetos.

    2) As apresentações serão conduzidas pelo grupo em no máximo 30 minutos. 

    3) Os grupos deverão negociar a escolha do referencial para apresentação dentre os 4 propostos. 

    4) O artigo deverá  ser escolhido dentre as referências propostas ou outro artigo de livre escolha do grupo. Os grupos devem estar atentos a não apresentarem artigos repetidos.

    5) Não necessariamente  o artigo escolhido deve estar diretamente associado ao referencial escolhido. No entanto, o artigo deve complementar a discussão sobre:

    a) Quais as principais dificuldades das empresas projetistas brasileiras na implementação do conceito de Modelagem da Informação?

    b) O guia estudado suportaria o processo de implementação de BIM em uma empresa projetista Brasileira? 

       Se sim, como? A implementação deveria ser suportada por outros referencias/ materiais?

       Se não, por quais razões?

    c) A experiências relatadas no artigo revisado traz lições aprendidas para o processo de implementação por parte das empresas projetistas brasileiras?



  • Workshop_3

    A seguir as instruções para apresentações do Workshop agendado para a terceira aula, dia 28 de Novembro de 2019.

    1) Objetivo

    Apresentar e discutir o conteúdo dos artigos a partir da seguinte premissa:

    BIM / Design Management -Colaboração e Processo de Tomada de Decisão

    2) As apresentações serão conduzidas pelo grupo em no máximo 30 minutos. 

    3) Os grupos deverão negociar a escolha dos artigos propostos

    4) As  seguintes  questões  devem ser discutdas  a partir da apresentação dos artigos:

    a) Como a estruturação do processo de tomada de decisão pode beneficiar a qualidade final do projeto?

    b) Qual o valor agregado do conceito BIM  (processos e tecnologias associadas)    para a viabilização de processos realmente colaborativos no contexto da equipes multidisciplinares de projetos?

  • Trabalho_Final

    Instruções para o Trabalho Final

    O trabalho será avaliado por meio de:

    1) Artigo a ser entregue ate dia 04/12  as 24hrs.

    2) Seminário - Dias 05/12 e 12/12

    3) Entregas Intermediárias

    Instruções para a a pesquisa e entregáveis.

    1) Artigo

    O artigo deve ser escrito em função de um  trabalho de pesquisa cujo tema deve estar associado tanto aos assuntos abordados na disciplina Gestão de Projetos na Construção Civil, quanto ao  tema/ assunto da Pesquisa de Mestrado dos alunos integrantes do grupo.

    O modelo a ser adotado para o artigo está em anexo e sua estrutura, fonte, espaçamentos devem ser seguidos. Sobre o numero de paginas, solicita-se não ultrapassar 10 paginas, incluindo referências bibliográficas.

    No que se refere à pesquisa de campo e método de coleta de informações , como se trata de um trabalho exploratório e com curto prazo de desenvolvimento, recomenda-se a realização de um Estudo de Caso ou Survey. 

    A realização do Estudo de Caso (Metodo Qualitativo)deve seguir as diretrizes de Yin (2005), que define Estudo de Caso como  um método empírico que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos. Para o autor, o método deve ser utilizado em situações nas quais se pretende deliberadamente lidar com condições contextuais, acreditando que as mesmas podem ser altamente pertinentes ao fenômeno de estudo.

    O estudo de Caso deve ser único e devido à limitação de tempo, recomenda-se a a coleta por meio de entrevistas. O procedimento  tanto para coleta quanto para análise dos dados deve estar claro na sessão Metodologia de Pesquisa.

    Para os grupos que optarem para a Survey (Metodo Quantitativo) , Fowler (2009) define o método como uma maneira de perguntar a uma amostra de uma população uma gama de questões e utilizar as respostas para descrever a referida população. Seu objetivo é descrever estatísticas quantitativas ou numéricas que representam aspectos da população objeto de estudo. 

    Sobre a Survey, a análise deve se limitar à:

    a) Estimativa da média simples de cada item avaliado;

    b) Ranqueamento das respostas mais graduadas para as menos graduadas;

    Em anexo, como referência, será colocada um trabalho de pesquisa, cujo método foi Survey.


    2) Seminários

    Cada grupo terá 20 minutos para apresentação da pesquisa. A apresentação deverá ter como base arquivo PPT ou outro formato de escolha do grupo.

    A apresentação deve contemplar necessariamente:

    a) Contextualização sobre a temática escolhida pelo grupo;

    b) Objetivo e delimitações do trabalho

    c) Justificativa

    d) Metodologia de Pesquisa;

    d) Citação das referências mais recentes sobre o tema e respectivas abordagens;

    e) Pesquisa de Campo e seus resultados;

    d) Análises

    e) Considerações: 

    f) Próximos passos para desenvolvimento da pesquisa iniciada na disciplina

    e) Eventos Científicos para publicação do Artigo.

    3) Entregas Intermediárias

    Ao logo do final do Mês de Outubro e Novembro, algumas entregas intermediárias serão solicitadas. As entregas terão como objetivo o preparo do trabalho, facilitando a sua confecção final.

    Entrega 1) Título do Trabalho, Tema, Grupo - 18 Outubro

    Entrega 2) Resumo do  Trabalho contendo: : breve contextualização, objetivo, justificativa,  método de pesquisa, resultados - 25 Outubro

    Entrega 3) referências escolhidas para a revisão bibliográfica -08 Novembro

    Entrega 4) Metodologia de Pesquisa: Fluxo para condução da pesquisa, justificativa para escolha do método, incluindo suas diretrizes teóricas, escolha  e justificativa sobre a  Amostra (Survey) ou Objeto para Estudo de Caso- 22 Novembro

    Entrega 5) Revisão Bibliográfica - 29 de Novembro


    A Composição da Nota final do Trabalho será:

    Trabalho= 0,30 (entregas intermediárias) +0,35 (artigo) +0,35 (apresentação)

    Obrigada e Bom Trabalho!!!!!!


e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP